O que pode apoiar os profissionais de recursos humanos para gerir conflitos? A Comunicação Não-Violenta (CNV), tema do Grupo de Estudos “Comunicação Não-Violenta na gestão de conflitos” é um pilar importante aplicado na escalada do conflito e base na mediação de conflitos.
Leia Mais
Artigos Grupos de Estudos
Feedfoward à luz da CNV
A proposta deste artigo visa uma reflexão acerca da nossa comunicação e como podemos administrar os conflitos através de conversas de valor que nos ensine a sair do piloto automático e compreender a dimensão humana sob uma perspectiva de acolhimento, empatia e escuta ativa nos momentos de conversas de calibração com colaboradores. Marshall Rosenberg, psicólogo, criador da abordagem CNV e fundador do Centro Comunicação não violenta, apresenta conceitos práticos que impactam na maneira como nos relacionamos com outros indivíduos, gerando resultados significativos nas relações humanas para uma comunicação trazendo clareza sobre o que é importante que aconteça para atender necessidades humanas.
Leia Mais
Como as estruturas libertadoras ajudam no desenvolvimento de competências nas organizações?
O desenvolvimento de competências é uma necessidade constante nas empresas. O objetivo desse artigo é apresentar as Estruturas Libertadoras como uma das metodologias ativas possíveis para o desenvolvimento organizacional.
Leia Mais
Tecnologia x inclusão no e-Recrutamento e Seleção de Pessoas
As principais inovações em recrutamento e seleção (R&S) incluem o uso de tecnologias digitais, especialmente após a pandemia que acelerou a digitalização dos processos organizacionais.
Leia Mais
O idioma da Diversidade para a Liderança
Falar Inglês é mandatório na carreira de quem almeja crescer. O novo idioma que ganha relevância e se torna mandatório nas carreiras de sucesso é D&I. O mundo mudou e diversidade não é algo para se aceitar, é uma realidade para se abraçar! Líderes inclusivos constroem inclusão e despertam nos profissionais de grupos sub-representados o senso de pertencimento e determinação para ocupar espaços e se desenvolver.
Leia Mais
Gamificação – O papel do facilitador na experiência gamificada
O mercado de gamificação vem ganhando força exponencial nos últimos anos. Se em 2019, de acordo com a Fortune Business Insights*, a gamificação contribuía com R$ 30 bilhões para a economia mundial, em 2027 essa cifra estará na casa dos R$ 180 bilhões. E o mercado brasileiro também segue no mesmo ritmo com toda a força para um crescimento simplesmente fantástico.
Leia Mais
As linhas sinuosas da atuação dos profissionais de BP RH
Atualmente é comum encontrar descrições de vagas de HRBP (profissional de RH business Partner) mesclando responsabilidades de BP e de especialistas de RH, gerando confusão sobre o que as empresas buscam dos candidatos. Pedem que façam o papel de especialistas ou querem especialistas com visão estratégica como BPs? Esse artigo traz algumas reflexões sobre as linhas sinuosas da atuação dos BPs nas empresas.
Leia Mais
O que esperar para 2023 em bem-estar corporativo?
Em 2022 discutimos em nosso Grupo de Estudos diversos temas que eram reflexo de 2021 tais como trabalho híbrido, burnout, segurança psicológica, saúde mental e as respectivas ações e bons exemplos que os profissionais de RH têm realizado nas empresas onde atuam.
Leia Mais
Afinal de contas, o que é HRTECH?
A HR Tech é uma empresa ou startup que possui o objetivo de solucionar problemas e automatizar serviços e processos de RH.
Há benefícios para o RH, como agilidade, aumento da produtividade, melhoria dos processos, análise de dados, sobrando mais tempo para planejamento, treinamento e interação com os colaboradores.
Leia Mais
Comunicação Não Violenta e Feedback
O feedback é um meio de comunicação, é um investimento na relação entre empresa e colaborador para que haja o aprendizado constante e melhoria no desenvolvimento profissional.
Leia Mais
A Inteligência Emocional: como a CNV pode ajudar na busca do equilíbrio emocional?
Em relação a inteligência emocional, como a humanidade está reagindo a tantas mudanças no âmbito tecnológico, político e econômico, onde as exigências estão cada vez mais intensas na vida pessoal e profissional? E com isso, como lidar com as emoções e sentimentos?
Leia Mais
O funcionamento do cérebro e os influenciadores do aprendizado
O objetivo deste artigo é explicitar como trazer experiências marcantes nas organizações, tendo por base conhecimentos contemporâneos das neurociências.
Uma das maiores inquietações de educadores e instrutores é garantir a eficácia na aprendizagem, em outras palavras, verificar se de fato houve a aquisição do conhecimento que transforma o comportamento. E, por isso, nos questionamos: de acordo com as neurociências, que elementos necessitam ter um olhar cuidadoso nestes processos?
Leia Mais