Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

JURÍDICO E RH: Adoção de medidas positivas para proteção de minorias é tendência mundial

A adoção de medidas positivas, não impositivas, para oferecer maior proteção às minorias no mercado de trabalho ganha força em nível mundial. Vários países têm modificado a legislação dessa maneira. Só para exemplificar, há um esforço para que cada vez mais mulheres assumam posições executivas mediante medidas positivas que definem prazos para tal crescimento em países como Suécia, Reino Unido, Japão e Alemanha.

Essa foi uma das principais tendências da área jurídico-trabalhista apontadas na última conferência anual da International Bar Association, realizada em outubro no Japão, cujos debates foram tema da palestra promovida na última terça, na sede da ABRH-SP, pelo diretor Jurídico da ABRH-Nacional e integrante do Corhale – Comitê RH de Apoio Legislativo, Wolnei Tadeu Ferreira.

Outra questão que suscitou intensos debates foi o impacto da longevidade nas políticas trabalhistas mundiais. “Várias áreas de Recursos Humanos são influenciadas pelo aumento da expectativa de vida, que interfere em questões como aposentadoria, fator previdenciário, rotatividade, flexibilidade e jornada de trabalho”, explicou Ferreira.

Também foram abordados temas como o impacto das mídias sociais no ambiente de trabalho, expatriados e a movimentação mundial de talentos e flexibilidade e tecnologia influenciando os mercados (leia a cobertura completa da palestra no site do Corhale: www.corhale.org.br).

 Fonte: O Estado de São Paulo – 23 de novembro de 2014

{module compartilhar}

 

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!