A utilização de equipamentos sofisticados e complexos nos remete à ideia de recursos tecnológicos; com isso é comum o entendimento da palavra tecnologia atrelada somente às máquinas e aos computadores. Mas tendo em vista o conceito polissêmico do termo “tecnologia”, lembramos que ele transita em diversas áreas do conhecimento.
Leia Mais
Artigos Grupos de Estudos
O papel do RH nos resultados organizacionais
O propósito do Grupo de Estudos RH de Resultados é discutir o impacto das ações de Recursos Humanos nos resultados que asseguram o sucesso das estratégias empresariais, proporcionando aos profissionais da área uma atuação mais estratégica junto ao negócio.
Leia Mais
Causa e efeito
Para abrir esta leitura, gostaria que você refletisse sobre as seguintes perguntas: como está se sentindo hoje e, de zero a dez, que nota daria para o nível do seu bem-estar?
Leia Mais
Bem-estar corporativo. A quem se destina?
O Grupo Saúde e Bem-Estar Corporativo completou seu terceiro ano no final de 2021! Olhando nossa jornada até aqui, vemos que o tema tem sido um desafio para a maioria das empresas e, para nós do Grupo de Estudos, não somente para conceituar o tema, mas para aprofundar o conhecimento e dar visibilidade e informações sob a ótica da realidade brasileira.
Leia Mais
Resiliência nas neurociências
O Grupo de Estudos Resiliência nas Neurociências discutiu esse tema com o objetivo de disseminar o conhecimento e compreender a resiliência como um comportamento que pode ser moldado, treinado e mensurado. A resiliência científica passou por quatro ondas que ampliaram seu conceito e um novo olhar sob a luz da neurociência:
Leia Mais
Mediação de conflitos nas relações trabalhistas é possível?
Sempre foi! Entendo como confirmada a possibilidade da mediação nas relações de trabalho pelo fato de a Lei da Mediação em 2015 ter disposto no artigo 42 que ela seria regulada nesta área, ou seja, o que a lei não proíbe, permitido está, como sempre esteve!
Leia Mais
Quando você pensa em Diversidade e Inclusão, o que vem a sua mente?
Quando pensamos em diversidade, é fundamental incluirmos toda a nossa sociedade, uma vez que temos 54% da nossa população que se autodeclara como pretos e pardos, mais de 20% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, e temos também 10% de pessoas LGBTQIA+.
Leia Mais
O uso do modelo comportamental DISC na melhoria da comunicação interpessoal
A comunicação e o relacionamento entre pessoas passam pelo aumento do autoconhecimento e pelo conhecimento do outro. Para tanto, existem vários caminhos e o modelo comportamental DISC é um deles – e talvez o mais simples de ser colocado em prática.
Leia Mais
Comunicação Não Violenta nas relações de trabalho
Estruturada por Marshall Rosenberg¹, a Comunicação Não Violenta (CNV) propõe uma abordagem específica da comunicação com um processo construído por meio da conexão consciente, utilizando empatia e compaixão. Possibilita a conexão e sintonia com a essência das pessoas.
Leia Mais
Estresse, trabalho e saúde
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o estresse atinge 90% da população e é o grande responsável pelo aumento da incidência de doenças afetivo-emocionais (depressão, ansiedade, fobias, síndrome do pânico e síndrome de burnout), físicas (cardiopatias, diabetes, câncer, entre outras), bem como comportamentais (utilização de álcool e drogas – lícitas e ilícitas).
Leia Mais
O impacto da pandemia na comunicação
Temos uma diversidade imensa em nosso país. Cada canto do Brasil possui costumes, manifestações religiosas, comidas típicas e uma forma característica de se comunicar, de modo que existem até palavras com significados diferentes em alguns estados. Assim, aprimorar a comunicação torna-se uma arte.
Leia Mais
Investir em saúde mental e no bem-estar só traz ganhos
Esse foi o tema de um dos Grupos de Estudo da ABRH-SP do ano passado. E que tema! Quanto conteúdo rico, quantas ideias novas, quanta preocupação com um assunto que se torna cada vez mais importante.
Leia Mais