Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PERFORMANCE – Posturas, mudanças e atitudes que podem ajudar o RH neste ano

Para a maioria, o ano já começou de fato após o retorno dos feriados do final do ano e das férias de verão. O momento de reflexão ficou para trás. Em particular para os profissionais de RH, é hora de enfrentar os muitos desafios que se apresentam para a área em um ano que promete ser complexo, em razão da realização da Copa do Mundo e das eleições, e em que as expectativas não são otimistas – de acordo com o relatório Perspectiva Econômica Global 2014, do Banco Mundial, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve se expandir apenas 2,4% neste ano, maior apenas que as taxas previstas para o Irã e o Egito.

Diante desse cenário, que pode ou não se confirmar, seguem algumas posturas, mudanças e atitudes, recomendadas pelos integrantes da diretoria da ABRH-SP, para ajudar os profissionais da área neste ano de 2014:

– Por uma questão de cultura, o brasileiro tende a evitar o risco, a olhar a vida com receio e achar o ambiente mais negro do que realmente é. Só uma minoria tem o prazer de se aventurar, empreender e inovar. Esse comportamento, entretanto, pode ser modificado. O RH tem o papel de iluminar as pessoas e empresas para que sejam capazes de lidar com o novo e aprendam o prazer da descoberta. Também pode ensiná-las a ver e reagir de forma diferente da de hoje, para o bem de todos.

– O tema do CONARH 2014 (veja notícia abaixo sobre inscrições para o evento) – RH Urgente! Ousar, Inovar e Performar – é um chamado para que o profissional da área ouse, inove e mostre que, através deles, as pessoas vão performar. Não dá mais para adiar essa mudança, porque o topo da pirâmide corporativa precisa entender como o investimento em treinamento vai retornar, como os colaboradores vão melhorar sua performance, que valor será agregado ao resultado final. E isso serve para todos que atuam na área. A hora é agora.

– RH também precisa se inserir na agenda contemporânea da sustentabilidade, conquistar essa nova fronteira que hoje é um tema central e estratégico para as empresas. Definitivamente, é necessário compreender que a sustentabilidade tem tudo a ver com a gestão de RH – aliás, tema do curso realizado pela ABRH-SP e a ABRH-Nacional no final do ano passado, que terá sua segunda edição lançada em breve.

– Os anos anteriores têm dado provas de que o mundo mudou e as pessoas mudaram – não apenas as das novas gerações que ingressam no mercado de trabalho. Como consequência, as pessoas querem organizações que as deixem ser elas mesmas, viver conectadas, expressar suas opiniões e encontrar significado no trabalho. Portanto, será necessário criar ambientes livres e colaborativos que promovam o diálogo constante, bem como desenvolver práticas, políticas e processos de RH adequados ao mundo contemporâneo.

– Flexibilidade é a nova tendência. Para atrair e reter as pessoas, o RH deverá, cada vez mais, conhecer as especificidades e demandas de cada um a fim de entregar soluções individuais e customizadas nas diferentes áreas: remuneração e benefícios, treinamento e desenvolvimento, retenção e atração de talentos. Um desafio e tanto, porque até hoje as empresas construíram modelos prontos e engessados que exigiam que os colaboradores se adaptassem a eles, não o contrário.

– Um desafio concreto deste ano será adequar as empresas ao e-Social, o sistema de escrituração fiscal digital que vai mudar a forma como as organizações lidam com as obrigações fiscais, tributárias, previdenciárias e trabalhistas no país. Mesmo que burocrático e sem o apelo das questões estratégicas, o e-Social exigirá muito da área de RH, que precisa, com urgência, conhecer o sistema para se adequar a sua obrigatoriedade, revisitar seus processos e até discutir investimentos e contratações.

 

Página Semanal ABRH-SP – 19 de janeiro

{module compartilhar}

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!