Facebook Pageview

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

O ESSENCIAL DA TEORIA U PARA LÍDERES E RH

Este artigo teve o propósito de expor aos associados da ABRH – SP uma das apresentações feitas no Grupo de Estudos “Ferramentas de autoconhecimento para líderes e RH”. O tema foi considerado relevante porque a Teoria U é um método voltado para a ampliação do autoconhecimento das lideranças. Quem estabeleceu as bases da Teoria U foi o economista alemão Otto Scharmer, que integrou uma equipe de um Instituto de Tecnologia nos Estados Unidos voltado para o desenvolvimento de lideranças.
Leia Mais

O papel das metodologias ativas no processo de aprendizagem

Já pensou alguma vez sobre como funciona o seu processo de aprendizagem? Então pense aí? Quando foi a última vez que você aprendeu algo que mudou seu ponto de vista ou mudou a maneira de conduzir um relacionamento ou uma atividade? Lembre-se como foi esse processo: Você buscou pelo aprendizado porque precisava resolver algo? Houve algum tipo de emoção durante seu aprendizado? Negativa ou positiva? Como você acredita que aprendeu e quando você percebeu seu aprendizado?
Leia Mais

Como as Estruturas Libertadoras podem potencializar talentos?

O grupo de estudos: Metodologias ativas para uma aprendizagem significativa da ABRH-SP, debruçou sobre métodos e conceitos aplicáveis na prática para atender as demandas que emergem no universo corporativo. Inicialmente, todos os participantes tiveram a oportunidade de contribuir com suas perspectivas e expectativas para os encontros futuros. A proposta desse artigo é compartilhar como podemos utilizar a linguagem de interação a Estrutura Libertadora para potencializar trabalhos em grupo e o desenvolvimento humano, gerando impactos positivos no contexto organizacional.  
Leia Mais

Recrutamento e Seleção: Um Novo Olhar

Este artigo tem como objetivo trazer uma reflexão acerca de algumas mudanças necessárias no processo de seleção. Já sabemos que, após a pandemia, o mundo mudou e, sem dúvida, o processo de recrutar e selecionar talentos também. Nos dias de hoje, percebemos que o mercado demanda mudanças nesses processos, que devem partir, principalmente, de um novo olhar dos recrutadores.
Leia Mais

Desafios da Transformação Digital

O conhecimento é um dos tesouros mais importantes, é uma das maiores riquezas que podemos ter, principalmente se podemos ampliá-lo e, acima de tudo, compartilhá-lo, gerando aprendizado e valor agregado para todos que estão à nossa volta. Conhecimento só é conhecimento, quando transformamos a vida das pessoas.
Leia Mais

Liderança Inclusiva através das Estruturas libertadoras

As Estruturas Libertadoras é uma ferramenta que visa organizar a interação entre as pessoas, abre espaços para todas as vozes e desencadeiam a inteligência coletiva e a cultura da inovação com o objetivo da real inclusão em qualquer ambiência. Henri Lipmanowicz e Keith MacCandless, desenvolvedores das estruturas libertadoras e autores do livro “The Surprise Power of Liberating Structures” compilaram trinta e três estruturas que são frutos de pesquisas e experiências em mais de trinta países. Cada estrutura é representada por um desenho com bases fundamentadas e um propósito claro. Nesse artigo, o enfoque é como a liderança pode utilizar dessa linguagem para engajar as equipes com métodos simples, inclusivos e libertadores.
Leia Mais

O autoconhecimento e a Inteligência Emocional

O Grupo de Estudos da ABRH-SP é uma excelente oportunidade para criar relacionamentos e, principalmente, para a troca de experiências e conhecimentos, observando as necessidades e tendências do mercado. Muitos temas foram tratados ao longo do ano, permeando o tema central: o autoconhecimento. E um deles foi a Inteligência Emocional. 
Leia Mais

Felicidade no trabalho! É possível?

A felicidade no trabalho vem sendo debatida e estudada há algum tempo, ainda assim, durante 2020 e 2021, com o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, tivemos um aumento significativo de profissionais e estudiosos explorando o tema, correlacionando-o com os impactos na saúde e no bem-estar dos profissionais.
Leia Mais

O papel do RH nos resultados organizacionais

O propósito do Grupo de Estudos RH de Resultados é discutir o impacto das ações de Recursos Humanos nos resultados que asseguram o sucesso das estratégias empresariais, proporcionando aos profissionais da área uma atuação mais estratégica junto ao negócio.
Leia Mais

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!