Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A importância da resiliência em tempos de crise

*Entrevista com Edna Bedani, diretora de Conhecimento e Aprendizado da ABRH-SP 

 

Como a resiliência pode ser útil em tempos de crise?

Em meio ao cenário econômico atual com as incertezas políticas e econômicas que estamos vivendo, somado aos seus impactos nas organizações, todo profissional – independentemente da posição que ocupe – precisa utilizar e/ou desenvolver a resiliência, que é a capacidade de enfrentar situações difíceis e adversidades da vida, superá-las, aprendendo e se fortalecendo com as mesmas, com rápida capacidade de recuperação. Os bons profissionais, sejam líderes ou não, apresentam esta habilidade.

Como identificar um profissional resiliente?

A resiliência pode ser identificada por meio de cinco características: 1) positividade – conseguem identificar oportunidades em meio a situações de crise ou perigo; 2) foco – se concentram nas metas sem desviar de seus objetivos; 3) flexibilidade – conseguem enxergar outras soluções que podem levá-las ao mesmo objetivo final; 4) organização – conseguem se estruturar em meio ao caos e sabem priorizar demandas; 5) proatividade – possuem iniciativa e atitude.

Como fazer com que sua equipe também se mantenha resiliente em meio à crise?

Em um momento como este, é imprescindível ao líder conhecer muito bem e identificar as diferenças pessoais dos membros de sua equipe, valorizando, reconhecendo e, inclusive, aproveitando para aprender com aqueles que possuem facilidade e disposição para enfrentar as dificuldades e se mantêm focados nas metas e resultados esperados pela empresa. Para os que têm dificuldade de enxergar e lidar com esses momentos difíceis com positividade, é necessário criar estratégias protetivas como programas de orientação, capacitação e desenvolvimento que permitam aprendizado, amadurecimento e evolução individual. 

Isto significa que a resiliência é competência que pode ser desenvolvida. Qual seria sua mensagem para os gestores e colaboradoras de empresas?

Uma excelente notícia é que a resiliência pode ser desenvolvida. Aproveitem esses momentos difíceis e instáveis para se reinventarem, criar soluções, transformando o momento em uma oportunidade de inovação, aprendizado, crescimento pessoal e organizacional.

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!