Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

DESENVOLVIMENTO – Inscrições abertas para o curso sustentabilidade em RH

Ainda estão abertas as inscrições para a segunda edição do curso O que a sustentabilidade tem a ver com a gestão do RH?, promovido pela ABRH-SP em parceria com a ABRH-Nacional. As aulas terão início em 18 de março e término em 23 de setembro.

Vários profissionais de renome já confirmaram a participação como professores/facilitadores dos encontros. Entre eles, Alessandra Ginante, vice-presidente de RH da Avon; Vicky Bloch, sócia da consultoria Vicky Bloch Associados; Magnus Ribas Apostólico, diretor de Relações do Trabalho da Febraban; Lívia Souza Santana, diretora de RH da Mendes Júnior; e José Eduardo Pastore, assessor jurídico da Fiesp.

 

O inscritos participarão de 14 encontros quinzenais, sempre realizados das 8h30 às 13 horas, na sede da ABRH-SP, com carga horária total de 56 horas. O conteúdo será transmitido em três módulos: Visão geral sobre sustentabilidade; Brasil – Agenda social que impacta na área de RH; e Sustentabilidade aplicada à gestão de RH.

Inscrições: (11) 5505-0545 ou www.abrhsp.org.br

 

Página Semanal ABRH-SP – 16 de fevereiro

{module compartilhar}

EVENTO – Impactos do trabalho a distância na gestão de pessoas

A fim de discutir como o trabalho a distância tem mudado o dia a dia dos profissionais, das empresas e da sociedade, a ABRH-Nacional vai promover, com a copromoção da ABRH-SP e o apoio da Sobratt – Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividade, o I Fórum ABRH-Nacional de Teletrabalho.

Programado para 29 e 30 de maio no Auditório Abril (Avenida das Nações Unidas, 7221), na capital paulista, o evento, que terá como tema central Trabalho a Distância e Tecnologia Inovando a Gestão de Pessoas, vai abordar os problemas de mobilidade urbana, liderança e gestão a distância, e dar dicas de uma implantação segura da modalidade. Aspectos legais, trabalhistas e sindicais na implantação do trabalho a distância e a visão do Judiciário também serão temas de discussão.

“A programação prevê uma amplitude muito interessante de debates, pois envolverá a área pública, curiosamente hoje uma das mais estimuladas a aderir ao trabalho a distância, especialmente o home office, e, também, a apresentação de experiências bem-sucedidas da área privada”, assinala o diretor Jurídico da ABRH-Nacional Wolnei Tadeu Ferreira. “Teremos ainda a participação de especialistas internacionais, que irão mostrar como o assunto se encontra em outros países.”

 

Inscrições: (11) 3138-3420 ou [email protected]

 

Página Semanal ABRH-SP – 16 de fevereiro

{module compartilhar}

INSTITUCIONAL – Aberta a temporada 2014 dos Grupos de Estudos da ABRH-SP

Criados em 2007, os Grupos de Estudos da ABRH-SP são, atualmente, uma das principais atividades da Associação, tanto na sede como nas suas Regionais, pelo valor das ideias discutidas durante os encontros e pelo networking que proporcionam aos seus participantes. No ano passado, os grupos tiveram uma média de 25 profissionais em São Paulo; 12 em Campinas; 8 em Jundiaí; e 24 na Baixada Santista.

 

As inscrições para os grupos deste ano já estão abertas. Para participar, é preciso ser associado da ABRH-SP (tanto Pessoa Física como Jurídica), estar em dia com a anuidade e fazer uma inscrição prévia que será confirmada por e-mail (basta solicitar a ficha pelo e-mail [email protected]). Os inscritos deverão ter pelo menos 60% de participação nas reuniões mensais para receber o certificado no final do ano.

 

Nesta edição serão organizados 27 grupos em São Paulo e nas Regionais Baixada Santista, Bauru, Campinas e Metropolitana Oeste, além de Jundiaí (veja o quadro ao lado). Em todos eles, serão discutidos os principais conceitos e tendências de assuntos relacionados à gestão de pessoas, como aquisição e retenção de talentos, planejamento de carreira, liderança e sucessão, tendências em educação corporativa, responsabilidade social, novas tendências em remuneração e gestão de equipes de alto desempenho.

