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CORHALE tem novo Coordenador

CORHALE tem novo Coordenador

Na eentrevista a seguir, o novo coordenador do Corhale (Comitê RH de Apoio Legislativo) vinculado à ABRH-SP, Carlos Silva, fala sobre as atividades do grupo em 2012. Silva também atua como diretor Jurídico da entidade.

CARLOS SILVA

JRH – Qual o balanço das realizações do Corhale em 2011?

CS – O intenso trabalho realizado voluntariamente promoveu a consolidação do modelo de atuação do Comitê e o projetou efetivamente no cenário legislativo nacional, tendo os representantes da Ágere, empresa que assessora a ABRH junto aos parlamentares em Brasília, registrado em reunião que, atualmente, as Notas Técnicas elaboradas pelos membros do Corhale são muito bem recepcionadas pelos deputados e senadores, e todas elas foram efetivamente aceitas, consideradas e utilizadas no desenrolar do processo legislativo federal.

JRH – Quais devem ser as principais atividades do grupo em 2012?

CS – As ações e atividades do Corhale para 2012 já estão traçadas e, além da continuidade dos trabalhos relacionados à elaboração de Notas Técnicas para assessorar os parlamentares no processo legislativo, buscaremos: envolver mais profissionais, entidades e grupos informais de RH; repetir a participação no CONARH; efetivar o envolvimento das Seccionais e Regionais; realizar o evento Panorama Legislativo Trabalhista, além de fóruns de debates; aperfeiçoar a nossa estrutura; e elaborar projeto de lei sobre assunto de maior interesse na gestão de pessoas.

JRH – Que desafios representa a coordenação do Corhale?

CS – Minha sugestão era no sentido de que o dr. Wolnei Tadeu Ferreira permanecesse na coordenação. Todavia, ele reiterou o desejo de transmitir a função e permanecer ativo como integrante do grupo. Os membros do Comitê indicaram-me para assumir a coordenação. Cada membro tem preparo, experiência e conhecimentos legais suficientes e teria plenas condições de assumir o comando, por isso, fiquei lisonjeado e honrado com a indicação e aprovação unânime. Os desafios do Corhale são extensivos a todos os seus integrantes. Ao coordenador, cabe direcionar as ações para que fluam dentro das expectativas técnicas e prazos.

Benefícios Exclusivos para Empresas

Ciclo de eventos Gratuitos

Temas em Debate: Apresentação e debate de temas polêmicos relacionados ao universo de RH, mas com abertura para questões sociais ou familiares. Pesquisa e Tendências: Para divulgar estudos sobre temas relacionados à área de RH gerados por universidades, institutos e empresas.

Eventos Especiais

– Seminários para reflexão e discussão de temas relativos à gestão de pessoas. – ABRH na Praça Projeto de cidadania e responsabilidade social da ABRH. – CONARH – O maior Congresso de RH da América Latina.

Eventos Apoiados

Descontos especiais em eventos que recebem o apoio institucional da ABRH-SP.

E mais…

  • Cadastro gratuito de até 10 profissionais (saiba mais)
  • Desconto especial em pesquisa salarial realizadas pela Wiabiliza (clique aqui)
  • Desconto Especial no Congresso Nacional de Recursos Humanos – CONARH
  • Até 20% de desconto em Cursos/Seminários/Workshops realizados por parceiros e promovidos/apoiados pela ABRH-SP
  • 15% de desconto nos cursos abertos de RH e 10% nos MBAs oferecidos pela Integração Escola de Negócios
  • 5% de desconto no curso MBA-RH da FIA
  • 10% de desconto na locação e 15% na compra de Vídeos de Treinamento da Siamar
  • 30% de desconto na compra de livros da Editora Qualitymark
  • 25% de desconto na compra de livros da Editora Gente
  • 25% de desconto na compra de livros da Editora Central de Negócios
  • Assinatura gratuita da Revista Profissional & Negócios
  • 30% de desconto na assinatura da Revista Ser Mais
  • Assinatura gratuita da Revista T&D (Revista Bimestral)
  • Assinatura gratuita da Revista Melhor
  • 15% de desconto nos cursos de Pós Graduação Lato-Sensu Especialização oferecidos pela FGV em Campinas, Jundiaí e Limeira

Valores de Filiação por Empresa

boleto/debito e parcelado

Grupo

Anual

Até 100 funcionários

R$ 1.015,00

De 101 a 500 funcionários

R$ 1.435,00

Acima de 500 funcionários

R$ 2.155,00

Benefícios Exclusivos para Estudantes

Ciclo de evento

Temas em Debate: Apresentação e debate de temas polêmicos relacionados ao universo de RH, mas com abertura para questões sociais ou familiares.

