Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Resiliência nas neurociências

O Grupo de Estudos Resiliência nas Neurociências discutiu esse tema com o objetivo de disseminar o conhecimento e compreender a resiliência como um comportamento que pode ser moldado, treinado e mensurado. A resiliência científica passou por quatro ondas que ampliaram seu conceito e um novo olhar sob a luz da neurociência:

 

  • Primeira onda: nos anos 1960 e 1970, as pesquisadoras Werner e Smith conceituaram a resiliência como um traço de personalidade. Nesta época se entendeu a resiliência como um traço de enfrentar de peito aberto desafios e adversidades e sair ileso. Foi o tempo dos chamados invencíveis. 

 

  • Segunda onda: aconteceu do início dos anos 1970 até meados dos 1980 por meio de pesquisadores como Michael Rutter e Frederic Flach. A resiliência nascia das relações sociais, nas escolas e relações humanas e não de um fator genético. 

 

  • Terceira onda: os estudos de Edith Grotberg e Boris Cyrulnik começaram, a partir dos anos 1980, a conceituar resiliência como multidisciplinar e pós-moderna e outros como relacionada ao sistema de crenças. 

 

  • Quarta onda: a partir da metade dos anos 1990, a resiliência passou a ser entendida como comportamento, que pode ser compreendido e desenvolvido com base em neurociências. 

 

George Barbosa, doutor em Psicologia, Fundador da Sociedade Brasileira de Resiliência (Sobrare) e criador da metodologia “Abordagem Resiliente”, nos anos 2000, devido sua influência pela perspectiva da Penn University, veio explicar que a resiliência não é algo abstrato. Porém, é organizada pelo conteúdo de crenças moduladas em áreas distintas da cognição humana. Tais crenças podem ser mapeadas e mensuradas nos diversos ambientes, como familiar, social e, particularmente, profissional. 

 

Em consequência a este modo de conceituar resiliência, viu-se que se definia por um jeito de pensar estratégico que embasa as melhores maneiras de se fazer o enfrentamento das adversidades. 

 

Em conclusão, temos a capacidade de desenvolver resiliência pela exposição aos desafios e lidarmos com cada uma das áreas, facilitando o treino e a capacitação de habilidades e competências com a finalidade de apresentar “posturas de enfrentamento adequadas”. Este foi o eixo principal dos debates em nosso grupo de estudos na ABRH-SP. 

 

Por Giovane Prestes, participante do Grupo de Estudos Resiliência nas Neurociências                            

 

São Paulo, 18 de Abril de 2022

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!