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INSTITUCIONAL – Aproveite os benefícios de se associar à ABRH-SP

São vários os benefícios que os profissionais de Recursos Humanos podem desfrutar ao se associar à ABRH-SP. Além da óbvia ampliação do networking, ao conviver com profissionais experientes e de destaque da área de RH, um dos principais é o desconto de 40% nas inscrições do CONARH ABRH, o mais importante evento de gestão de pessoas da América Latina, que neste ano completa 40 edições.

Há ainda a participação gratuita nos eventos e nos Grupos de Estudos (veja reportagem acima) promovidos pela entidade tanto na sede quanto nas suas Regionais (Baixada Santista, Bauru, Campinas, Metropolitana Oeste e Ribeirão Preto).

A lista de benefícios inclui descontos em cursos, seminários e workshops organizados por parceiros e apoiados pela Associação, descontos em cursos de pós-graduação e MBAs, além da assinatura gratuita das revistas Melhor – Gestão de Pessoas, Profissional & Negócios, T&D e Ser Mais.

Para conhecer os demais benefícios e as outras vantagens de se associar à ABRH-SP, consulte o site www.abrhsp.org.br ou ligue para (11) 5505-0545.

 

Página Semanal ABRH-SP – 02 de março

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DESENVOLVIMENTO – Grupos de Estudos trazem novos temas e novos desafios

O evento de apresentação da temporada 2014 dos Grupos de Estudos da ABRH-SP foi realizado na quarta-feira passada, na sede da entidade, para que os interessados em participar da atividade – as inscrições continuam abertas para a maioria dos temas – pudessem conhecer os grupos deste ano.

Durante o evento, foram destacadas as novidades desta edição. A primeira delas é a mudança na coordenação geral dos grupos, realizados na sede e pelas Regionais. Diretora da atividade desde o seu lançamento em 2007, Patricia Buzolin deixou a função, que agora passa a ser ocupada pela conselheira da ABRH-SP e sócia-diretora do IPO – Instituto de Psicologia Organizacional Ana Maria de Freitas.

Entusiasta da atividade, Ana Maria foi integrante da primeira edição dos grupos e facilitadora de temas em São Paulo e Jundiaí nos anos seguintes. “O desafio deste ano é integrar mais os Grupos de Estudos, definindo uma linha mestra para que todos trabalhem em nome da ABRH-SP. Também pretendemos nos aproximar do público universitário”, assinalou Ana Maria durante o evento.

Outra novidade deste ano é a inclusão de novos grupos na sede: Humanizar para Gerar Melhores Resultados Organizacionais, Planejamento de Carreira e Resiliência (saiba mais sobre o conteúdo abaixo). Todos os grupos realizarão oito encontros, de duas horas cada um, de março a outubro/novembro. Para participar dos grupos, é preciso ser associado da ABRH-SP (tanto Pessoa Física como Jurídica) e estar em dia com a anuidade.

Mais informações: (11) 5505-0545 ou [email protected]

 

Conheça os grupos de 2014:

 

Coaching I – Facilitadoras: Cassia Resende e Lídia Pagni

Coaching II – Facilitadora: Lídia Pagni

Objetivo: Introduzir e ampliar o conhecimento do coaching, aprofundar fundamentações teóricas, discutir ferramentas de assessment, identificar competências e compartilhar experiências.

 

Estratégias para Aquisição e Retenção de Talentos – Facilitadores: Natália Hungaro e Ricardo Herreira

Objetivo: Analisar e discutir estratégias e práticas para adquirir e reter “talentos” nas organizações.

 

Gerindo Equipes de Alto Desempenho – Facilitadoras: Gabriela Azevedo e Marta Rodriguez Freire

Objetivo: Discutir a gestão de equipes de alto desempenho no atual mundo competitivo que demanda organizações que aprendam a maximizar o desempenho de suas equipes e, assim, alcançar vantagem no mercado.

 

Gestão de Cultura e Comunicação Empresarial – Facilitador: Silvio Celestino

Objetivo: Fazer com que os participantes entrem em contato com a literatura sobre o assunto e possam analisar como a cultura da empresa apoia sua estratégia ou dificulta sua implementação.