Pesquisa e Tendências: Para divulgar estudos sobre temas relacionados à área de RH gerados por universidades, institutos e empresas.

Eventos Especiais

– Seminários para reflexão e discussão de temas relativos à gestão de pessoas

– ABRH na Praça Projeto de cidadania e responsabilidade social da ABRH

– CONARH – O maior Congresso de RH da América Latina

Eventos Apoiados

Descontos especiais em eventos que recebem o apoio institucional da ABRH-SP

E mais…

  • Desconto Especial no Congresso Nacional de Recursos Humanos – CONARH

  • Até 20% de desconto em Cursos/Seminários/Workshops realizados por parceiros e promovidos/apoiados pela ABRH-SP

  • 10% de desconto na locação e 15% na compra de Vídeos de Treinamento da Siamar

  • 30% de desconto na compra de livros da Editora Qualitymark

  • 25% de desconto na compra de livros da Editora Gente

  • 25% de desconto na compra de livros da Editora Central de Negócios

  • Assinatura gratuita da Revista Profissional & Negócios**

  • 30% de desconto na assinatura da Revista Ser Mais

  • Assinatura gratuita da Revista T&D (Revista Bimestral)**

  • Assinatura gratuita da Revista Melhor**

  • 15% de desconto nos cursos de Pós Graduação Lato-Sensu Especialização oferecidos pela FGV em Campinas, Jundiaí e Limeira

 ** Benefícios oferecidos apenas na renovação.

Valor da Filiação para Estudante de Graduação

Filiação

Isento*

* Válida por um ano. Informe-se!

ESTUDANTE

Clique aqui e filie-se.

 

Regionais

 

 

O trabalho da ABRH-SP está se intensificando cada vez mais no interior do estado e por isso, as regionais foram criadas para atender e dar uma atenção maior ao público dessa região.

Estamos sempre abertos a sugestões e idéias.

Venha fazer parte da maior associação de recursos humanos do estado de São Paulo e amplie seu conhecimento, aumente a troca de conteúdo e informação com profissionais de RH.

 

     

 

Sede da Regional Campinas

Rua Tiradentes, 195 – 4º andar

Vila Itapura – Campinas

CEP: 13023-190

(19) 3294 3307

Contato: regionalcampinas@abrhsp.org.br

 

 


         

 

Sede da Regional Baixada Santista

Av. Ana Costa, 61 – Gonzaga – Santos

CEP: 11060-000

 (13) 3229-1935

Contato: regionalbaixadasantista@abrhsp.org.br

 

 

 

Contato

regionalbauru@abrhsp.org.br

 

 

 

 

Contato

regionalmetropolitanaoeste@abrhsp.org.br

 

 

 

 

Contato

regionalribeiraopreto@abrhsp.org.br 

 

Contato

regionalsorocaba@abrhsp.org.br 

 

 

Grupos de Estudo em Gestão de Pessoas

Os grupos de estudos foram criados em 2007 na cidade de São Paulo e desde então vem desenvolvendo estudos sobre temas específicos na Capital e em cidades como Santos, Campinas, Barueri, Sorocaba e Ribeirão Preto.

Reuniões com no máximo 25 participantes.

 

Para participar é simples:

. Fazer uma inscrição prévia que será confirmada por e-mail.

. Estar ciente de que deverá cumprir com pelo menos 65% de participação para receber o certificado e ter a chance de publicar o artigo ao final do ano

. As inscrições são limitadas a dois por participante. 

 

Os grupos de estudos desenvolve:

. Análise crítica e produção criativa sobre áreas e temas vinculados à gestão de pessoas;

. Debate sobre o que há de mais avançado na área de recursos humanos;

. Troca de experiências entre profissionais de recursos humanos de diferentes setores;

 

Faça parte de um dos maiores canais de comunicação entre a ABRH-SP e seus associados.

Atenção! A ABRH-SP pode cancelar os grupos que tiverem um número inferior a 10 inscritos. Os participantes dos Grupos de Estudos podem elaborar um artigo* que será avaliado pela diretoria responsável. Se aprovado, este artigo pode ser publicado em um dos jornais que apoiam a ABRH-SP como O Estado de São Paulo, Correio Popular e Folha de Alphaville.
Para mais informações gruposdeestudos@abrhsp.org.br 
  * para que o artigo seja aceito para análise de publicação, é necessário ter 65% de presença nas reuniões do grupo.

