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INSTITUCIONAL: Diretores e conselheiros da ABRH-SP tomam posse em evento especial

No dia 9 de abril, a ABRH-SP realiza o evento da posse oficial dos integrantes da diretoria executiva, dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e da diretoria das Regionais no Rosa Rosarum, na capital paulista. Divididas nas categorias Ouro, Prata e Bronze, doze empresas de produtos e serviços para a área de RH prestigiarão o evento como patrocinadoras.

Autoridades, representantes da comunidade de Recursos Humanos e gestores de pessoas, ex-integrantes da diretoria e dos conselhos, parceiros e patrocinadores da Associação são os convidados da posse, que celebra ainda os 48 anos da entidade, completados no dia 15 de março passado –foi fundada em 1965 por membros de grupos informais de RH que se uniram para criar a Associação.

O evento também marca o primeiro ano da nova gestão, eleita para o triênio 2013-1015, e dá início às comemorações dos 50 anos da ABRH-SP daqui a dois anos. “Outro objetivo é a valorização dos patrocinadores e apoiadores da entidade”, explica Edna Vasselo Goldoni, vice-presidente Comercial da ABRH-SP.

Segundo os organizadores, o evento será dinâmico, com discursos rápidos dos ex-presidentes da diretoria executiva e do Conselho Deliberativo, Wagner Brunini e Felipe Westin, que farão um balanço da última gestão, e dos atuais Almiro dos Reis Neto e Theunis Marinho, seguidos da cerimônia de posse dos demais diretores e conselheiros.

O presidente Almiro dos Reis Neto vai abordar as propostas da diretoria para o triênio: “Vou dar destaque para as novas bandeiras da Associação: a competitividade e a inclusão”.

 

Patrocinadores do evento

Categoria Ouro: Admix, OdontoPrev, Overlap e PwC

Categoria Prata: Axismed, Fellipelli, Lens & Minarelli, Uniodonto, Universia e Zurich

Categoria Bronze: Enora Leaders e Elizenda Orlickas

 

Página Semanal da ABRH-SP 31 de Março de 2013

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ESPAÇO DA FÊNIX: Profissional & Negócios: destaques de abril

Dando sequência a seu compromisso com o progresso do profissional de RH como agente transformador e estratégico dentro das empresas, a edição de abril da revista Profissional & Negócios traz conteúdo relevante e informações que fazem a diferença no dia a dia do gestor de pessoas.

 

Em entrevista exclusiva, o presidente do CRA-SP (Conselho Regional de Administração de São Paulo), Walter Sígollo, aborda os novos desafios de sua gestão à frente da entidade. Além disso, ele fala sobre o projeto de certificação de profissionais de Administração que atuam em RH.

 

Em sintonia com as demandas corporativas atuais, a matéria de capa desta edição fala da preocupação com a preparação do RH para lidar com transformações e questiona qual é o seu verdadeiro papel no processo de implantação de um sistema de gestão de mudanças. Será que o profissional de RH está preparado para tamanho desafio?

 

Ainda na esteira dos assuntos espinhosos, outra matéria aborda um tema sensível: demissão. Todos sabem que demitir um funcionário não é uma tarefa agradável para nenhum gestor, mas há uma maneira correta de conduzir um processo de desligamento.

 

Há muito mais na edição de abril da P&N: as especificidades da gestão de RH em empresas que atuam no mercado de luxo brasileiro e as organizações que investem em benefícios em prol da qualidade de vida dos colaboradores.

 

Vale lembrar ainda que se aproxima o final da primeira fase da votação que irá decidir as cinco empresas e profissionais mais lembrados em cada categoria da 16ª edição do prêmio Top of Mind Estadão de RH. A partir de 28 de março, começam as campanhas pelo troféu. Profissionais de RH ocupando um cargo diretivo devem acessar o site www.topofmindrh.com.br, cadastrar o CPF e e-mail e votar. Os finalistas receberão, em junho próximo, uma placa de homenagem em evento para 400 pessoas e figurarão no guia Os Eleitos.

