Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

MERCADO DE TRABALHO: Vagas temporárias chegaram a 297 mil em 2013

No ano passado foram abertas 297 mil vagas temporárias em todo o país para atender à movimentação comercial ocasionada pela chegada de datas especiais, como Páscoa, Dia das Mães, Natal e férias de verão. O levantamento foi feito pelo Sindicato das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem) em parceria com a Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado (Fenaserhtt).

As oportunidades estiveram concentradas no comércio e na indústria. O segmento de lazer e entretenimento também contratou temporários para o período de férias de verão.

Ainda de acordo com o levantamento, do total, 29,4 mil trabalhadores temporários foram efetivados pela empresa contratante. “É um período que agrega experiência profissional ao currículo e ainda funciona como porta de entrada para o mercado de trabalho, pois o desempenho é acompanhado de perto pelo empregador. Quem se destaca é efetivado”, avalia a diretora de comunicação do Sindeprestem Maria Olinda Maran Longuini.

Presidente da Fenaserhtt e do Sindeprestem, Vander Morales lembra que o trabalho temporário é regulamentado por lei específica (nº. 6.019/74), que assegura o cumprimento dos direitos trabalhistas. “O temporário tem os mesmos direitos do efetivo, como salário equivalente, jornada de 8 horas, recebimento de horas extras, adicional por trabalho noturno, repouso semanal remunerado, férias proporcionais, 1/3 de férias, 13º salário e proteção previdenciária. As exceções são o aviso prévio e recebimento da multa de 40% sobre o FGTS.”

O contrato é firmado entre o trabalhador e uma empresa do setor de trabalho temporário autorizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Por lei, pode ter duração máxima de três meses, com direito à prorrogação por igual período.

 

Fonte: O Estado de São Paulo – 23/02/2014

{module compartilhar}

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!