Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Novembro Azul é momento para cuidar da saúde da população masculina também dentro das corporações, indica ABRH-SP

Como iniciativa, o Novembro Azul procura sensibilizar e conscientizar a população masculina sobre os cuidados com a saúde, destacando a importância da prevenção contra o câncer de próstata. E é a partir desta campanha que a ABRH-SP amplia o debate ao colocar no centro das discussões a responsabilidade e a atuação das empresas nas questões que envolvem a saúde física e mental dos profissionais.

 

A campanha Novembro Azul vem acompanhada de dados preocupantes. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a previsão é de que haja 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2022, o que impacta 29,2% da população masculina brasileira. Ainda segundo o Inca, também merece atenção o aumento da incidência de tumores de bexiga. Até o final do ano, a estimativa é de 7.590 novos diagnósticos.

 

“Temos milhares de casos de câncer que realmente podem ser identificados e tratados com antecedência”, observa Danilo Dias, diretor consultivo da ABRH-SP. “Hoje, especialmente após a pandemia, as empresas são um espaço mais humanizado e interessado em entender os profissionais não apenas no aspecto corporativo, mas também sobre questões individuais, nas quais se destacam os cuidados com a saúde”, completa.

 

De acordo com o médico Stênio de Cássio Zequi, líder do Centro de Referência em Tumores Urológicos do A. C. Camargo Cancer Center, não apenas no Brasil, mas em todos os países do mundo, os homens morrem mais, principalmente por dedicarem menos atenção à saúde. “A mulher, quando começa a menstruar, já procura o ginecologista. Vai até engravidar e envelhecer. O homem só se preocupa com a próstata após os 40, 50 anos”, afirma. Segundo o especialista, é fundamental que os cuidados regulares estejam na rotina da população masculina. “Com isso, podemos diminuir a incidência de tumores ou pelo menos detectá-los mais precocemente.”

 

Além das visitas regulares ao consultório médico e dos exames preventivos, Stênio Zequi recomenda hábitos saudáveis no dia a dia. “A primeira intervenção que se faz com mais sucesso para evitar câncer é não fumar”, diz. O especialista destaca também uma dieta equilibrada, com menor quantidade de carne vermelha, gorduras e derivados do leite. “É preciso privilegiar as verduras, raízes e os legumes. Além disso, considero fundamental manter a atividade física regular. Se puder fazer esportes melhor. Se não puder, caminhe, faça tarefas domésticas.”

 

Na avaliação de Danilo Dias, da ABRH-SP, a longevidade dos profissionais e de suas carreiras tem impacto direto na vida longa e na produtividade das empresas. “É necessário criar uma atmosfera de confiança em que os assuntos sejam tratados da maneira como o colaborador se pronuncia”, afirma. “De forma geral, essa atmosfera de confiança é que pode levar, de fato, a um ambiente mais propício a uma conversa genuína que favoreça tratamentos e apoio mais adequados.” A possibilidade de realização das atividades em home office, a adequação das tarefas do profissional que passa por período de tratamento e recuperação, entre outras medidas, são fundamentais e, mais que nunca, merecem reflexões por parte do RH neste Novembro Azul.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRH-SP (07 de Novembro de 2022)

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!