 

Página Semanal da ABRH-SP 24 de Março de 2013

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NA SEDE: Encontro internacional vai discutir o teletrabalho

No dia 3 de abril, a ABRH-SP vai realizar um bate-papo com especialistas internacionais sobre trabalho a distância. Apoiado institucionalmente pela Sobratt – Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades e a BSP, o evento está programado para as 17 horas, na sede da Associação.

Andrea Acuña Arias, presidente do Centro Internacional para el Desarrollo del Teletrabajo (CIDTT), e Jorge Llubere Azofeifa, diretor de Teletrabalho e Videoconexões do Grupo ICE e coordenador Nacional de Teletrabalho do governo da Costa Rica, vão falar sobre a experiência bem-sucedida de implantação do teletrabalho na empresa de telecomunicação e eletricidade ICE e suas contribuições para um amplo programa no governo federal costa-riquenho.

Atualmente, existem programas de teletrabalho na Controladoria Geral da República, no Congresso, Poder Judicial, Ministério do Trabalho e no Ministério de Ambiente e Energia do governo da Costa Rica.

 

Inscrições: (11) 5505-0545


Página Semanal da ABRH-SP 24 de Março de 2013

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TEMAS EM DEBATE: O riso levado a sério

Os benefícios que o humor traz ao ambiente de trabalho são inegáveis e hoje essa é uma competência pessoal altamente valorizada. “O bom humor estimula a criatividade, alivia o stress, resolve conflitos, melhora o clima interno e a saúde física, reduzindo o absenteísmo e o presenteísmo. Tudo isso tem um impacto profundo na produtividade e nos resultados”, diz Marcelo Pinto, advogado e consultor. Conhecido como palestrante do bom humor, ele esteve na ABRH-SP, na última quinta, para falar sobre o tema.

Na sua apresentação, Marcelo Pinto chamou a atenção para tabus como “o riso tira a autoridade” e “seriedade é igual à sisudez”. “É possível ser sério e descontraído ao mesmo tempo. Fundamental é que a descontração seja na hora certa, com as pessoas certas e na medida certa. Brincadeiras fora de hora e contexto podem levar até a acusações de assédio moral, trazendo prejuízo à organização”, ressaltou.

Para desenvolver um bom plano de gestão do humor é preciso identificar momentos, locais, oportunidades e pessoas que possam ajudar na descontração do ambiente do trabalho. O palestrante sugeriu campanhas de endomarketing, inserção de temas como a importância do riso no alívio do stress, o estímulo a atitudes bem-humoradas e uma série de práticas de baixo custo, como introdução a uma forma diferente de pensar.

“Nessa empreitada é imprescindível contar com a liderança. O líder nem precisa ser bem-humorado! Basta permitir que o humor e a descontração fluam normalmente entre as equipes”, completou.

Página Semanal da ABRH-SP 24 de Março de 2013

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INSTITUCIONAL: ABRH-SP lança a Regional Metropolitana São Paulo Oeste

A ABRH-SP acaba de concluir mais uma etapa da ampliação da sua representatividade, e de seus associados, no estado de São Paulo com o lançamento da Regional Metropolitana São Paulo Oeste, que abrange a área geográfica composta pelas cidades de Barueri, Osasco, Jandira, Itapevi, Carapicuíba, Cotia, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus e Araçariguama, todas próximas à capital paulista.

O lançamento atende a uma demanda dos profissionais de Recursos Humanos da região, que, embora próximos à sede, encontram dificuldades de deslocamento para chegar à capital em razão dos problemas de mobilidade urbana decorrentes do trânsito de São Paulo. Com o início das atividades da nova unidade, eles poderão participar de iniciativas promovidas pela Associação, como eventos e Grupos de Estudo, com mais facilidade e comodidade.

Com a nova representação, passam a ser cinco as Regionais da ABRH-SP no estado: Baixada Santista, Campinas, Bauru, Ribeirão Preto e, agora, Metropolitana São Paulo Oeste. Já em funcionamento, a nova unidade segue o padrão das demais Regionais: tem a mesma estrutura funcional (veja quadro ao lado) e os mesmos deveres e atribuições, todos em consonância com os objetivos da ABRH-SP e de acordo com os princípios do Sistema ABRH.