 

Para apresentar os temas e as novidades deste ano serão realizadas reuniões de abertura dos grupos de São Paulo (dia 26/02, das 19h às 21h na sede da ABRH-SP); de Bauru (amanhã, das 19h30 às 22h, no Sesi Clube); de Campinas e Jundiaí (dia 20/03, das 8h às 12h, no Auditório da Uniodonto), e da Baixada Santista (dia 12/03, às 19h30, no Auditório do Vistamar Premium Offices).   

 

Mais informações: (11) 5505-0545

 


 
 

Página Semanal ABRH-SP – 16 de fevereiro

{module compartilhar}

 

REGIONAIS – Feira do Emprego em Santos

A Regional Baixada Santista da ABRH-SP e a prefeitura de Santos apoiam a realização da 3ª Feira do Emprego de Santos, evento que acontece nos dias 17 e 18 de fevereiro, das 9 às 16 horas, no Mercado Municipal (Praça Iguatemi Martins, s/nº, Centro). O público esperado é de 10 mil pessoas, entre profissionais que buscam colocação ou recolocação no mercado de trabalho e estudantes, bem como empreendedores e empregadores que procuram mão de obra qualificada.

Durante os dois dias, a Regional promoverá palestras para esclarecimento e aperfeiçoamento de questões pertinentes às relações de trabalho, emprego e capacitação profissional. Também serão oferecidos serviços como cadastramento de currículos, orientação profissional e apresentação de cursos de formação e qualificação para o trabalho.

 

Página Semanal ABRH-SP – 09 de fevereiro

{module compartilhar}

PESQUISA – Pacote completo sobre remuneração

A ABRH-SP, em parceria com a Wiabiliza Soluções Empresariais e com o apoio de suas Regionais, acaba de lançar a primeira versão da Pesquisa de Remuneração, Benefícios e Práticas de RH Online do Estado de São Paulo. Trata-se de um pacote completo de informações para o gestor de Recursos Humanos que abrangerá salários nominais (base), remuneração variável, benefícios e práticas e indicadores de RH.

Com os resultados da pesquisa, as empresas participantes, associadas ou não à ABRH-SP, poderão comparar e repensar suas práticas de cargos, salários e benefícios de forma a adequar-se ao momento atual e a realizar projeções com base na expectativa de negócio e do mercado. As informações serão levantadas com profissionais de RH das próprias empresas participantes.


Informações: (11) 5584-8570, (Wiabiliza), (11) 5505-0545 (ABRH-SP/sede) e (19) 3294-3307 (ABRH-SP/Regionais)

 

Página Semanal ABRH-SP – 09 de fevereiro

{module compartilhar}

DESENVOLVIMENTO – Segunda edição do curso sobre sustentabilidade em RH tem conteúdo ampliado e novos facilitadores

“Participar da primeira edição do curso O que a sustentabilidade tem a ver com a gestão do RH? [promovido pela ABRH-SP e a ABRH-Nacional no final do ano passado] foi uma experiência muito gratificante e inspiradora. O curso propiciou uma visão ampla e reflexões sobre temáticas importantes do contexto global que o profissional de RH precisa compreender para ter uma atuação estratégica nas organizações e na sociedade”, avalia a executiva de Recursos Humanos e master coach Cassia Cordaro.

Segundo ela, as aulas contaram com profissionais que são referência nacional na sua área de atuação por seu conhecimento e pela competência do trabalho desenvolvido em organizações privadas e em trabalhos sociais. “Recomendo o curso para todos os profissionais que querem fazer a diferença no trabalho e na vida de outras pessoas”, acrescenta Cassia. 

Justamente para ampliar essa discussão sobre o RH sustentável e sensibilizar mais profissionais da área para o tema, a ABRH-SP e a ABRH-Nacional estão lançando a segunda edição do curso, que terá início em 18 de março e término em 23 de setembro. Serão 14 encontros quinzenais, realizados das 8h30 às 13 horas, na sede da ABRH-SP, com carga horária total de 56 horas. 

