Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Grupos de Estudo também se destacaram na Baixada Santista

Assim como aconteceu em São Paulo e em Campinas, os Grupos de Estudo também foram uma das principais atividades da Regional Baixada Santista da ABRH-SP.

Criado neste ano, o grupo de Novas Tecnologias de Convivência, que teve como facilitadoras Cláudia Rodrigues e Silene Formolaro, realizou oito encontros ao longo do ano. Já o grupo de Coaching, liderado pelas facilitadoras Nadir Paes, Lena Almeida e Adriana Bortolin, promoveu onze encontros. No total, dezessete pessoas participaram dos grupos, sendo que algumas delas integraram os dois.

Em seus últimos encontros, os grupos utilizaram a Investigação Apreciativa, ferramenta estudada no grupo de Novas Tecnologias de Convivência, como metodologia. Para os participantes, a experiência de estudar juntos foi rica e prazerosa e a circulação de saberes, energia e comprometimento dará impulso para a continuidade das atividades em 2012.

“Com toda convicção, estamos levando na bagagem um aprendizado significativo e a certeza de que conviver, construir e compartilhar conhecimentos abre fronteiras internas e externas”, foi a conclusão dos integrantes.

“A proposta, em 2012, é continuar esse exercício de troca com mais um grupo, com o tema RH Estratégico, que permitirá aos participantes conhecer e trocar informações sobre as estratégias do RH em Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Liderança e Benefícios, entre outros”, antecipa a também diretora dos Grupos de Estudo da Baixada Santista, Lena Almeida.

Mais Benefícios aos Associados

Associação vive, atualmente, um momento de crescimento sustentável que tem possibilitado a ampliação dos benefícios para os associados tanto da capital quanto do interior.

 

  • 40% de desconto no Congresso Nacional de Recursos Humanos – CONARH
  • Até 30% de desconto em Cursos/Seminários/Workshops realizados pela ABRH-SP
  • Até 20% de desconto em Cursos/Seminários/Workshops realizados por parceiros e promovidos/apoiados pela ABRH-SP
  • 15% de desconto nos cursos de RH realizados pela Integração Consultoria e Treinamento
  • 5% de desconto no curso MBA-RH da FIA-USP
  • 10% de desconto na locação e 15% na compra de Vídeos de Treinamento da Siamar
  • 30% de desconto na compra de livros da Editora Qualitymark
  • 25% de desconto na compra de livros da Editora Gente
  • 25% de desconto na compra de livros da Editora Central de Negócios
  • Assinatura gratuita do Guia Brasileiro de Recursos Humanos
  • Assinatura gratuita da Revista Profissional & Negócios
  • Assinatura gratuita da Revista Presstem (Revista Trimestral)
  • Assinatura gratuita da Revista T&D
  • 30% de desconto na assinatura da Revista Ser Mais
  • 50% de desconto na assinatura da Revista Melhor
  • 15% de desconto nos cursos de Pós Graduação Lato-Sensu Especialização oferecidos pela FGV em Campinas, Jundiaí e Limeira

Reserve na sua agenda do primeiro semestre

Reserve na sua agenda do primeiro semestre

A ABRH-SP já fechou uma série de eventos que serão realizados na sede até junho. Veja a programação e reserve um lugar na sua agenda:

TEMA

PALESTRANTE

DATA

HORÁRIO

Educação Financeira: Um meta benefício

André Massaro

22/março

9h às 12h

Time de Alta Performance: Trabalho e liderança

Gastão Englert

12/abril

14h às 17h

A Importância do Sorriso na Vida de Qualidade

Silney Beraldo

26/abril

9h às 12h

Quebra de script: Uma incrível história de reinvenção pessoal

Thomaz Magalhães

17/maio

14h às 17h

Coaching de Resultados: Líderes e equipes de alto rendimento

Suzy Fleury

28/junho

9h às 12h

 













Inscrições: (11) 5505-0545 ou eventos@abrhsp.org.br

{module compartilhar}

Excelente ambiente de trabalho gera melhores resultados

CEO do Great Place to Work, Ruy Shiozawa apresentou na última quarta, na ABRH-SP, o estudo Impacto do Excelente Ambiente de Trabalho nos Resultados de Negócio. Baseado nas pesquisas realizadas pelo Great Place to Work há mais de 20 anos em 46 países, com mais de 6 mil empresas e 10 milhões de colaboradores, o estudo comprova que um excelente lugar para trabalhar é bom para todos.

