Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CASE: Sucesso da Braskem no mundo

Em 2014, a Braskem completa 12 anos. Fruto de um processo de fusão de seis empresas, hoje a indústria química e petroquímica do grupo Odebrecht é uma das líderes mundiais no segmento, atuando em parceria com clientes de 70 países. São 8.300 integrantes em 36 plantas industriais, sendo 26 no Brasil, cinco nos Estados Unidos e duas na Alemanha.

Um dos grandes desafios no processo de internacionalização da empresa foi lidar com culturas de diversos países e, mesmo dentro do Brasil, na experiência com 14 aquisições nacionais e internacionais. Na última quarta, Marcelo Arantes, vice-presidente de Pessoas, Organização, TI e Suprimentos da companhia, esteve na ABRH-SP para apresentar o case sobre o assunto.

“Soubemos nos internacionalizar pela maneira respeitosa com que lidamos com a cultura de cada país onde estamos e pela maneira como levamos nossa cultura corporativa, baseada em valores universais, para todos os locais onde atuamos”, disse Arantes. Fortemente calcada em confiança, atuação descentralizada, simplicidade e humildade nas relações, busca por resultados melhores e maiores, valores-chave impressos em sua cultura pelo fundador Norberto Odebrecht, a Braskem acaba de ser eleita a mais internacionalizada das empresas brasileiras.

“Isso é consequência da essência de nossa cultura, que é baseada no ser humano, e reforça que estamos no caminho certo: a empresa baseada em pessoas”, afirmou o executivo. Em pesquisa interna, 84% dos integrantes dizem ter orgulho de pertencer à organização, que tem, na contramão do mercado, um turnover voluntário de apenas 2,2%.

 

Fonte: O Estado de São Paulo – 31 de agosto de 2014

{module compartilhar}

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!