Programação de eventos começa neste final de fevereiro

Umas das principais atividades da Associação, a programação de eventos da ABRH-SP tem início agora neste final de fevereiro (veja quadro ao lado). Gratuitos para os associados, os eventos são promovidos tanto na sede como pelas sete Regionais – Baixada Santista, Bauru, Campinas, Centro-Oeste, Ribeirão Preto, Sorocaba e Vale do Paraíba – e apresentam sempre temas atuais e relevantes para os profissionais de Recursos Humanos e gestores de pessoas.

“Em 2018, nosso foco será propiciar aos nossos associados, em todos os nossos eventos (palestras, workshops, Grupos de Estudos, entre outros), o acesso a temas relevantes e da atualidade da gestão de pessoas a fim de promover reflexões e aprendizado prático para atuação cotidiana dentro das organizações”, ressalta Edna Bedani, diretora de Conhecimento e Aprendizado da ABRH-SP.  “São temas relacionados ao futuro do trabalho, à atuação do RH como um designer organizacional de forma a promover resultados efetivos em sua atuação, bem como cases práticos de empresas que estudaram, aplicaram conhecimentos e aprenderam com o dia a dia.”

Confira a programação dos próximos dias:

Fonte: O Estado de São Paulo, 18 de Fevereiro de 2018.

Clube do Livro da ABRH-Brasil

Para proporcionar conhecimento e desenvolvimento contínuos no mundo corporativo, a ABRH-Brasil se uniu à Casa Educação e criou o ABRH Clube do Livro, que reúne os principais lançamentos nacionais e internacionais de obras sobre gestão de autores consagrados, como Ram Charan, Kevin Kelly, Peter Diamandis, Jim Collins, entre outros.

Com a iniciativa, os assinantes recebem todos os meses um livro inédito, acompanhado de highlighter – publicação com 16 páginas sobre o conteúdo e o autor do livro e um marcador exclusivo. Além disso, é possível participar de grupo de discussão no Facebook e assistir a webinar com editores e especialistas no assunto abordado no mês.

Mais informações: [email protected] ou (11) 3097-8463

Fonte: O Estado de São Paulo, 18 de Fevereiro de 2018.

Site do CORHALE acompanha os desdobramentos da reforma trabalhista

A Lei nº 13.467/2017, conhecida como reforma trabalhista, continua desencadeando reações às mudanças propostas em seus artigos. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) cobrou do governo federal brasileiro a revisão sobre pontos que tratam da prevalência de negociações coletivas sobre a lei. No novo relatório do Comitê de Peritos da OIT, publicado em 7 de fevereiro, o organismo pede que o governo torne a legislação compatível com a Convenção nº 98, norma ratificada pelo Brasil que trata do direito de sindicalização e de negociação coletiva.

Um dia antes, o Tribunal Superior do Trabalho havia suspendido a sessão do Tribunal Pleno convocada para discutir propostas de revisão de súmulas e orientações jurisprudenciais em função das mudanças introduzidas pela reforma trabalhista. A suspensão foi pedida pelo ministro Walmir Oliveira da Costa para esperar o julgamento de arguição de inconstitucionalidade do artigo da CLT que estabelece o procedimento para edição e alteração da jurisprudência do Tribunal. Segundo o ministro, o artigo contraria a competência do TST para uniformizar a jurisprudência trabalhista e viola o artigo 99 da Constituição Federal, que prevê a autonomia do Poder Judiciário.

Essas e outras medidas têm sido acompanhadas de perto pelo CORHALE – Comitê RH de Apoio Legislativo, criado pela ABRH-SP e hoje braço legislativo da ABRH no Brasil. O comitê também atualiza as principais notícias e os artigos sobre a reforma no seu site, além de outros temas pertinentes às relações trabalhistas, como as mais recentes decisões da Justiça do Trabalho e as Notas Técnicas encaminhadas pelo comitê aos senadores e deputados para influenciar os projetos de leis criados por eles.

Confira no endereço www.corhale.org.br.

Fonte: O Estado de São Paulo, 18 de Fevereiro de 2018.

A Liderança Feminina em um Mundo Colaborativo: tema do CONALIFE 2018

Desde a sua primeira edição, em 2016, o CONALIFE – Congresso Nacional de Liderança Feminina tem como objetivo incentivar profissionais que ocupam posições de liderança na gestão de pessoas a exercerem protagonismo nas questões que envolvem diversidade e equidade de gênero nas suas organizações. Afinal, em um mundo transformação, onde cada vez mais se evidencia o papel das relações sociais na construção de uma nova sociedade, o papel da mulher no ambiente corporativo tem sido fundamental para as mudanças almejadas.