Entre os professores/facilitadores estão Alessandra Ginante, vice-presidente de RH da Avon; Vicky Bloch, sócia da consultoria Vicky Bloch Associados; Magnus Ribas Apostólico, diretor de Relações do Trabalho da Febraban; Lívia Souza Santana, diretora de RH da Mendes Júnior; Roberto Mazzaferro Ehlers, diretor de graduação do Centro Universitário Senac; José Eduardo Pastore, assessor jurídico da Fiesp; Silvio Celestino, sócio-fundador da Alliance Coaching; os consultores organizacionais Flávia Feitosa (Nile Consultoria), Ney Silva e Vicente Gomes (Corall Consultoria); além das coordenadoras do curso Lilian Guimarães, diretora de Responsabilidade Social da ABRH-SP; Françoise Trapenard, diretora de Desenvolvimento Sustentável da ABRH-Nacional; e Denise Asnis, consultora organizacional.


Programa e conteúdo

O programa do curso, que pretende inspirar profissionais de RH a olharem a sua função de uma perspectiva mais ampla e inclusiva, se organizará ao redor de três módulos (veja quadro). Já o processo de aprendizagem seguirá três pilares: conteúdo qualificado sobre o tema com palestrantes de renome na área, interação e troca de experiências entre os participantes e material de leitura e aprofundamento fornecido ao longo do programa.

Como novidade, a aplicação do conteúdo também acontecerá por meio da construção de um case, no qual os participantes serão estimulados a criar uma empresa e, a partir dela, definir o modelo de atuação de um RH sustentável.

 

Módulos do curso 

• Módulo 1: Visão geral sobre sustentabilidade

Objetivo: alinhar o conhecimento dos participantes sobre o tema, apresentar a evolução da sustentabilidade no tempo e refletir sobre as tendências futuras na sociedade e nas organizações.

• Módulo 2: Brasil – Agenda social que impacta na área de RH

Objetivo: discutir o estágio atual da educação pública, de políticas no campo dos direitos humanos e do mundo do trabalho, buscando ampliar o olhar sobre o contexto nacional e suas implicações na área de RH.

• Módulo 3: Sustentabilidade aplicada à gestão de RH

Objetivo: refletir sobre as evoluções necessárias nos modelos e processos de Recursos Humanos para implantação de um RH sustentável. Aplicação do conteúdo em um case que materializa para os participantes os tópicos discutidos.

 

Informações e inscrições: (11) 5505-0545 ou www.abrhsp.org.br

 

Página Semanal ABRH-SP – 09 de fevereiro

{module compartilhar}

Palestra abre os Grupos de Estudos em Bauru

Edna Bedani, Diretora de Conhecimento e Aprendizado da ABRH-SP faz a abertura do Grupo de Estudos, Consultoria Interna, em Bauru.
Os grupos foram criados em 2007 em São Paulo e hoje são realizados em mais 7 cidades através de nossas Regionais.
Esta atividade é um benefício de associado, que permite ampliar não só o conhecimento como networking.

O encontro será no próximo dia 17/02, à partir das 18h, no Sesi Clube. 

Inscrições e informações: (14) 30118729 ou [email protected]


Seja um associado e participe! A comunidade de RH só fica completa com a sua participação.

Acesse: www.abrhsp.org.br ou envie um e-mail para [email protected] e solicite uma proposta. Estamos esperando o seu contato!

Indicadores – 02/02/2014

Desafios do CEO moderno

Produzida pela consultoria DOM Strategy Partners em parceria com a revista Consumidor Moderno, a pesquisa “Os desafios do CEO moderno e os instrumentos estratégicos que funcionam” apontou os principais instrumentos de gestão utilizados pelos CEOs no Brasil. Foram ouvidos 181 líderes das principais empresas do país, no período de junho a agosto de 2013. Para cada desafio identificado como um obstáculo, a pesquisa elencou as três ferramentas mais utilizadas pelos CEOs com base no número de incidências e respostas.