 

Humanizar para Gerar Melhores Resultados Organizacionais – Facilitadoras: Lídia Pagni e Susanne Andrade

Objetivo: Discutir temas que impactam positivamente na humanização das relações no trabalho como caminho para o resgate da motivação na vida e carreira e consequente conquista de resultados de excelência nas empresas.

 

Liderança e Sucessão – Facilitadores: Luciano Faber e Marcela Niemayer

Objetivo: Estudar e debater temas relacionados à liderança que podem ajudar as organizações na formação e no desenvolvimento de líderes mais estratégicos.

 

Novas Tendências de Contrato de Trabalho e Remuneração – Facilitadores: Carlos Prado e Fabiana Soares

Objetivo: Aprofundar o conhecimento sobre as novas tendências de contrato e jornada de trabalho e sobre as metodologias de remuneração, promovendo discussões sobre as melhores práticas adotadas pelo mercado.

 

Planejamento de Carreira – Facilitadoras: Márcia Fonseca Vieira e Yara Leal

Objetivo: Olhar os dois lados do tema: como o profissional pode encontrar caminhos dentro da empresa para atingir seus objetivos e como a empresa pode contribuir para o crescimento de seus profissionais.

 

Resiliência – Facilitadores: George Barbosa e João Marcos Varella

Objetivo: Estudar e discutir como trabalhar a combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades nas organizações.

 

Tendências em Educação Corporativa – Facilitadoras: Flávia D´Urbano e Jaqueline Cerqueira

Objetivo: Discutir quais as tendências em educação corporativa, quais os desafios e que soluções têm sido aplicadas pelas empresas e qual o papel da tecnologia nesse contexto, entre outras questões.

 

Página Semanal ABRH-SP – 02 de março

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Cai a confiança dos empresários

Segundo a pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) ficou em 52,4 pontos em fevereiro. O valor é 0,7 ponto percentual inferior ao de janeiro e 5,7 pontos menor do que o de fevereiro do ano passado.

A queda registrada neste mês, a terceira consecutiva, é resultado, especialmente, da redução da confiança entre os empresários de médias e grandes indústrias. O ICEI caiu 1,1 ponto nas grandes empresas e 0,6 ponto nas médias. Na indústria de transformação, por exemplo, ficou abaixo de 50 pontos nos setores de veículos automotores, calçados e suas partes e borracha. 


Fonte: O Estado de São Paulo – 23/02/2014

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DESENVOLVIMENTO: Professores fazem a diferença no curso sobre sustentabilidade em RH

Em uma aula, Vicky Bloch, sócia da consultoria Vicky Bloch Associados, fala sobre os principais desafios da sustentabilidade em RH. Na outra, Mozart Neves Ramos, membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, dá um panorama da educação pública brasileira. Na abertura, a vice-presidente de RH da Avon, Alessandra Ginante, e a diretora de RH da Mendes Júnior, Lívia Santana, participam de uma mesa redonda sobre a relevância da área de RH no contexto atual e no futuro das organizações.

Esses são alguns dos temas e professores/facilitadores de renome que fazem a diferença da segunda edição do curso O que a sustentabilidade tem a ver com a gestão do RH?, promovido pela ABRH-SP e a ABRH-Nacional (a programação completa está disponível no site www.abrhsp.org.br).

As aulas terão início em 18 de março e término em 23 de setembro. Serão 14 encontros quinzenais, realizados das 8h30 às 13 horas, na sede da ABRH-SP, com carga horária total de 56 horas. 

Inscrições: (11) 5505-0545


Fonte: O Estado de São Paulo – 23/02/2014

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MERCADO DE TRABALHO: Vagas temporárias chegaram a 297 mil em 2013

No ano passado foram abertas 297 mil vagas temporárias em todo o país para atender à movimentação comercial ocasionada pela chegada de datas especiais, como Páscoa, Dia das Mães, Natal e férias de verão. O levantamento foi feito pelo Sindicato das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem) em parceria com a Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado (Fenaserhtt).

