Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

INSTITUCIONAL: Grupos de Estudo da ABRH-SP têm como foco temas atuais e polêmicos da gestão de pessoas

Uma das principais atividades da ABRH-SP, os Grupos de Estudo atualmente são formados tanto na sede quanto nas Regionais Baixada Santista, Campinas, Ribeirão Preto (leia ao lado), além da cidade de Jundiaí. São quase 30 grupos que discutem os principais conceitos e tendências de assuntos relacionados à gestão de pessoas, como coaching, aquisição e retenção de talentos, desenvolvimento de lideranças, responsabilidade social, entre outros temas.

“No grupo RH nas Empresas Familiares, temos discutido como a área de Recursos Humanos pode ajudar as empresas familiares e seus sócios no processo de profissionalização. Já debatemos o que vem primeiro: a empresa ou a família? E também analisamos como o RH pode auxiliar no desenvolvimento dos membros da família”, sintetiza Patricia Buzolin, facilitadora do grupo e coordenadora da atividade desde a sua implantação na ABRH-SP em 2007.

 

 “O grupo é grande, comprometido e muito interessado. Tenho certeza de que teremos bons frutos”, prevê Patricia, que é coaching e consultora com atuação no desenvolvimento de líderes, com ênfase em jovens, conflitos entre gerações e empresas que estão em processo de mudança. 

 

Já o foco do grupo Estratégias para Aquisição e Retenção de Talentos tem sido entender os fatores que fazem com que um profissional permaneça ou não na empresa, como as questões relacionadas ao clima e à cultura organizacional e aos planos de remuneração, carreira e sucessão e desenvolvimento de liderança. “É uma discussão ampla, que passa por outras áreas de RH”, explica Ana Maria de Freitas, sócia-diretora do IPO e facilitadora do grupo, que é promovido tanto em Jundiaí como na sede – nesta última ela divide a função com a consultora Carina Guerreiro, coordenadora de Seleção Personalizada do IPO.

Segundo Ana Maria, as questões são as mesmas nos dois grupos. “Por isso, estamos iniciando uma integração entre eles, que será potencializada com a utilização da People [rede social exclusiva da ABRH-SP] por todos os participantes dos dois grupos.”

 

A partir desta edição, o jornal Gestão de Pessoas vai publicar na seção Em Foco nos Grupos, os assuntos que estão em pauta nos Grupos de Estudo da ABRH-SP. Acompanhe.

 

Em Ribeirão Preto

Mais uma Regional vai oferecer a atividade dos Grupos de Estudo para seus associados. Ribeirão Preto já está com as inscrições abertas para três grupos (os encontros terão início no próximo mês e se estendem até novembro). Veja as opções:

– Consultoria Interna de Recursos Humanos

Facilitadora: Nanci Erthal, consultora especializada na aplicação de modelos de consultoria interna para o desenvolvimento das práticas de RH

– Coaching

Facilitador: Jair Ferreira Lima Junior, instrutor de treinamento e executive coach

– Direito do Trabalho

Facilitador: Sylvio Rodrigues Neto, advogado da área trabalhista e fundador do escritório que leva seu nome

{module compartilhar}

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!