 

“É apaixonante trabalhar pela causa de desenvolvimento e ver a valorização de nosso trabalho na gestão atual das Regionais da ABRH-SP, que têm crescido em número. Queremos prosseguir com o trabalho ao ampliar e capilarizar a conectividade de nossa associação junto ao público dos diferentes subsistemas de RH e em regiões distantes da capital”, explica João Marcelo Furlan, vice-presidente de Desenvolvimento e Expansão Regional da Associação. Ele lembra que o sistema de governança implementado pela a ABRH-SP acompanha de perto as atividades e a performance da Regionais através de KPIs (Key Performance Indicator).

Ainda segundo Furlan, a Associação prevê, no mínimo, o lançamento de uma nova unidade ainda neste ano.

Estrutura funcional

  • Diretor Regional: Fernando Lima

· Vice-Diretor/Marketing: Mário Faccioni Junior

· Diretor de Grupos de Estudo: Pedro Carneiro

· Diretor de Relações com Associados: João Carlos Zorzete

· Diretor Jurídico: Edmard Borges

Página Semanal da ABRH-SP 24 de Março de 2013

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O IMPACTO DAS ALTERAÇÕES NA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA, A QUALIFICAÇÃO DA MÃO-DE OBRA E O DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES DA BAIXADA SANTISTA E REGIÃO

Ontem, 20/03/2013, na sede do SINTRASAÚDE Sindicato dos Trabalhadores da Saúde – Santos, foi dado o ponta pé inicial no ciclo de eventos – Gestão em Dia, promovidos pela ABRH – Regional Baixada Santista e CIESP – Regional de Santos.

Os temas ligados à lei, normalmente a principio pode parecer maçante para os leigos, no entanto foi conduzido com leveza e de forma bem esclarecedora. A abordagem preventiva com foco na qualidade das relações humanas culminou com a apresentação do material da CNI Confederação Nacional da Indústria, com as 101 propostas para a modernização da relação empregado/empregador. Este trabalho é extraordinário e inovador.

Eu me senti muito feliz em acompanhar a apresentação e o debate dos Especialistas Dr. José Eduardo Pastore, Dr. Paulo Pimentel, Dr. Mauricio Cury, Dr. Wanderley Tedeschi, Ademir Pesta Vereador e Presidente da Sociedade Portuguesa de Beneficência e o Diretor da ABRH Regional Baixada Santista Roberto Martins.

O evento foi digno de Congresso, e devido ao tempo curto para a apresentação dos especialistas, o público saiu de lá querendo mais. Deixo aqui o registro de voltarmos com este assunto no 2º. Encontro de Gestão de Recursos Humanos da ABRH Regional Baixada Santista que acontecerá em outubro 2013.

 

Nadir Paes – Diretora de Comunicação e Marketing da ABRH Regional Baixada Santista

 

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Mesmo com mercado aquecido, faltam profissionais de tecnologia no Brasil

A popularização dos smartphones, aplicativos e outras tecnologias contribuiu para um aumento na demanda por profissionais de tecnologia da informação. Mesmo com o mercado aquecido, no entanto, tal procura excede a oferta de mão de obra no Brasil. A previsão é de que em 2015 a lacuna por profissionais capacitados em TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) chegue a 117,2 mil vagas, o que equivale a um excedente de 32% da oferta.

Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

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TEMAS EM DEBATE: Gestão do humor no ambiente de trabalho

As cobranças por produtividade e resultados têm aumentado a competição interna dentro das organizações e, consequentemente, o nível de estresse, os conflitos e doenças ocupacionais entre os colaboradores, o que gera, além de um ambiente de trabalho pesado, despesas operacionais e judiciais para as empresas.