As oportunidades estiveram concentradas no comércio e na indústria. O segmento de lazer e entretenimento também contratou temporários para o período de férias de verão.

Ainda de acordo com o levantamento, do total, 29,4 mil trabalhadores temporários foram efetivados pela empresa contratante. “É um período que agrega experiência profissional ao currículo e ainda funciona como porta de entrada para o mercado de trabalho, pois o desempenho é acompanhado de perto pelo empregador. Quem se destaca é efetivado”, avalia a diretora de comunicação do Sindeprestem Maria Olinda Maran Longuini.

Presidente da Fenaserhtt e do Sindeprestem, Vander Morales lembra que o trabalho temporário é regulamentado por lei específica (nº. 6.019/74), que assegura o cumprimento dos direitos trabalhistas. “O temporário tem os mesmos direitos do efetivo, como salário equivalente, jornada de 8 horas, recebimento de horas extras, adicional por trabalho noturno, repouso semanal remunerado, férias proporcionais, 1/3 de férias, 13º salário e proteção previdenciária. As exceções são o aviso prévio e recebimento da multa de 40% sobre o FGTS.”

O contrato é firmado entre o trabalhador e uma empresa do setor de trabalho temporário autorizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Por lei, pode ter duração máxima de três meses, com direito à prorrogação por igual período.

 

Fonte: O Estado de São Paulo – 23/02/2014

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QUALIFICAÇÃO: Programa de capacitação profissional do governo de SP já atendeu 140 mil pessoas

Um dos principais entraves à competitividade das empresas brasileiras, e por consequência do país, é a falta de qualificação dos trabalhadores nos mais diferentes níveis. Por isso, iniciativas nesse sentido, tanto do setor público como privado, são sempre bem-vindas. Um exemplo é o Programa Via Rápida Emprego. Desde que foi lançado em julho de 2011, tem oferecido capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio.

A ação do governo do Estado de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, já recebeu investimentos de R$ 290 milhões e qualificou mais de 140 mil pessoas nos 645 municípios paulistas.

Os cursos são definidos de acordo com as demandas regionais. O programa oferece mais de 150 opções nas áreas da construção civil, comércio, indústria, transporte, agricultura e prestação de serviços. Cursos voltados para as áreas administrativas, de informática e técnica de vendas são hoje os de maior receptividade entre aqueles que procuram o Via Rápida Emprego.

“Como as capacitações são intensivas, com duração de no máximo três meses, o aluno consegue concluir o curso rapidamente e se candidatar às oportunidades de emprego”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Garcia. 

Há também cursos criados para atender a demandas específicas, como é o caso das 80 mil vagas de cursos de inglês e espanhol, na modalidade de ensino a distância, disponibilizadas neste primeiro semestre para suprir as necessidades de domínio dos idiomas decorrentes do afluxo de turistas para a Copa do Mundo de Futebol (as inscrições estão disponíveis no site www.viarapida.sp.gov.br). Também há cursos específicos para pessoas com deficiência e para pró-egressos do sistema penitenciário em regime semiaberto.

Nos cursos regulares, as aulas são ministradas de segunda à sexta (podendo estender-se aos sábados) em unidades fixas do Via Rápida Emprego, que estão localizadas em regiões estratégicas do Estado de São Paulo, e em unidades móveis (carretas) estruturadas com laboratórios e espaços adequados para a qualificação do trabalhador. Há ainda aulas nas Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e em outras instituições contratadas pelo governo do Estado. “Para este ano, está previsto o aumento de vagas, de cursos e unidades móveis do programa”, antecipa o secretário.

Para participar dos cursos, é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo. O nível de escolaridade e idade varia de curso para curso. A secretaria avalia se os candidatos têm o perfil para participar das aulas, de acordo com critérios de idade, escolaridade e renda familiar. A preferência é por desempregados; candidatos com maior idade; com baixa escolaridade; mulheres arrimo de família; e candidatos com maiores encargos familiares. Os alunos têm uma bolsa auxílio que pode chegar a R$ 460,00.