Segundo Shiozawa, as pessoas trabalham mais contentes, motivadas e dão o melhor de si, e as empresas ganham porque são mais produtivas, rentáveis e têm melhores resultados financeiros. Além disso, naturalmente atraem e retêm seus talentos, apresentam índices menores de afastamento, consequentemente menores despesas médicas, e são consideradas organizações éticas, que têm um compromisso social autêntico e legítimo.

“Trabalhar em um lugar assim traz resultados positivos também para a sociedade como um todo”, destacou o palestrante. Quando a pessoa sai da empresa, ela não tira uma fantasia. Ao contrário, mantém os mesmos valores e isso tem um impacto multiplicador na sociedade.

Ainda de acordo com Shiozawa, o roteiro para construir um bom ambiente de trabalho passa pela medição (por meio de pesquisas com os funcionários), pelo entendimento dos relatórios e análises, e pela ação, que compreende um plano de ação para melhoria do ambiente, a execução do plano, o desenvolvimento de lideranças e até o coaching para alguns colaboradores. “O mais importante é entender que este não é um tema de RH, mas da empresa inteira”, alertou.

Galeria – Conselho Deliberativo

 

Donizetti Moretti Janeiro de 2016 / Atual

Theunis Marinho Janeiro de 2013 / Dezembro de 2015

Felipe Westin Janeiro de 2010 / Dezembro de 2012

Almiro dos Reis Neto Janeiro de 2007 / Dezembro de 2009

Nelson Junque Jr. Janeiro de 2004 / Dezembro de 2006

Noely de Carvalho David Janeiro de 2001 / Dezembro de 2003

José Augusto Minarelli Janeiro de 1996 / Dezembro de 2000

Antonio Cursino de Alcântara (in memoriam) Janeiro de 1993 / Dezembro de 1995

José Luiz Ricca Janeiro de 1990 / Dezembro de 1992

Domingos D’Angelo Jr. Janeiro de 1987 / Dezembro de 1989

Jair de Abreu Leme

(in memoriam) Janeiro de 1984 / Dezembro de 1986

Tokimori Nakano

(in memoriam) Janeiro de 1982 / Dezembro de 1983

Roberto Orte Novelli

(in memoriam) Novembro de 1973 / Novembro de 1975

Valdemar Davini Outubro de 1971 / Julho de 1973 Janeiro de 1980 / Dezembro de 1981

Clóvis Negrão Pereira Setembro de 1967 / Agosto de 1971

Bernardo Gongora (in memoriam)

Janeiro de 1966 / Agosto de 1967 Janeiro de 1978 / Dezembro de 1979

Flávio Ugolini Schimidt Março de 1965 / Dezembro de 1965

Leia Mais

Galeria dos Presidentes da Diretoria Executiva

Theunis Marinho Janeiro de 2016 / Atual
Almiro dos Reis Neto Janeiro de 2013 / Dezembro de 2015
Wagner Brunini Janeiro de 2010 / Dezembro de 2012
Elaine Saad Março de 2008 / Dezembro de 2009
Vicente Teixeira Janeiro de 2007 / Fevereiro de 2008
Walter Sigollo Janeiro de 2004 / Dezembro de 2006
Paulo Roberto Xavier Janeiro de 2001 / Dezembro de 2003
Nielce Camillo Filetti Janeiro de 1996 / Dezembro de 2000
Antonio de Pádua Tavares Janeiro de 1993 / Dezembro de 1995
Cleo C. Carneiro Janeiro de 1990 / Dezembro de 1992
Luiz Antônio Ciocchi Janeiro de 1984 / 1989
Luiz Luzzi Janeiro de 1982 / Dezembro de 1983
H. Peter Quartiermeister (in memoriam) Janeiro de 1980 / Dezembro de 1981
Genésio Lucone (in memoriam) Janeiro de 1978 / Dezembro de 1979
Oswaldo Checcia (in memoriam) Julho de 1973 / Dezembro de 1977
Laércio Guilguer (in memoriam) Outubro de 1972 / Julho de 1973
Juvenal Motta Alves (in memoriam) Outubro de 1971 / Outubro de 1972
Valdemar Davini Outubro de 1969 / Setembro de 1971
Paulo Roberto P. Costa Setembro de 1967 / Setembro de 1969
Jair Alves da Silva Agosto de 1966 / Setembro de 1967
Térbio de Mattos Janeiro de 1966 / Julho de 1966
Bernardo Gongora (in memoriam) Março de 1965 / Dezembro de 1965
Leia Mais