A seguir, alguns dos resultados:

• No desafio “Tratar o colaborador como se fosse um cliente”, 72% apostam na capacitação e no desenvolvimento de profissionais; 70% confiam no bom clima organizacional; e 51% investem em partnership ou remunerações variáveis.

• No desafio “Guardião da missão, valores e marcas corporativas”, 71% apostam na cultura corporativa; 62% confiam no branding; e 60% investem na liderança pelo exemplo.

• Já no desafio, “Gerar resultados e valor para a empresa”, 83% apostam no planejamento estratégico; 77% confiam no EVA (Economic Value Added); e 59% investem no EVM (Value Management) ou IAM (Intelectual Asset Management).

• Por sua vez, no desafio “Operar de forma sustentável”, 73% apostam em compliance; 61% confiam em responsabilidade social; e 53% investem em sustentabilidade Triple Bottom Line.

 

Página ABRH-SP Campinas – 02 de fevereiro

{module compartilhar}

ABRH SP define plano de ação para 2014

            A diretoria executiva da ABRH-SP realizou neste mês sua reunião anual de planejamento estratégico.  O encontro deste ano foi conduzido pelos facilitadores Antonio Nápole e Vladimir Olarte da Kaiser Consultoria, que contribuíram para a elaboração do plano de ação de 2014. Foram definidas ações para aumentar o número de associados e a presença regional da Associação; implementar novos serviços para os associados; solidificar a posição da entidade como referência na comunidade de Recursos Humanos; ampliar a sua influência nas políticas públicas; além de planos de governança e gestão, captação de recursos e sustentabilidade. Participaram do encontro os gestores da entidade e os diretores das Regionais Baixada Santista, Bauru, Campinas e Ribeirão Preto. Ao longo dos próximos meses, as ações serão divulgadas nas páginas do Correio Popular e nas demais mídias da ABRH-SP, como site e Facebook.

 

Página ABRH-SP Campinas – 02 de fevereiro

{module compartilhar}

 

Entrevista da semana – Fernando Tourinho – Diretor de RH da Robert Bosch

1 – Sua empresa já preparou o Planejamento Estratégico para 2014, e qual a importância do PE para a empresa?

            Sim. Nosso planejamento estratégico é de médio e longo prazo. Revisado anualmente, ele contém informações detalhadas para um período futuro de dois anos. O PE é de extrema importância na gestão dos nossos negócios, por exemplo, por compreender passos concretos que necessitamos rumo à nossa Visão. Ele direciona as principais ações da empresa, sendo, portanto, base para definição e desdobramento de metas, avaliações e remuneração variável de todos os nossos colaboradores. 

2 – Como é a participação do RH na confecção e implementação dá estratégia dos negócios?

            O RH participa em duas frentes distintas. Na primeira, como as demais áreas da empresa, planeja pessoas da área, recursos necessários, que entrarão na formação do Budget da empresa. É numa segunda frente que o RH desempenha o seu principal papel. Com uma contribuição ímpar, o RH desenha as necessidades futuras de pessoas a partir do cenário de negócios da empresa: onde, quando e com que competências e habilidades precisamos de novas pessoas.  Por outro lado, gestores fazem anualmente avaliações individuais de desempenho, atingimento de metas e mapeamento de potenciais com os seus colaboradores, que, reunidas, permitem uma compreensão de pessoas que deixarão suas posições atuais (por ex: aposentadoria planejada), serão desenvolvidos em outras áreas, bem como de potencias que poderão ocupar posições existentes ou novas da organização. Entre outras funções, o RH também é o provedor de diferentes informações necessárias à confecção e à aplicação da estratégia, tais como o desenvolvimento dos custos de pessoal, além disso, participa na análise e na condução do processo de aquisição de um novo negócio, de uma nova empresa ou do estabelecimento de uma nova fábrica.  

3 – Como engajar os colaboradores para colocar em prática o planejamento estratégico na empresa? 