 

 

Parceria com o CIEE

O CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola também é parceiro do programa. Em dezembro de 2013, o CIEE inaugurou seu Centro de Capacitação Técnica, no bairro da Mooca, na capital paulista, para ministrar cursos gratuitos de preparação profissional em parceria com o Via Rápida e o Centro Paula Souza. Neste ano, serão oferecidas no local 2 mil vagas do programa.

No mesmo espaço, também será instalado um posto de atendimento para cadastrar e encaminhar jovens a vagas de estágio e aprendizagem nas empresas. 


Fonte: O Estado de São Paulo – 23/02/2014

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5 mil oportunidades de estágio na Expo CIEE

Também já estão abertas as inscrições gratuitas para a 17ª Feira do Estudante – Expo CIEE 2014, que será realizada de 25 a 27 de abril, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP). Organizador do evento, o CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola espera 65 mil visitantes na feira.

Quem for à Expo CIEE poderá se candidatar a 5 mil vagas de estágio e 2 mil de aprendizagem e também visitar 70 estandes de empresas, instituições de ensino e órgãos públicos que oferecerão seus serviços e novidades em cursos e carreiras.  

Inscrições prévias: www.ciee.org.br/expociee 

 

Página Semanal ABRH-SP – 16 de fevereiro

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DESENVOLVIMENTO – Inscrições abertas para o curso sustentabilidade em RH

Ainda estão abertas as inscrições para a segunda edição do curso O que a sustentabilidade tem a ver com a gestão do RH?, promovido pela ABRH-SP em parceria com a ABRH-Nacional. As aulas terão início em 18 de março e término em 23 de setembro.

Vários profissionais de renome já confirmaram a participação como professores/facilitadores dos encontros. Entre eles, Alessandra Ginante, vice-presidente de RH da Avon; Vicky Bloch, sócia da consultoria Vicky Bloch Associados; Magnus Ribas Apostólico, diretor de Relações do Trabalho da Febraban; Lívia Souza Santana, diretora de RH da Mendes Júnior; e José Eduardo Pastore, assessor jurídico da Fiesp.

 

O inscritos participarão de 14 encontros quinzenais, sempre realizados das 8h30 às 13 horas, na sede da ABRH-SP, com carga horária total de 56 horas. O conteúdo será transmitido em três módulos: Visão geral sobre sustentabilidade; Brasil – Agenda social que impacta na área de RH; e Sustentabilidade aplicada à gestão de RH.

Inscrições: (11) 5505-0545 ou www.abrhsp.org.br

 

Página Semanal ABRH-SP – 16 de fevereiro

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EVENTO – Impactos do trabalho a distância na gestão de pessoas

A fim de discutir como o trabalho a distância tem mudado o dia a dia dos profissionais, das empresas e da sociedade, a ABRH-Nacional vai promover, com a copromoção da ABRH-SP e o apoio da Sobratt – Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividade, o I Fórum ABRH-Nacional de Teletrabalho.

Programado para 29 e 30 de maio no Auditório Abril (Avenida das Nações Unidas, 7221), na capital paulista, o evento, que terá como tema central Trabalho a Distância e Tecnologia Inovando a Gestão de Pessoas, vai abordar os problemas de mobilidade urbana, liderança e gestão a distância, e dar dicas de uma implantação segura da modalidade. Aspectos legais, trabalhistas e sindicais na implantação do trabalho a distância e a visão do Judiciário também serão temas de discussão.

“A programação prevê uma amplitude muito interessante de debates, pois envolverá a área pública, curiosamente hoje uma das mais estimuladas a aderir ao trabalho a distância, especialmente o home office, e, também, a apresentação de experiências bem-sucedidas da área privada”, assinala o diretor Jurídico da ABRH-Nacional Wolnei Tadeu Ferreira. “Teremos ainda a participação de especialistas internacionais, que irão mostrar como o assunto se encontra em outros países.”

