Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

CONARH 2018: números expressivos e conteúdo de qualidade

Realizada de 14 a 16 de agosto, no São Paulo Expo, na capital paulista, a 44ª edição do CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, evento promovido pela ABRH-Brasil com a copromoção institucional da ABRH-SP, teve números expressivos: 47 conferencistas em 33 palestras magnas e simultâneas; recorde de expositores e patrocinadores, num total de 176 empresas, 65% a mais em relação a 2017; 2.876 congressistas, número 22% superior ao do ano passado; e mais de 20 mil pessoas circulando pelo evento.

As boas-vindas ao CONARH 2018 foram dadas por Theunis Marinho, presidente da ABRH-SP. Ele lembrou que são 44 edições do congresso e disse que é preciso agradecer muito aos companheiros que cumpriram as suas missões nessas quatro décadas, iniciando e transformando o CONARH no que ele é hoje, de maneira incomparável o maior congresso de RH da América Latina.

“Não há como ficar indiferente à capacidade de inovação no conteúdo e na tecnologia utilizada aqui dentro. Prova irrefutável da união e da importância dos profissionais de Recursos Humanos, independentemente das viagens feitas pela montanha-russa permanente que tem sido a história do nosso Brasil”, assinalou Theunis. Ele completou: “O grande valor do nosso país não está nas suas riquezas naturais ou no tamanho do seu território, mas no seu capital humano, nos brasileiros e estrangeiros que aqui vivem. Essa é a nossa força”.

Presidente da ABRH-Brasil, Elaine Saad fez uma breve apresentação em que refletiu sobre o papel do RH. Se antes o profissional de Recursos Humanos apenas dava suporte às demais áreas das empresas, agora ele precisa ter um novo posicionamento. Isso significa ser chamado a contribuir nas decisões sobre os rumos da empresa; ser protagonista de projetos, não apenas um executor; tomar as rédeas para construir uma agenda de capacitação das pessoas; e ter coragem de gerar a discussão necessária à organização.

Sobre as mudanças advindas da tecnologia, como a Inteligência Artificial, que já impactam no mundo do trabalho e, portanto, na área de RH, Elaine disse: “Com a automação de tarefas, as habilidades humanas são cada vez mais valorizadas, ou seja, quanto mais máquinas, mais humanos temos que nos tornar”.

Ainda durante a abertura, a ex-presidente da ABRH-Brasil, Leyla Nascimento, subiu ao palco para ser homenageada. Desde julho, ela preside a WFPMA (World Federation of People Management Associations), entidade máxima do RH no mundo, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo. “Essa trajetória não é minha. Vem de muitos anos e tem como base a ABRH e os profissionais de RH que elevam o país”, agradeceu Leyla.

Bons exemplos

A abertura do CONARH 2018 teve ainda um momento de emoção durante a execução do Hino Nacional, cantado pelo jovem tenor Jean William. Na sequência, a palestra magna “O caminho para a transformação e geração de propósito” abriu a programação de qualidade do congresso deste ano e mostrou a importância do protagonismo – tema central do evento.

Atleta paralímpico, Yohansson Nascimento contou sua história de superação para construir uma trajetória de sucesso no esporte ao conquistar seis medalhas em Jogos Paralímpicos, dez em campeonatos mundiais e oito em jogos Parapan-Americanos.

Já o casal Iara Xavier e Eduardo Xavier contou como, em 2011, eles decidiram vender o apartamento e dar início a uma viagem em busca de pessoas que fazem a diferença na comunidade por meio de projetos sociais, tornando-se Caçadores de Bons Exemplos. De lá para cá, eles já percorreram mais de 405 mil quilômetros e catalogaram 1.599 projetos em todos os estados brasileiros.

Protagonismo

Exemplo de protagonismo, a cantora e popstar internacional Anitta encerrou o evento em alta, falando para uma plateia lotada sobre seu lado executiva na magna “Carreira de sucesso = Protagonismo + Empreendedorismo”.

 

 

 

 

Fonte: O Estado de São Paulo, 19 de Agosto de 2018.

Comentários

    Deixe uma Resposta

    QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?