Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Termina em 29/06 prazo para se candidatar às eleições para os Conselhos Deliberativo e Fiscal

Os associados interessados em se candidatar às eleições para compor os Conselhos Deliberativo e Fiscal da gestão 2019-2021 da ABRH-SP, que irão ocorrer em 9 de agosto, têm até 29 de junho para fazer sua inscrição. Podem se candidatar todos aqueles filiados há mais de seis meses, que estejam em dia com suas contribuições e tenham residência fixa no estado de São Paulo.

As inscrições são nominais, sendo que o interessado deve encaminhar para a ABRH-SP as seguintes informações: nome, currículo resumido e foto digital. As candidaturas devem ser enviadas por e-mail para o endereço votacao@abrhsp.org.br, via correio à ABRH-SP (Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, 1297, conjunto 92, Cidade Monções, CEP 04571-010, São Paulo, SP) ou ainda pessoalmente na sede, no horário das 9 às 18 hor24as.

“Ser conselheiro é apoiar a Associação no desenvolvimento dos conceitos e práticas de gestão de pessoas no ambiente corporativo e na sociedade”, afirma o presidente atual do Conselho Deliberativo, Donizetti Moretti. Nesta entrevista, ele fala sobre o processo eleitoral e as atribuições do órgão:

GESTÃO DE PESSOAS – Quais as atribuições dos conselheiros?

DONIZETTI MORETTI – Enquanto a Diretoria Executiva é responsável pela administração e gestão da entidade, a competência número 1 do Conselho Deliberativo é zelar pelo cumprimento dos objetivos da Associação de acordo com seus princípios e do sistema ABRH-Brasil. Além disso, os conselheiros aprovam o planejamento estratégico e o orçamento propostos pela diretoria. Já o Conselho Fiscal é o órgão fiscalizador das contas apresentadas pela diretoria. Vale enfatizar que os Conselhos Deliberativo e Fiscal se reúnem apenas quatro vezes ao ano, em reuniões trimestrais realizadas no período noturno (tem sido assim até agora), na sede da Associação.

GP – Por que o associado se interessaria em se candidatar?

DM – Ser conselheiro é uma forma de convívio atuante junto a experientes colegas profissionais. É apoiar a Associação no desenvolvimento dos conceitos e práticas de gestão de pessoas no ambiente corporativo e na sociedade, influenciando o ambiente do trabalho, que é uma parte essencial na vida humana. Trata-se ainda da primeira eleição após a mudança no Estatuto Social, realizada em novembro do ano passado, que alterou o quadro numérico de conselheiros, reduzindo para 30, e o papel dos Conselhos a fim de torná-los ainda mais relevantes na representação dos associados.

GP – Qual o perfil do Conselho?

DM – Historicamente, a ABRH-SP tem sempre um grupo de conselheiros que preserva a história da entidade e outro grupo, composto por profissionais mais jovens, que representa a renovação. Nos últimos anos, temos incentivado bastante a participação de associados das nossas Regionais para que tenhamos todo o estado de São Paulo representado no órgão.

Como tem acontecido desde 2003, a ABRH-SP adota o sistema de votação eletrônica, sempre com o apoio da MicroPower. Funciona assim: antes do pleito, os associados recebem um e-mail com login e senha. Na data das eleições, eles devem entrar no endereço eletrônico enviado, usando login e senha, para votar. Quem vota uma vez não consegue fazê-lo novamente.

Comitê Eleitoral

As eleições da ABRH-SP são estabelecidas no Estatuto Social e conduzidas pelo Comitê Eleitoral, composto por associados que não são candidatos a qualquer cargo eletivo. Entre outras atribuições, o comitê supervisiona e garante a viabilidade operacional, a lisura e transparência do pleito; define data e horário da eleição; divulga os requisitos exigidos aos associados interessados em concorrer aos cargos eletivos e aos associados aptos a votar; determina formas de votação, apuração dos votos e critérios de desempate; e divulga os eleitos.

Neste ano, o comitê é composto pelos ex-presidentes da ABRH-SP Almiro dos Reis Neto (Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo), Felipe Westin (Conselho) e Wagner Brunini (Diretoria), além da gerente executiva Vânia de Faria.

Fonte: O Estado de São Paulo, 24 de Junho de 2018.

Comentários

    Deixe uma Resposta

    QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?