Diretoria Executiva

Estratégias Macro da Gestão 2016 – 2018
REPRESENTATIVIDADE Representar o maior número possível de profissionais de gestão de pessoas no Estado de São Paulo; CONHECIMENTO Atuar como referência no compartilhamento do conhecimento em gestão de pessoas e qualificação profissional; INFLUÊNCIA Ampliar relacionamento e capacidade de influência junto aos diversos atores sociais nos temas relacionados à gestão de pessoas; GESTÃO SUSTENTÁVEL Assegurar a continuidade da excelência de gestão administrativa-financeira.
Diretoria Executiva

Theunis Marinho Presidente da Diretoria Executiva

theunis@abrhsp.org.br

Lilian Guimarães Vice – Presidente da Diretoria Executiva

lguimaraes@abrhsp.org.br

Edna Vasselo Goldoni Diretora Comercial

evasselo@abrhsp.org.br

Edna Bedani Diretora de Conhec. e Aprendizado

ebedani@abrhsp.org.br

Carlos Silva Diretor Jurídico

csilva@abrhsp.org.br

Guilherme Cavalieri Diretor de Regionais

gcavalieri@abrhsp.org.br

Luiz Eduardo Drouet Diretor Relacionamento com Associados

ldrouet@abrhsp.org.br 

Fernando C. Lima Diretor Integração Regional – SP

flima@abrhsp.org.br

Quem Somos

A ABRH-SP é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 15 de março de 1965 e é integrante do Sistema Nacional ABRH.

Missão

Valorizar e desenvolver pessoas e organizações para a evolução da sociedade brasileira. 

Visão

Ser a Associação de RH mais representativa, influente e respeitada em Gestão de Pessoas no Estado de São Paulo e referência no Brasil.

Valores

SERVIR A COMUNIDADE DE RECURSOS HUMANOS;

RESPEITO PELAS PESSOAS;

ESTIMULAR A INCLUSÃO SOCIAL;

INTEGRIDADE, ÉTICA E TRANSPARÊNCIA.

Estratégias Macro da Gestão 2013-2015

REPRESENTATIVIDADE – Representar o maior número possível de profissionais de gestão de pessoas no Estado de São Paulo;

CONHECIMENTO – Atuar como referência no compartilhamento do conhecimento em gestão de pessoas e qualificação profissional; INFLUÊNCIA – Ampliar relacionamento e capacidade de influência junto aos diversos atores sociais nos temas relacionados à gestão de pessoas; GESTÃO SUSTENTÁVEL – Assegurar a continuidade da excelência de gestão administrativa-financeira.

Posicionamento da ABRH-SP

A ABRH-SP é a favor de estudar, debater, estimular e apoiar:

  • Geração de empregos;
  • Inclusão de jovens no mercado de trabalho;
  • Conceitos de Sustentabilidade nas Relações do Trabalho;
  • Desoneração e melhor utilização dos encargos sociais relacionados à gestão de pessoas;
  • Novas formas de Relação de Trabalho.
 

