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Remuneração em tempos de crise

chritiano_moreno_2016Mesmo em um cenário de crise onde a economia ainda se recupera, as empresas que conseguirem reter seus principais talentos sairão na frente no momento da retomada. Uma das maneiras de garantir isso é por meio da remuneração estratégica. Foi o que explicou o consultor em Recursos Humanos Christiano Moreno na palestra “Remuneração e Incentivos com Foco em Retenção de Talentos”, apresentada em 20 de outubro, na sede da ABRH-SP.

De acordo com Moreno, em períodos de crise, a empresa pode trocar a remuneração fixa por variável (incentivos de longo prazo, incentivos de curto prazo e incentivos de vendas, por exemplo), só pagando se todas as metas forem atingidas, ou reduzir o orçamento de aumento salarial, comunicando melhor o que já oferece para os colaboradores, como oportunidades de desenvolvimento profissional e aperfeiçoamento, para que eles tenham uma percepção de valor.

Já há alguns anos a principal tendência de mercado em remuneração, a meritocracia ganha mais força ainda na crise, explicou Moreno, quando é preciso dividir um bolo menor em fatias maiores para os melhores. Nesse caso, igualdade não é justiça.

Ele destacou ainda que os profissionais estão mais exigentes. “Os jovens de hoje não querem trabalhar numa empresa se ela não for ética e transparente e se não tiver valores e propósitos.” Daí a importância de um EVP (Employee Value Proposition) consistente.

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