TEMAS EM DEBATE: Educação Financeira: benefício que potencializa outros benefícios

TEMAS EM DEBATE: Educação Financeira: benefício que potencializa outros benefícios

Investir em educação financeira é mais que uma questão de responsabilidade social para as empresas: é estratégico para os negócios. A afirmação é de André Massaro, que esteve na ABRH-SP na quinta passada para falar sobre o assunto. Economista e administrador, Massaro é fundador da MoneyFit, empresa dedicada à educação financeira, escritor e colaborador de veículos como Exame e Você S.A.

Para ele, problemas causados por uma deficiente educação financeira de funcionários têm impactado diretamente nos resultados dos empregadores. “O chamado estresse financeiro é hoje uma das maiores fontes de angústia. No entanto, a grande maioria dos chamados problemas financeiros são, na verdade, comportamentais. Ao analisarmos os dados sobre o endividamento e a inadimplência de famílias no Brasil, fenômeno mais ou menos recente, isso fica claro”, afirmou.

As mudanças econômicas deixaram o crédito mais acessível e produziram um consumidor imaturo. Ao mesmo tempo, há trabalho para uma mão de obra escassa, obrigando as empresas a usarem estratégias novas e mais agressivas de retenção de pessoal. Como a empresa é o agente social que tem mais condições e influência para atuar na educação de adultos, o palestrante acredita que ela deva ser a grande disseminadora da educação financeira. “É investimento com retorno garantido por ser um verdadeiro meta-beneficio, que potencializa e transforma outros benefícios”, concluiu.


Entra em vigor lei que cria a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada

No dia 9 de janeiro, entrou em vigor a Lei 12.441/11, que cria a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli). Pela lei, os brasileiros poderão abrir empresas individuais, sem necessidade de comprometer seus bens pessoais, para pagamento de dívidas, por exemplo. Trata-se de uma nova modalidade de pessoa jurídica de direito privado.

Hoje, o Código Civil dispõe apenas sobre a figura do microempreendedor individual (MEI), que, diferentemente da empresa individual limitada, responde com seu patrimônio pessoal por eventuais compromissos decorrentes da atividade empresarial. O caráter de responsabilidade limitada é atualmente restrito às sociedades formadas por duas ou mais pessoas.

Programação de eventos de 2012 pretende atrair também público sênior

Em 2012, a Regional Campinas terá, na sua programação básica, a promoção de cafés da manhã, em que será possível conhecer mais sobre assuntos de interesse dos profissionais da região por meio da participação de especialistas em cada um dos temas selecionados dos subsistemas mais importantes de RH, como Remuneração, Atratividade e Retenção, Desenvolvimento de Talentos, Relações Sindicais, Sucessão e Carreira, Sustentabilidade e Inovação. Nos eventos, será dado um enfoque especial à aplicabilidade de cada um desses temas, com a apresentação de cases de empresas locais.

A Regional programa ainda uma série de eventos feita em conjunto com os grupos informais de RH, a 18ª edição do Encontro de Profissionais de RH da Região Metropolitana de Campinas, juntamente com o grupo informal Gruca, além da estruturação de outras ações com demais instituições, como Amcham Campinas e CIESP Jundiaí.

Em breve, também será divulgada a programação de eventos da Regional Baixada Santista. Aguarde.

Grupos de Estudo também se destacaram na Baixada Santista

Assim como aconteceu em São Paulo e em Campinas, os Grupos de Estudo também foram uma das principais atividades da Regional Baixada Santista da ABRH-SP.

Criado neste ano, o grupo de Novas Tecnologias de Convivência, que teve como facilitadoras Cláudia Rodrigues e Silene Formolaro, realizou oito encontros ao longo do ano. Já o grupo de Coaching, liderado pelas facilitadoras Nadir Paes, Lena Almeida e Adriana Bortolin, promoveu onze encontros. No total, dezessete pessoas participaram dos grupos, sendo que algumas delas integraram os dois.

Em seus últimos encontros, os grupos utilizaram a Investigação Apreciativa, ferramenta estudada no grupo de Novas Tecnologias de Convivência, como metodologia. Para os participantes, a experiência de estudar juntos foi rica e prazerosa e a circulação de saberes, energia e comprometimento dará impulso para a continuidade das atividades em 2012.

