Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A onda da Cultura Organizacional

Em um ambiente onde empresas brasileiras negociam com clientes de várias partes do mundo, o tema cultura é uma das principais tendências gerenciais. É o que garante o presidente da ABRH-SP, Almiro dos Reis Neto. “O assunto está na moda em função das mudanças que o mundo tem vivido. As empresas têm investido em entender a cultura de outros países para saber exatamente como lidar com clientes de perfis tão diversificados.”

Mas o entendimento também precisa se estender ao ambiente interno, chegando ao conceito de cultura organizacional, que, segundo Almiro, é estratégico, pois impacta no resultado geral das companhias. “A gestão da cultura interna propõe não apenas mudar o comportamento individual, mas principalmente o comportamento coletivo, alinhando essa mudança à estratégia definida pela cúpula da empresa”, explica. O presidente da ABRH-SP lembra que, geralmente, são os acionistas ou integrantes do conselho da empresa que definem onde se quer chegar e isso precisa ser transmitido aos colaboradores.

Gerenciar a cultura implica diretamente na produtividade e desempenho da equipe e, para que seja bem executada, Almiro recomenda alguns passos: primeiro, é necessário que se tenha uma consciência clara de qual é a cultura atual da empresa por meio de questionários com os colaboradores. “O objetivo, nesse caso, é descobrir quais são os comportamentos coletivos predominantes. É comum encontrar resultados diferentes por área”, explica. A segunda etapa é definir para onde a empresa quer direcionar sua cultura e, por fim, desenvolver os planos de ação.

Hoje em dia, em muitas empresas, é o diretor de RH que se responsabiliza pela área de planejamento estratégico, podendo estar à frente das mudanças comportamentais definidas no plano de ação das novas ações e práticas de gestão. Se existe uma necessidade de redução de gastos, por exemplo, o financeiro, ou mesmo o RH, pode ser o responsável por gerenciar a cultura de todos os colaboradores nessa direção. 

{module compartilhar}

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!