Foi dada a largada para o 15° Top of Mind Estadão de RH

Foi dada a largada para o 15° Top of Mind Estadão de RH

  • Em 2011, o número total de empregos com carteira assinada teve um aumento de 5,41%, quando o Brasil criou 1.944.560 postos de trabalho, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O saldo positivo foi o segundo maior da série histórica iniciada em 2003. No período (2003-2011), foram criados 17,3 milhões de postos de trabalho celetistas.
  • As informações por atividade econômica mostram expansão generalizada do emprego: o setor de serviços gerou 925 mil postos (6,43%); o comércio, 452 mil (5,61%); a construção civil, 222 mil (8,78%); a indústria de transformação, 215 mil (2,69%); a agricultura, 82 mil (5,54%); e a mineração, 19 mil postos (10,33%). A expansão também se deu em todas as regiões, com 1 milhão de novas vagas no Sudeste
  • Os salários médios de admissão em 2011 registraram um aumento real (descontada a inflação) de 3,12% em relação a 2010, passando de R$ 888,89 para R$ 916,63. Os estados com os maiores salários médios de admissão foram São Paulo (R$ 1.129,41) e Rio de Janeiro (R$ 1.030,69).
  • Em relação ao grau de escolaridade, o maior crescimento do salário médio de admissão foi registrado entre os trabalhadores com 5ª ano completo do fundamental, com aumento de 4,12% e o salário passando de R$ 736,57 em 2010 para R$ 766,88. Já o menor crescimento foi entre os trabalhadores com ensino médio incompleto, com variação de 1,85%.

 

MATÉRIA 4

ESPAÇO DA FÊNIX

Foi dada a largada para o 15° Top of Mind Estadão de RH

O ano de 2012 começa cheio de novidades para o Top of Mind Estadão de RH. Sem perder tempo, a primeira fase que classifica os mais lembrados se iniciou no dia 16 de janeiro e vai até 30 de março.

Neste ano, as 12 categorias de profissionais do Oscar do RH foram desmembradas em: Empresas com Práticas Reconhecidas em Responsabilidade Social, Gestão de Pessoas, Programas de Benefícios, Educação Corporativa/E-Learning, Uso de Tecnologia na Gestão de RH, Promoção de Saúde e Programas de Retenção de Talentos; e Profisisonais com as seguintes divisões: Profissional de vendas – empresa fornecedora, Empresário de destaque – empresa fornecedora, Dirigente de RH, Empresário de destaque em RH e Jovem Talento de RH.

Fique atento às novidades do próximo Top of Mind Estadão de RH, pois ao longo do ano serão apresentadas ainda mais surpresas. Entre elas está o Guia Top5, um material com informações de todas as empresas e profissionais indicados que orientarão o Colégio Eleitoral e os participantes do CONARH ABRH na votação dos indicados de cada categoria.

A festa para celebrar os Top5 acontecerá no dia 28/06 e a grande festa de premiação, no 18/10. A votação começou. Quem serão os indicados? Em maio a lista completa será divulgada. Para acompanhar tudo o que acontece nesta 15ª edição, acesse www.topofmindrh.com.br.


Alianças educacionais ampliam os benefícios dos associados

Alianças educacionais ampliam os benefícios dos associados

Com o propósito de reforçar sua missão de contribuir para a evolução da gestão de pessoas nas organizações, a ABRH-SP fechou novas parcerias com renomadas instituições e renovou alianças tradicionais, que irão gerar a seus associados diferentes oportunidades de desenvolvimento profissional. B.I. International, Fundação Getulio Vargas, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Fundação Instituto de Administração (FIA/USP) são alguns dos novos parceiros da entidade, sem contar aqueles fechados pelo programa de vantagens Clube do RH. “Os descontos nos valores dos cursos, por exemplo, transformam-se numa vantagem adicional em ser associado e no reconhecimento que estas instituições de ensino conferem à ABRH e seus integrantes no campo profissional”, avalia o diretor da Associação Donizetti Moretti.

Veja o que as alianças vão oferecer aos associados:

B.I. International – Parceira de grandes business schools nos Estados Unidos e na China, a B.I. International estabeleceu um acordo com a ABRH-SP para conjugar experiências técnico-participativas, visando ao desenvolvimento profissional dos associados da entidade, que terão desconto de 20% para o MBA Internacional e Executive MBA e de 15% para o Master e Post MBA.