“Nesse clima, algumas ações de integração pontuais e esporádicas passaram a ser ineficazes, não havendo a participação ativa dos empregados envolvidos. É sabido, porém, que a melhoria do humor está intimamente ligada ao aumento da saúde e da própria produtividade, à melhoria do clima interno, da imagem da empresa e da atração e retenção”, explica o palestrante do bom humor Marcelo Pinto.

Auto do livro Sorria, Você Está Sendo Curado, ele estará nesta quinta, na ABRH-SP, das 9 às 11 horas, para apresentar a palestra A Importância da Gestão do Humor no Ambiente de Trabalho (as inscrições já estão encerradas).

Mais informações: (11) 5505-0545

Página Semanal da ABHR-SP 17 de Março de 2013

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REGIONAIS: Reunião de alinhamento

Também na última quarta foi realizada a reunião com os representantes das Regionais da ABRH-SP. Participaram do encontro Roberto Martins, diretor geral da Baixada Santista, Tatiane Souza, diretora geral de Bauru, Elizabeth Souza, diretora geral de Campinas, Luciano Engel, vice-diretor de Campinas, Denise Lustri, diretora geral de Ribeirão Preto, Roberta Nunes Barbosa, gerente de Regionais, diretores da ABRH-SP, além de Mário Faccione Júnior e João Carlos Zorzete, representando a futura Regional Metropolitana São Paulo-Oeste, que vai englobar Barueri e cidades próximas.

De acordo com João Marcelo Furlan, vice-presidente de Desenvolvimento e Expansão Regional da Associação, a agenda da reunião incluiu a exposição do regimento interno e dos aspectos legais das Regionais, feita pelo diretor Jurídico Carlos Silva, os procedimentos para uso da marca ABRH-SP e a apresentação da programação de ações de cada unidade.

Página Semanal da ABRH-SP 17 de Março de 2013

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INSTITUCIONAL: Conselho Deliberativo dá início às atividades

Na quarta passada, foi promovida a primeira reunião do ano dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da ABRH-SP, cujos integrantes foram eleitos para o triênio 2013-2015. Os tópicos iniciais da pauta foram a apresentação do relatório da auditoria, que teve parecer emitido sem ressalvas pela consultoria Deloitte, e o orçamento para 2013, aprovado pelo Conselho. Outro item da reunião, a exposição do Planejamento Estratégico da Associação, foi apresentado pelos diretores responsáveis de cada área.

Os presentes também aprovaram a criação da Regional Metropolitana São Paulo Oeste, que abrangerá a área geográfica composta pelas cidades de Barueri, Osasco, Jandira, Itapevi, Carapicuíba, Cotia, Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus e Araçariguama (em breve serão divulgadas mais informações sobre a nova unidade da ABRH-SP no estado).

No início da reunião, Theunis Marinho, novo presidente do Conselho Deliberativo, falou das competências e atribuições do órgão (leia entrevista sobre o tema a seguir).

Gestão de Pessoas: Quais são as principais atribuições do Conselho?

Theunis Marinho: O artigo 34 do estatuto prevê nove atribuições. Destaco algumas delas, como zelar pelo cumprimento dos objetivos da ABRH-SP, de acordo com seus princípios e do Sistema Nacional ABRH; aprovar os atos normativos e o planejamento estratégico da diretoria executiva; aprovar o orçamento anual e eventuais modificações; após parecer do Conselho Fiscal, aprovar a escrituração contábil; e decidir sobre a conveniência de adquirir, alienar, transigir, hipotecar ou permutar bens patrimoniais.

GP: Qual é a importância do Conselho para a sustentabilidade da Associação?

TM: O Conselho tem uma incumbência de muita responsabilidade. Além de deliberar, existe uma tradição na ABRH-SP: o ambiente das nossas reuniões é sempre muito aberto para sugestões à diretoria executiva, além das atribuições formais. Portanto, todas opiniões e contribuições são sempre bem-vindas. 

GP: Pessoalmente, qual é o significado de presidir o Conselho?