Leia Mais

Inscrições abertas para os Grupos de Estudos

Continuam abertas as inscrições para as turmas de 2018 dos Grupos de Estudos da ABRH-SP. Além da sede, na capital paulista, todas as Regionais (Baixada Santista, Campinas, Centro-Oeste, Metropolitana Oeste, Ribeirão Preto, Sorocaba e Vale do Paraíba) também estão organizando seus grupos neste início de ano. É preciso ser associado para participar da atividade. Para saber quais são os temas disponíveis, é só acessar a página www.abrhsp.org.br/atividades/grupos-de-estudo.

Na sede, por exemplo, estão disponíveis os temas: A Revolução da Educação Corporativa; Introdução ao Processo de Coaching; Coaching Lab.; Comunicação Não Violenta; Business Partner – RH Consultoria Interna; Diálogos Lab.; Dinâmicas Humanas; Gestão de Cultura e Comunicação em Tempos de Transformação; Liderança Humanizada no Mundo Ágil; A Psicologia no Contexto Atual de Negócios; e Resiliência: Aplicações Práticas na Vida e na Empresa.

Para lançar oficialmente os grupos da sede, a ABRH-SP vai promover, na manhã de 28 de fevereiro, um evento especial no auditório do CIEE (Rua Tabapuã, 540), na capital paulista. Na programação, relatos de quem já vivenciou a experiência de participar dos Grupos de Estudos e a apresentação dos resultados da pesquisa RH na Resolução de Conflitos.

Mais informações: (11) 5505-0545 ou [email protected]

Fonte: O Estado de São Paulo, 11 de Fevereiro de 2018.

RH como designer organizacional

A Regional Centro-Oeste inicia a programação de eventos do ano no próximo dia 20, a partir das 15 horas, no Sesi Bauru – Horto Florestal (Rua Professora Zenita Alcântara Nogueira, 1-67), com a palestra “Como transformar o RH em designer organizacional”. Autor do livro DesigneRHs para um Novo Mundo, Marco Ornellas vai conduzir a palestra, em que fala como o posicionamento do profissional de Recursos Humanos como designer organizacional pode capacitá-lo a atender às demandas desse novo mundo complexo em que vivemos.

Inscrições: [email protected]

Fonte: O Estado de São Paulo, 11 de Fevereiro de 2018.

Leyla Nascimento é a nova presidente da federação mundial de RH

Presidente da ABRH-Brasil, no período de 2010 a 2015, da FIDAGH – Federación Interamericana de Asociaciones de Gestión Humana, de 2015 a 2017, e atual presidente do Conselho Deliberativo da ABRH-Brasil, Leyla Nascimento foi eleita presidente da World Federation of People Management Associations (WFPMA), cargo que assumirá em junho deste ano. Leyla é a primeira mulher na posição desde a fundação da federação mundial, em 1976. É a segunda vez que o Brasil ocupa a liderança da entidade – o primeiro brasileiro no cargo foi Sergio Luiz Hillesheim, em 1992.

Leia Mais

Candidatos precisam ter mais de seis meses de associação

Profissionais de Recursos Humanos que quiserem concorrer nas eleições da ABRH-SP para o triênio 2019-2021, e ainda não são associados da entidade, precisam fazê-lo até o início de fevereiro para poderem se candidatar. Somente associados há mais de seis meses, que tenham residência fixa no estado de São Paulo e estejam em dia com as suas contribuições, podem concorrer a cargos eletivos da Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal.

Leia Mais

Inscrições abertas para a certificação internacional

Com aulas marcadas para terem início no dia 5 de março, a próxima edição do curso de certificação internacional para profissionais de Recursos Humanos, oferecido pela ABRH-Brasil em parceria com a entidade norte-americana SHRM – Society for Human Resource Management, está com as inscrições abertas.

Leia Mais

Hora de participar dos Grupos de Estudos da ABRH-SP

Atividade que sempre desperta o interesse dos profissionais de Recursos Humanos, os Grupos de Estudos da ABRH-SP, que chegam a sua 11ª edição consecutiva, já estão com as inscrições abertas para as turmas de 2018 – é preciso ser associado da entidade para participar da atividade (saiba mais no quadro ao lado). Além da sede, na capital paulista, todas as Regionais (Baixada Santista, Campinas, Centro-Oeste, Metropolitana Oeste, Ribeirão Preto, Sorocaba e Vale do Paraíba) também organizarão seus grupos neste início de ano. 

Leia Mais

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?