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INSTITUCIONAL – ABRH-SP idealiza e apoia criação de Grupo de Gestores de Pessoas

Oportunidade ímpar, possibilidade de participar de uma forma estruturada e planejada de networking, e vivenciar um espaço único para dividir conhecimento, falar dos dilemas do dia a dia e compartilhar experiências e desafios enfrentados. Esses foram alguns dos motivos que levaram os profissionais a se inscreverem para o Grupo Gestores de Pessoas, recém-criado pela ABRH-SP e que teve sua primeira reunião realizada no dia 27 de novembro, na sede da entidade.

Inédita dentro da Associação, a iniciativa propôs reunir gestores de RH de atuação generalista ou profissionais responsáveis por uma função ou subsistema de Recursos Humanos para a troca de experiências. “O objetivo é promover o desenvolvimento profissional dos integrantes do grupo, em um ambiente de confiança e respeito mútuo, pelo intercâmbio de práticas, políticas e procedimentos em gestão de pessoas com o compromisso de colaborar na disseminação do conhecimento do mundo do trabalho”, explica Guilherme Cavalieri, diretor da ABRH-SP responsável pela formação do grupo, ao lado do vice-presidente Donizetti Moretti.

O grupo começa com 28 integrantes, todos eles com reporte direto ao primeiro nível de RH (diretor ou vice-presidente). “Esse é o grande diferencial desse grupo, gerentes que se reportam ao diretor/vice-presidente de RH. Normalmente esse nível de profissionais encontra dificuldade em se engajar nos grupos tradicionais que têm preferência pelo RH que se reporta ao presidente”, lembra Cavalieri. 

“É um grupo heterogêneo nas experiências, mas homogêneo no nível”, acrescenta Moretti (veja o perfil no quadro abaixo). Segundo ele, o conceito é o de que a ABRH-SP contribua com a ajuda inicial para que o grupo passe a funcionar de maneira autônoma. “Em breve tempo, ele terá identidade, regulamento e condução própria, e a ABRH-SP manterá o apoio para o êxito dos participantes na continuidade e crescimento do grupo.”

Na primeira reunião realizada, ficou acertado que o grupo vai definir os critérios e seu regulamento interno, mas os participantes já determinaram que as reuniões serão mensais e presenciais, com duas horas de duração. Também houve a escolha da coordenadora interina – Márcia Cavadas (da Ernst & Young) – e das vice-coordenadoras Simone Azevedo (Albert Einstein) e Camila Rossi (NEC).

O compromisso dos presentes na reunião foi o de já definir as datas dos próximos encontros para bloquear a agenda. “É importante mostrar para a organização a importância desse grupo. Procurar relatar o que foi discutido, compartilhar o benefício com a empresa e, com isso, priorizar a participação nas reuniões”, aconselha Cavalieri.

 Perfil do grupo

·         A maioria dos integrantes é formada em Administração de Empresas (52%) e Psicologia (34%), mas há também formados em Direito, Comunicação e Letras.

·         Além de generalistas, há profissionais com atuação nas áreas de Remuneração e Benefícios, Qualidade de Vida, Treinamento e Desenvolvimento, e Recrutamento e Seleção.

·         A maioria cursou ou está cursando pós-graduação e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.

·         50% dos participantes têm entre 30 e 35 anos; 39% entre 35 e 40; e 11% entre 40 e 50 anos.

·         Os profissionais que já confirmaram a participação vêm de organizações como Bionexo, Carl Zeiss do Brasil, Ernst & Young, Grupo CPFL, Hospital Albert Einstein, IBM Brasil, Marsh Corretora de Seguros, NEC Latin America e Sodexo do Brasil.

 

Página ABRH-SP – 8 de dezembro

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