Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

PESQUISA & TENDÊNCIAS – Faltam soluções para a assistência médica na aposentadoria

De acordo com a última pesquisa Mercer Marsh sobre benefícios, apenas 36% das empresas brasileiras oferecem planos de saúde na aposentadoria. Destas, 83% permitem a inclusão de novos aposentados e 17% não permitem. Mais organizações gostariam de conceder o benefício, que facilita o processo de sucessão e valoriza a empresa na hora de atrair e reter seus talentos, porém os altos custos impedem a sua implantação.

Como explicou Carolina A. Mazza Wanderley, consultora sênior na área de Previdência da Mercer, na palestra sobre o tema, apresentada na última quinta na ABRH-SP, há outras dificuldades: irreversibilidade dos programas, necessidade de provisões contábeis nos balanços das empresas, falta de opções no mercado privado, pois as operadoras não aceitam somente o grupo de aposentados, e inexistência de incentivo tributário do governo para as empresas que investem no benefício.

Infelizmente, não há uma solução a curto prazo para a questão, pois nenhum dos produtos existentes no mercado é factível na aposentadoria.  “A saída imediata é a conscientização dos empregados para a situação. É preciso ter coragem para falar a verdade”, assinalou Carolina, que destacou o papel importante do RH na prevenção e no acompanhamento dos funcionários.

“Também é preciso influenciar o governo para as questões que dependem dele, como a adoção dos incentivos tributários e a criação de produtos diferenciados.”

{module compartilhar}

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!