 

Inscrições: (11) 3138-3420 ou [email protected]

 

Página Semanal ABRH-SP – 16 de fevereiro

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INSTITUCIONAL – Aberta a temporada 2014 dos Grupos de Estudos da ABRH-SP

Criados em 2007, os Grupos de Estudos da ABRH-SP são, atualmente, uma das principais atividades da Associação, tanto na sede como nas suas Regionais, pelo valor das ideias discutidas durante os encontros e pelo networking que proporcionam aos seus participantes. No ano passado, os grupos tiveram uma média de 25 profissionais em São Paulo; 12 em Campinas; 8 em Jundiaí; e 24 na Baixada Santista.

 

As inscrições para os grupos deste ano já estão abertas. Para participar, é preciso ser associado da ABRH-SP (tanto Pessoa Física como Jurídica), estar em dia com a anuidade e fazer uma inscrição prévia que será confirmada por e-mail (basta solicitar a ficha pelo e-mail [email protected]). Os inscritos deverão ter pelo menos 60% de participação nas reuniões mensais para receber o certificado no final do ano.

 

Nesta edição serão organizados 27 grupos em São Paulo e nas Regionais Baixada Santista, Bauru, Campinas e Metropolitana Oeste, além de Jundiaí (veja o quadro ao lado). Em todos eles, serão discutidos os principais conceitos e tendências de assuntos relacionados à gestão de pessoas, como aquisição e retenção de talentos, planejamento de carreira, liderança e sucessão, tendências em educação corporativa, responsabilidade social, novas tendências em remuneração e gestão de equipes de alto desempenho.

 

Para apresentar os temas e as novidades deste ano serão realizadas reuniões de abertura dos grupos de São Paulo (dia 26/02, das 19h às 21h na sede da ABRH-SP); de Bauru (amanhã, das 19h30 às 22h, no Sesi Clube); de Campinas e Jundiaí (dia 20/03, das 8h às 12h, no Auditório da Uniodonto), e da Baixada Santista (dia 12/03, às 19h30, no Auditório do Vistamar Premium Offices).   

 

Mais informações: (11) 5505-0545

 


 
 

Página Semanal ABRH-SP – 16 de fevereiro

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REGIONAIS – Feira do Emprego em Santos

A Regional Baixada Santista da ABRH-SP e a prefeitura de Santos apoiam a realização da 3ª Feira do Emprego de Santos, evento que acontece nos dias 17 e 18 de fevereiro, das 9 às 16 horas, no Mercado Municipal (Praça Iguatemi Martins, s/nº, Centro). O público esperado é de 10 mil pessoas, entre profissionais que buscam colocação ou recolocação no mercado de trabalho e estudantes, bem como empreendedores e empregadores que procuram mão de obra qualificada.

Durante os dois dias, a Regional promoverá palestras para esclarecimento e aperfeiçoamento de questões pertinentes às relações de trabalho, emprego e capacitação profissional. Também serão oferecidos serviços como cadastramento de currículos, orientação profissional e apresentação de cursos de formação e qualificação para o trabalho.

 

Página Semanal ABRH-SP – 09 de fevereiro

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PESQUISA – Pacote completo sobre remuneração

A ABRH-SP, em parceria com a Wiabiliza Soluções Empresariais e com o apoio de suas Regionais, acaba de lançar a primeira versão da Pesquisa de Remuneração, Benefícios e Práticas de RH Online do Estado de São Paulo. Trata-se de um pacote completo de informações para o gestor de Recursos Humanos que abrangerá salários nominais (base), remuneração variável, benefícios e práticas e indicadores de RH.

Com os resultados da pesquisa, as empresas participantes, associadas ou não à ABRH-SP, poderão comparar e repensar suas práticas de cargos, salários e benefícios de forma a adequar-se ao momento atual e a realizar projeções com base na expectativa de negócio e do mercado. As informações serão levantadas com profissionais de RH das próprias empresas participantes.


Informações: (11) 5584-8570, (Wiabiliza), (11) 5505-0545 (ABRH-SP/sede) e (19) 3294-3307 (ABRH-SP/Regionais)

 

Página Semanal ABRH-SP – 09 de fevereiro

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