Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

e-Social vai revolucionar o mundo do trabalho

Na última quinta, Roberto Martins, especialista em Relações Trabalhistas que atua há mais de 30 anos em gestão de RH e desenvolvimento de organizações, falou, na sede da ABRH-SP, sobre o quanto a plataforma do e-Social irá revolucionar o mundo do trabalho.

Nova forma de registro dos eventos que geram direitos e obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, por meio de um canal digital único, o e-Social, de acordo com Martins, passa a exigir que os profissionais de Recursos Humanos tenham conhecimento da área trabalhista, da qual se afastaram muito nos últimos anos.

“O e-Social vai obrigar uma mudança de cultura das empresas que têm muitas lacunas trabalhistas”, disse Martins. “Com a plataforma, as fiscalizações passarão a ser feitas por e-mail e on-line, o que vai exigir dos RHs a atenção a um grande número de questões, como acordos informais de trabalho, recadastramento de dependentes, ponto eletrônico, processos de cadastros de exames médicos, rescisão de contratos, que agora, com a aprovação da reforma trabalhista, passarão a ser feitos sem a presença de sindicatos, entre outras.”

O palestrante deixou uma lição de casa para os profissionais de RH presentes: não se preocuparem com o sistema, mas, sim, em reunir diretores e gerentes para apresentar a plataforma e falar dos impactos nas diferentes áreas: Recursos Humanos e Financeiro, Medicina do Trabalho, Jurídica, Contábil/Fiscal e de Cadastro. “O RH tem de estreitar o relacionamento com todas essas áreas e se tornar uma referência dentro do e-Social na empresa.”

 

 

 

 

Fonte: O Estado de São Paulo, 16 de Julho de 2017

Comentários

    Deixe uma Resposta

    QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?