“Com toda convicção, estamos levando na bagagem um aprendizado significativo e a certeza de que conviver, construir e compartilhar conhecimentos abre fronteiras internas e externas”, foi a conclusão dos integrantes.

“A proposta, em 2012, é continuar esse exercício de troca com mais um grupo, com o tema RH Estratégico, que permitirá aos participantes conhecer e trocar informações sobre as estratégias do RH em Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Liderança e Benefícios, entre outros”, antecipa a também diretora dos Grupos de Estudo da Baixada Santista, Lena Almeida.

Mais Benefícios aos Associados

Associação vive, atualmente, um momento de crescimento sustentável que tem possibilitado a ampliação dos benefícios para os associados tanto da capital quanto do interior.

 

  • 40% de desconto no Congresso Nacional de Recursos Humanos – CONARH
  • Até 30% de desconto em Cursos/Seminários/Workshops realizados pela ABRH-SP
  • Até 20% de desconto em Cursos/Seminários/Workshops realizados por parceiros e promovidos/apoiados pela ABRH-SP
  • 15% de desconto nos cursos de RH realizados pela Integração Consultoria e Treinamento
  • 5% de desconto no curso MBA-RH da FIA-USP
  • 10% de desconto na locação e 15% na compra de Vídeos de Treinamento da Siamar
  • 30% de desconto na compra de livros da Editora Qualitymark
  • 25% de desconto na compra de livros da Editora Gente
  • 25% de desconto na compra de livros da Editora Central de Negócios
  • Assinatura gratuita do Guia Brasileiro de Recursos Humanos
  • Assinatura gratuita da Revista Profissional & Negócios
  • Assinatura gratuita da Revista Presstem (Revista Trimestral)
  • Assinatura gratuita da Revista T&D
  • 30% de desconto na assinatura da Revista Ser Mais
  • 50% de desconto na assinatura da Revista Melhor
  • 15% de desconto nos cursos de Pós Graduação Lato-Sensu Especialização oferecidos pela FGV em Campinas, Jundiaí e Limeira

Reserve na sua agenda do primeiro semestre

Reserve na sua agenda do primeiro semestre

A ABRH-SP já fechou uma série de eventos que serão realizados na sede até junho. Veja a programação e reserve um lugar na sua agenda:

TEMA

PALESTRANTE

DATA

HORÁRIO

Educação Financeira: Um meta benefício

André Massaro

22/março

9h às 12h

Time de Alta Performance: Trabalho e liderança

Gastão Englert

12/abril

14h às 17h

A Importância do Sorriso na Vida de Qualidade

Silney Beraldo

26/abril

9h às 12h

Quebra de script: Uma incrível história de reinvenção pessoal

Thomaz Magalhães

17/maio

14h às 17h

Coaching de Resultados: Líderes e equipes de alto rendimento

Suzy Fleury

28/junho

9h às 12h

 













Inscrições: (11) 5505-0545 ou eventos@abrhsp.org.br

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Excelente ambiente de trabalho gera melhores resultados

CEO do Great Place to Work, Ruy Shiozawa apresentou na última quarta, na ABRH-SP, o estudo Impacto do Excelente Ambiente de Trabalho nos Resultados de Negócio. Baseado nas pesquisas realizadas pelo Great Place to Work há mais de 20 anos em 46 países, com mais de 6 mil empresas e 10 milhões de colaboradores, o estudo comprova que um excelente lugar para trabalhar é bom para todos.

Segundo Shiozawa, as pessoas trabalham mais contentes, motivadas e dão o melhor de si, e as empresas ganham porque são mais produtivas, rentáveis e têm melhores resultados financeiros. Além disso, naturalmente atraem e retêm seus talentos, apresentam índices menores de afastamento, consequentemente menores despesas médicas, e são consideradas organizações éticas, que têm um compromisso social autêntico e legítimo.

“Trabalhar em um lugar assim traz resultados positivos também para a sociedade como um todo”, destacou o palestrante. Quando a pessoa sai da empresa, ela não tira uma fantasia. Ao contrário, mantém os mesmos valores e isso tem um impacto multiplicador na sociedade.

Ainda de acordo com Shiozawa, o roteiro para construir um bom ambiente de trabalho passa pela medição (por meio de pesquisas com os funcionários), pelo entendimento dos relatórios e análises, e pela ação, que compreende um plano de ação para melhoria do ambiente, a execução do plano, o desenvolvimento de lideranças e até o coaching para alguns colaboradores. “O mais importante é entender que este não é um tema de RH, mas da empresa inteira”, alertou.

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?