            Dentre outras formas de motivação, talvez a mais eficaz seja o envolvimento deles na estratégia da empresa. Cada colaborador deve entender claramente a estratégia da empresa e o que ela significa para ele em suas atividades. Mais que isso, em que aspecto da estratégia a contribuição dele é única à organização. Por outro lado, a empresa deve proporcionar recursos apropriados e juntos, empresa e colaborador, devem garantir medidas de desenvolvimento necessárias ao cumprimento da estratégia e ao alcance das metas envolvidas. O colaborador deve participar ativamente e ser informado frequentemente sobre onde estamos bem e, também, onde precisamos melhorar no desenvolvimento da estratégia. Por fim, o reconhecimento dos sucessos deve ser compartilhado de maneira eficaz, através, por exemplo, de feedbacks e um programa de remuneração atrelado a resultados.

 

Página ABRH-SP Campinas – 02 de fevereiro

{module compartilhar}

ARTIGO – Pulei sete ondas. E agora?

31 de dezembro, meia-noite! Grande empolgação!

Nosso coração bateu mais forte, repleto de esperança e otimismo. “2014 vai ser ainda melhor!” E, para tanto, fizemos tudo como mandam as tradições: pular sete ondas, guardar as sementes de romã, folha de louro na carteira e outras simpatias recomendadas.

Além disso, sonhos e desejos! Muitos deles estão ligados à área profissional: promoção na empresa atual, novo emprego, mudança de área de atuação, função que proporcione maior desenvolvimento, melhor remuneração, maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, investir num negócio próprio.

Mas todos nós sabemos que os sonhos não se realizam sozinhos. É preciso transformá-los em objetivos e colocar em prática um conjunto de ações concretas e efetivas que nos levem a alcançá-los. 

Calma lá! Janeiro foi o mês de férias: Brasil 40ºC, neve em Nova York, Disney… Nada mais justo. Tempo de se divertir, curtir a família e recuperar energias.

E, ao reassumirmos, estão a nos esperar centenas de e-mails e reuniões, ocupando todo o nosso tempo. O dia a dia que nos consome também nos coloca numa “zona de conforto”, na qual lidamos com atividades conhecidas e que nos dão o sentimento do dever cumprido. A mudança é sempre mais desconfortável.

E onde ficam os nossos sonhos?  “Melhor deixar para depois do Carnaval! Ou para depois da Copa!”. Atenção: A hora é agora! Em meio ao importante trabalho que temos neste retorno às nossas atividades, é imprescindível reservar tempo para refletir sobre os sonhos, criar objetivos, planejar ações e colocá-las em prática com determinação.

Permito-me recomendar muito resumidamente o processo que tenho trabalhado com meus clientes de coaching, orientação e transição de carreira:

Dê asas à sua imaginação: Projete a situação desejada.  Se você quer uma evolução em sua carreira ou empreender, imagine, crie em sua mente a situação que você realmente deseja. Neste momento, não questione a viabilidade. Simplesmente permita-se sonhar.

Viabilize seu sonho: Registre o seu sonho sem retoques. Não destrua seu desejo de mudança com questionamentos que o inviabilizem precocemente. Pense favoravelmente em meios e alternativas para torná-lo possível. Apenas a título de exemplo: Identifique as competências necessárias para essa atividade que você deseja. Relacione pessoas que podem aproximá-lo das empresas que você gostaria de trabalhar. Quantifique os recursos para investir. Pense no prazo para realizar o seu sonho.

Muitas vezes meus clientes se surpreendem com as descobertas que fazem sobre meios e apoios que podem obter para caminhar na direção daquilo que desejam.

Hora de questionar: Faça uma análise sobre as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas ao seu projeto. Os prazos que você se propôs estão realistas? Nesse momento verifique se cabe algum ajuste em seu objetivo e na forma de realizá-lo.

Faça o seu plano de ações: Por exemplo: Passos para obter os recursos que faltam para investir. Ações para adquirir novas competências ou fortalecer as que você já possui. Como se preparar para as entrevistas e transmitir com propriedade as informações relevantes.  Registre as ações e defina os prazos.

Ponha em prática as ações: Esta etapa é crucial e requer determinação. Não caia na armadilha de voltar à zona de conforto e abraçar-se à rotina como se você fosse um “devorador de compromissos”.  