Clube do RH da ABRH-SP – Lançado em 2010, o Clube do RH da ABRH-SP é mais um benefício que os associados da entidade (pessoa física e pessoa jurídica) podem desfrutar. O programa de vantagens e cartão de identificação dá acesso a uma série de ofertas, como descontos em livrarias, equipamentos de informática, vídeos de treinamento, hotéis, viagens e na aquisição de eletroeletrônicos, entre outros. Responsável pela manutenção do programa em conjunto com a ABRH-SP, a E-Mind Soluções apresenta, como novidades deste ano, as parcerias fechadas com a escola de idiomas Yázigi e a Intelecta (de cursos por correio), com o corretor de financiamento on-line Canal do Crédito, que compara as taxas de juros cobradas pelos bancos em financiamentos, com a rede de lojas Fast Shop e a loja virtual Coisas Geniais.com.br.



Fundação Getulio Vargas (FGV/SP) –
Pela já tradicional parceria, os associados da ABRH-SP  têm 10% de desconto na matrícula dos cursos de pós-graduação latu sensu da FGV. Entre eles: Master em Liderança e Gestão de Pessoas, Administração de Empresas, Gestão Empresarial, Gestão Estratégica de Negócios e Master em Gestão de Sustentabilidade. Os cursos são direcionados a profissionais graduados nas mais diferentes áreas do saber que queiram ampliar sua formação e aperfeiçoar seus conhecimentos.

Fundação Instituto de Administração (FIA/USP) – Referência em educação, consultoria e pesquisa, a escola de negócios oferece 5% de desconto no seu curso MBA-Recursos Humanos para os associados da ABRH-SP. Com carga horária de 600 horas e duração de 17 meses, o curso está com o processo seletivo aberto até 10 de fevereiro.

Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) – Pela parceria, a ABRH-SP e o IBGC se comprometem a atuar em conjunto para a realização de cursos e palestras que se destinarão aos associados de ambos, além de executarem, no futuro, outros planos de ação. Inicialmente, está prevista a realização de curso de Governança Corporativa para os conselheiros e associados da ABRH-SP; a divulgação dos cursos e palestras do IBGC para os associados da ABRH-SP; e a divulgação dos cursos do IBGC no site da ABRH-SP.


Pesquisa destaca o otimismo dos brasileiros

Pesquisa destaca o otimismo dos brasileiros

Segundo a pesquisa Barômetro Global de Otimismo, feita pelo Ibope Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), para 74% dos brasileiros, 2012 será melhor do que 2011; já 60% acreditam que será um ano de prosperidade econômica. Esse mesmo otimismo se reflete na vida pessoal: 76% garantem estar muito satisfeitos com suas vidas.

Realizado em 58 países, com 52.913 entrevistados, o estudo tem como objetivo medir a expectativa da população mundial para o ano que se inicia. Em 30 anos, a proporção de otimistas dobrou no país, já que em 1980 era de apenas 38%. O atual índice de otimismo do brasileiro há três anos se mantém como o mais alto da história.


CONARH ABRH: Evento terá como tema os dilemas da competitividade

CONARH ABRH

Evento terá como tema os dilemas da competitividade

Acelerar para Competitividade – O Desafio Humano é o tema do 38º CONARH ABRH, evento de gestão de pessoas que a ABRH-Nacional e a ABRH-SP realizarão de 13 a 16 de agosto, no Transamerica Expo Center, na capital paulista.

Segundo a presidente da ABRH-Nacional, Leyla Nascimento, a escolha do tema foi inspirada no importante papel da área de RH e dos gestores de pessoas diante das ambiguidades enfrentadas hoje pelas organizações do país.

“RH tem o desafio de ajudar a encontrar uma saída para que, na busca por competitividade, as empresas obtenham melhor performance de seus colaboradores sem perder de vista que eles são a alma da organização e precisam estar engajados, motivados e felizes. Como fazer para, no dia a dia, equilibrar as questões urgentes e pragmáticas do negócio com as mais abstratas e inerentes ao ser humano? O CONARH ABRH vai promover esse debate”, explica Elaine Saad, coordenadora do evento.

Com a definição do tema central, já tiveram início as reuniões que vão montar a programação do congresso. Todo esse trabalho está a cargo do comitê temático, que, juntamente com o comitê executivo do CONARH ABRH, se dedica à construção do maior evento sobre gestão de pessoas da América Latina.

Mais informações: www.conarh.com.br


QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?