Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Grupo de Líderes de RH da ABRH-SP: ativo e inovador

No encontro realizado em agosto deste ano, os integrantes do Grupo de Líderes de RH, criado pela ABRH-SP em novembro de 2013, assistiram a uma palestra exclusiva sobre Mindfulness com uma referência internacional no assunto: a Ph.D. em Psicologia Clínica Tamara Russel, docente no King´s College (Reino Unido) e diretora do Mindfulness Centre of Excellence, organização dedicada à inovação e liderança de pensamento no campo da atenção plena.

Encontros com especialistas como esse, exclusivos para os integrantes do grupo, têm sido rotina nas reuniões do Líderes de RH. Em março deste ano, Gil Giardelli, estudioso dos temas inovação e economia digital, falou sobre o futuro do trabalho; em junho, Carla Tieppo, professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, foi convidada para abordar seu tema de estudo: a neurociência.

“Também temos experimentado possibilidades diferentes, como open house na empresa onde trabalha um integrante do grupo”, destaca Rubens Cagnin, gerente de Recursos Humanos e Assuntos Corporativos da CMP - Companhia Metalgraphica Paulista e atual coordenador do Líderes de RH. A visita às empresas permite estudar o modo como determinado conteúdo é aplicado internamente. A IBM, por exemplo, abriu as portas para compartilhar a sua experiência em agile em RH e design thinking; na Monsanto, o tema foi diversidade; e, na Avon, impactos da reforma trabalhista nas relações de trabalho.

Segundo Cagnin, os integrantes – atualmente, 43 cadastrados –, além das reuniões presenciais, também interagem com frequência no grupo de WhatsApp, onde são feitas divulgações de oportunidades de vagas e até pesquisas instantâneas sobre práticas de RH. “Temos de 15 a 20 respostas instantâneas sobre o que foi perguntado, o que é muito rico.”

Diferentemente dos Grupos de Estudos da ABRH-SP, que têm profissionais de diferentes níveis debatendo um determinado tema, o Líderes de RH tem um perfil bem específico: podem entrar apenas profissionais de Recursos Humanos de segundo nível, gerentes que se reportam diretamente ao diretor ou vice-presidente da área. Além disso, anualmente é feita uma seleção de novos integrantes, o que fomenta a participação dos membros atuais e oxigena os encontros e o convívio. Neste ano, treze novos gerentes de RH se juntaram ao grupo.

“Além do acesso ao benchmarking das empresas integrantes do Líderes de RH, temos oportunidade de estabelecer um networking muito dinâmico com profissionais do mesmo nível vivendo experiências em negócios distintos. Somos um grupo ativo e nada enfadonho”, diz Cagnin, que conta com o apoio de duas vice-coordenadoras – Simone Azevedo e Regiane Moura – no trabalho de coordenação, além do suporte da diretora da ABRH-SP, Edna Bedani..

Próximo temas

A agenda do grupo já está definida até o final do ano. Neste mês, a open house acontecerá na varejista Shoulder, onde será possível conhecer a experiência da empresa no tema mudança cultural e desenvolvimento de lideranças. Novas formas de remuneração e novas formas de aprendizagem são, respectivamente, os temas de outubro e novembro, que ainda não têm local e palestrante definidos.

Para saber mais sobre o grupo, ligue para (11) 5505-0545.

Fonte: O Estado de São Paulo, 09 de Setembro de 2018.

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!