Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

WEBINAR PROMOVIDA PELA ABRH-SP COMPARTILHA INSIGHTS DAS PRINCIPAIS CONFERÊNCIAS DE RH DO MUNDO

Como representantes da ABRH-SP e membros da delegação brasileira, o presidente, Luiz Drouet, e a vice-presidente, Janine Goulart, participaram da SHRM (Society for Human Resource Management), realizada em New Orleans, nos Estados Unidos. Como forma de compartilhar insights e percepções do maior congresso de RH do mundo, a ABRH-SP realizou no dia 29/06 uma webinar com a presença de Carol Manciona. No mesmo encontro virtual, a CEO da Posiciona e sócia-diretora da Crescimentum trouxe para os participantes temas que movimentaram as palestras e sessões da ATD, outro importante evento global de RH, realizado em Orlando. Os participantes da webinar, que teve duração de uma hora e meia, também tiveram a oportunidade de interagir enviando dúvidas e comentários.

“É um desafio cobrir todos os temas discutidos tanto na SHRM quanto na ATD, que são dois eventos incríveis, mas pouco conhecidos no Brasil”, observou Luiz Drouet. Para o presidente da ABRH-SP, a realização de uma webinar foi uma oportunidade para compartilhar com os associados e o público em geral insights sobre assuntos globais de grande relevância.

O tema principal da edição recente da SHRM, “Cause the Effect!”, sintetiza, segundo Drouet, o posicionamento do RH nas decisões estratégicas das organizações, no momento de uma crise sem precedentes em tempos de pandemia. O evento, que recebeu cerca de 15 mil participantes, destacou em palestras, sessões e painéis os rumos do trabalho remoto, o papel das lideranças, a cultura organizacional, entre outros conteúdos de abrangência tanto para profissionais com menos experiência, como também para c-levels.

Na webinar, a vice-presidente Janine Goulart destacou em sua jornada como representante da ABRH-SP na SHRM, os encontros dedicados à diversidade, equidade e inclusão. “Os painéis foram riquíssimos e em todos eles a mensagem principal foi a necessidade de priorizar estes temas nas decisões estratégicas da empresa”, disse.

Para os participantes da webinar, Janice trouxe uma pesquisa importante realizada pela SHRM. Segundo o levantamento, no momento de decidir pela aceitação de uma vaga, 48% dos profissionais prestam atenção sobre a forma de execução do trabalho, presencial, remoto ou híbrido. “Tanto o modelo de trabalho quanto a locomoção pesam bastante, pois o profissional entende que os fatores impactam na remuneração”, destacou.

Outros entre muitos temas relevantes trazidos como insight para o encontro virtual promovido pela ABRH-SP trataram do reembolso de despesas em relação a home office, a necessidade de uma comunicação efetiva em benefício da performance profissional, e a saúde mental. “A saúde mental não pode mais ser um tema exclusivo do RH, mas sim uma preocupação da liderança”, disse Janine. “Os profissionais valorizam um local em que se sentem seguros emocionalmente, em que sentem um líder à disposição para dar o suporte necessário”, completou.

O presidente Luiz Drouet destacou, entre muitos assuntos relevantes em sua participação na webinar da ABRH-SP uma sessão sobre recrutamento e seleção que teve a oportunidade de acompanhar na SHRM. No contexto de economia freelancer, Drouet trouxe uma provocação feita por Tony Buffum, da Upwork. Para o executivo, o conceito “aquisição de talentos” denota “propriedade”; ao contrário de “acesso a talentos”, alinhado a ideia de engajamento. “Os Estados Unidos projetam que em 2027 50% da força de trabalho seja formada por trabalhadores independentes”, destacou. “Isso reflete um desafio tremendo de transformação, especialmente quando transferimos a discussão para a realidade brasileira, com 14 milhões de desempregados.”

Treinamento e desenvolvimento

Com 5.400 inscritos e mais de 2.500 participantes virtuais, a ATD contou com 1.167 profissionais de delegações internacionais em sua edição recente realizada em Orlando, na Flórida. Dos principais países presentes, o Brasil levou 63 pessoas, o quarto maior número entre as delegações.

Neste congresso que reúne profissionais de treinamento e desenvolvimento, Carol Manciona é participante desde 2012. “Nesta edição, temas como resignação e carreira em nuvem foram muito comentados, assim como o trabalho digital, que acabou dominando as discussões”, disse na webinar organizada pela ABRH-SP. Da mesma forma que a SHRM, a ATD destacou a diversidade como tema prioritário na organização empresarial.

Com os participantes da webinar, Carol destacou em sua jornada na ATD imersões sobre metodologia de aprendizagem e neurociência. “Fiz um movimento realmente muito diversificado, olhando para desafios de conduzir treinamentos virtuais e refletindo sobre o papel da cultura no engajamento de talentos”, contou. “Também vi coisas sobre competências de lideranças e assisti a palestras sobre ativadores de aprendizagem”. Em todas as participações no congresso, a CEO afirmou que sempre pensava em como compartilhar esta experiência no Brasil. Uma das oportunidades, sem dúvida, foi o encontro virtual promovido pela ABRH-SP.

Veja e reveja a webinar organizada pela ABRH-SP com os insights sobre a SHRM e a ATD em https://youtu.be/xi_yhpUMULM

Fonte: Assessoria de Comunicação ABRH-SP (11 de Julho de 2022)

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!