TM: Foi minha atuação na área de RH, nos primeiros 13 anos de minha carreira, que sedimentou meu progresso na vida de executivo, me levando a atuar nas áreas de negócios, finanças e morar na Alemanha por quase 9 anos, até presidir a Bayer Polímeros S.A. aqui no Brasil, concomitantemente com a direção geral América Latina do Grupo de Negócios Plásticos de Engenharia do Grupo Bayer. Depois de muitos anos longe da área, volto agora com a missão de empenhar-me em retribuir um pouco do que recebi na minha experiência de RH. Sou muito grato a este meu passado. Em relação à gestão atual, posso dizer que, ao aceitar o convite da diretoria executiva para participar da sua reunião de planejamento estratégico, há poucas semanas, fui contagiado pelo entusiasmo da equipe. Trata-se de profissionais competentes e bem intencionados ao doar parte do seu tempo profissional para o bem da nossa ABRH-SP. Estou muito entusiasmado com o trabalho que temos pela frente.

Página Semanal da ABRH-SP 17 de Março de 2013

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ESTÁGIO: Oportunidades em Administração

O CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola está selecionando estudantes do primeiro ao quarto ano do curso de Administração, com noções de inglês e conhecimento do pacote Office, para estágio em empresas da capital paulista. As organizações oferecem bolsas-auxílio que variam entre R$ 360 e R$ 1,8 mil, para jornada de quatro e seis horas diárias, além dos demais benefícios previstos na Lei do Estágio, como recesso remunerado e auxílio transporte, Em alguns casos ainda são oferecidos auxílio-alimentação e possibilidade de efetivação.

Além destas, o CIEE tem diversas outras vagas. As áreas com mais oportunidades de estágio em oferta são: ensino médio, administração de empresas, direito, ciências contábeis, educação física, pedagogia, técnico em administração, publicidade e propaganda, turismo e ciência da computação.

Os interessados devem se cadastrar no site www.ciee.org.br

Página do Estado 10 de Março de 2013

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Indicadores

A Pesquisa Impex (Índice de Medida da Procura de Executivos), da consultoria Laerte Cordeiro, apurou terem sido oferecidas, em São Paulo, cerca de 520 oportunidades para profissionais de gerência e direção, de todas as áreas, durante o mês de fevereiro passado.

Esse número representa um crescimento de cerca de 30% sobre a oferta de empregos para executivos em janeiro deste ano e quase alcança a medida mensal anual da oferta em 2012 (558).

Por cargo, a maior parte das vagas de empregos foi para diretores/gerentes Comerciais, diretores/gerentes Administrativos, gerentes gerais, diretores/gerentes de Vendas, diretores/gerentes de Recursos Humanos, diretores/gerentes de Logística e diretores/gerentes de Tecnologia da Informação.

Os segmentos empresariais que mais recrutaram em fevereiro foram os de Saúde, Produtos de Consumo de Massa, de Comércio, Transportes, Engenharia, Confecções e Gráficas/Editoras.

Página Semanal da ABRH-SP 10 de Março de 2013

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Depoimentos

“A ABRH-SP atua como uma verdadeira usina geradora de inovações ao promover o compartilhamento de boas práticas de gestão e conceitos de RH entre os associados. Para nós da Sanofi, este trabalho é de enorme valor, pois nos ajuda a posicionar o RH de forma estratégica dentro da companhia.”
Pedro Pittella – Empresa SANOFIHead of Human Resources Sanofi Group Brazil
"Fazer parte da ABRH-SP está sendo muito bom, pois trouxe a oportunidade de acompanhar as novidades e trocar experiências com diversos executivos de RH, isto traz muito valor agregado"
Marcos Sousa - Empresa GOCILDiretor de RH e Jurídico na Gocil Segurança e Serviços
“Somos Associados ABRH-SP há um ano, as palestras que participamos na ABRH-SP tem nos ajudado a melhorar a gestão junto aos nossos colaboradores e entender que os mesmos são o centro para seguirmos em frente com a nossa companhia, temos muito carinho pela ABRH-SP, obrigado por tudo!”
João Paulo Lopes – Empresa MAZAGGerente de Recursos Humanos Agência Mazag

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