Você pode contar com ajuda: Durante todo esse processo, poderá ser de grande valia compartilhar com pessoas que você admire e confie: um professor, um líder, o seu RH. Ou ainda utilizar os serviços profissionais de um orientador de carreira ou um coach, que possa lhe proporcionar processos e apoio para a construção e implementação de seu plano. Alguém que o ajude a refletir e a ir em frente.

No final, você desfrutará a satisfação do sonho realizado e poderá dizer: A simpatia deu certo!  Valeu a pena pular as sete ondas!

Por Cesar Antonio Ramos Gomes, membro do Conselho Deliberativo da ABRH-SP e sócio-diretor da Hyperformance Consultoria

 

Página Semanal ABRH-SP – 02 de fevereiro

{module compartilhar}

INSTITUCIONAL – Associação lança 1ª Pesquisa de Remuneração

A ABRH-SP, em parceria com a Wiabiliza Soluções Empresariais, acaba de lançar a primeira versão da Pesquisa de Remuneração, Benefícios e Práticas de RH Online do Estado de São Paulo, um pacote completo de informações para o gestor de Recursos Humanos que abrangerá salários nominais (base), remuneração variável, benefícios e práticas e indicadores de RH (veja quadro ao lado).

A partir dos resultados da pesquisa, as empresas participantes, associadas ou não da ABRH-SP, poderão comparar e repensar suas práticas de cargos, salários e benefícios de forma a adequar-se ao momento atual e a realizar projeções com base na expectativa de negócio e do mercado.

“Queremos oferecer aos empresários e aos colegas de Recursos Humanos a oportunidade de uma avaliação profissional da remuneração praticada em suas empresas, tendo como base uma pesquisa conduzida por consultoria especializada, com custo extremamente competitivo para nossos associados, independentemente do porte da empresa”, explica Donizetti Moretti, vice-presidente da Associação. “É a ABRH-SP apoiando a evolução em gestão de pessoas, com a participação ativa das Diretorias Regionais em todo o Estado de São Paulo”, completa.

A cobertura em todo o Estado possibilitará análises por segmentos de atuação e regiões. Tudo será feito online e via web, com informações atualizadas durante o ano. Por meio de um sistema interativo e de fácil utilização, os participantes poderão fazer consultas, analisar cenários e obter relatórios online, com acesso protegido com senha, o que garante a segurança e a confidencialidade dos dados das empresas participantes.

De acordo com José Antonio Prudente de Siqueira, diretor da Wiabiliza, as informações serão levantadas com profissionais de RH das empresas. “Eles deverão responder um questionário, que terá todas as orientações necessárias, além do suporte da Wiabiliza por telefone e e-mail. Também faremos reuniões nas Regionais da ABRH-SP para apresentar metodologia e forma de participação.”

 

A pesquisa abrangerá:

230 cargos de gestão, administrativos, técnicos e operacionais

12 Benefícios (Refeição, Alimentação/Cesta Básica, Assistência Médica, Assistência Odontológica, Convênio Farmácia, Complemento de Auxílio Previdenciário, Seguro de Vida, Educação, Auxílio Creche, Previdência Privada, Telefone Celular e Concessão de Veículo)

12 Práticas de Gestão de Pessoas (Programa de Cargos e Salários, Programa de Participação nos Resultados, Sistemas de Remuneração Variável/Resultados, Avaliação por Competências, Avaliação de Desempenho, Plano de Carreiras e Sucessão, Programa de Desenvolvimento de Jovens Talentos, Pesquisa de Clima Organizacional, Flexibilização de Jornada de Trabalho, Auxílio Transferência, Home Office e Serviços/Áreas Terceirizados)

5 Indicadores de RH (Rotatividade de mão de obra, Absenteísmo anual, Média horas anual de treinamento per capita, Investimento em T&D e Receita per capita)

Informações: (11) 5584-8570, (Wiabiliza), 5505-0545 (ABRH-SP/sede) e (19) 3294-3307 (ABRH-SP/Regionais)

 

Página Semanal ABRH-SP – 02 de fevereiro

{module compartilhar}

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!