Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

69% dos brasileiros pesquisam nos smartphones no meio de uma conversa. Novo comportamento já impacta o mercado de RH

Por meio dos aparelhos, aplicativos tornam-se parte da rotina pessoal e profissional dos usuários. Mercado de Recursos Humanos já se mexe para adaptar-se a este novo comportamento

O mercado mobile está crescendo rápido em todos os sentidos. Há pouco mais de dez anos, os smartphones passaram a ganhar recursos: internet móvel, câmeras, alertas e aplicativos que se tornaram parte de nossas rotinas.

Aplicativos que controlam a alimentação, que monitoram as atividades físicas, a agenda, o tempo, a conta bancária. Eles nos ajudam a calcular até o tempo que o café leva para ficar pronto. A combinação entre apps e os smartphones virou indispensável no dia a dia. Hoje, o número de smartphones é maior do que o número de computadores, o que se reflete também na audiência das marcas na internet: a maior parte dela vem de dispositivos móveis.

Isso impacta também as rotinas corporativas e principalmente a maneira como as empresas devem se comportar diante deste novo cenário, já que ele mudou também o nosso processo de decisão. Com mais acesso à informação e com o maior volume delas, ficamos mais criteriosos. Pesquisamos e comparamos mais empresas e produtos antes de tomarmos uma decisão.

Segundo pesquisas realizadas pelo Google e pela Ericson, 79% dos usuários online no Brasil dizem que estão procurando mais informações agora, comparado há alguns anos. 69% deles utilizam o telefone no meio de uma conversa para saber mais informações sobre algo que foi dito.

No entanto, não estamos falando apenas de decisão de compra. Hoje, o usuário também escolhe o que quer ou não ver e receber em termos de informação. Por isso, o marketing tradicional está perdendo força e dando lugar ao que chamamos de marketing de permissão.

Ou seja, o internauta primeiro sinaliza, assinando uma newsletter ou preenchendo um formulário que quer manter contato com a empresa, dando abertura para que ela prossiga com o relacionamento enviando conteúdo ou entrando em contato esporadicamente.

Impacto no mercado de Recursos Humanos

Este movimento também atingiu o segmento de RH. Hoje, existem aplicativos de vagas que unem empresas e profissionais em busca de oportunidades ou recolocação no mercado de trabalho.

Já outras empresas que contam com equipes com muitos colaboradores têm investido em aplicativos para facilitar a comunicação entre eles, já que atualmente e é comum que muitos profissionais trabalhem remoto, e diminuir esta distância é importante para facilitar a integração e fluxo de informações.

Ciente deste panorama, a ABRH-SP lança o aplicativo FindeHR. A proposta é conectar o mercado de Recursos Humanos com foco no relacionamento, criando um ambiente onde empresas, profissionais e interessados em geral neste segmento possam trocar ideias e fazer negócios.

Para isso, o aplicativo contará com, além de um guia completo de empresas e serviços, opções de contato, área de mentoria, filtros de busca por região, geolocalização, serviço/categoria ou palavras-chave.

O lançamento oficial acontece no Conarh, entre os dias 15 e 18 de agosto, no Transamérica Expo Center. Durante os quatro dias de evento, a ABRH-SP estará no estande da ABRH-Brasil para apresentar a novidade.

Publicado em agosto de 2016

Comentários

    Deixe uma Resposta

    QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?