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Além dos benefícios tradicionais

Satisfação pessoal é o principal motivo pelo qual um colaborador opta por estar em uma empresa em detrimento de outra. Entretanto, a satisfação envolve uma série de fatores, como ambiente de trabalho, remuneração e benefícios. Em um mundo cheio de oportunidades, esse último é, sem dúvida, o que mais pesa na atração e retenção de talentos.

Programas globais de benefícios corporativos focam, via de regra, em três diferentes pilares: físico, mental e de desenvolvimento pessoal. Acredita-se que isso faz com que os profissionais mantenham-se sempre motivados e em evolução, desenvolvendo-se continuamente dentro da companhia. Uma pesquisa realizada pela Xerox, em 2016, mostrou que, das 428 empresas pesquisadas em 33 países, 69% possuem uma estratégia global para saúde e bem-estar de seus colaboradores. De todas as vantagens citadas e aplicadas ao redor do globo, foi o incentivo à prática da atividade física o único fator que se repetia nos projetos das diferentes empresas.

A prática esportiva, além dos benefícios para o corpo, melhora também a saúde mental e a sensação de pertencimento. Quando oferecida como benefício corporativo, a atividade física torna-se parte importante do universo social dos colaboradores e, consequentemente, faz da empresa um local mais agradável para trabalhar. Os benefícios corporativos ligados ao corpo nunca são uma via de mão única. Para cada investimento, é possível mensurar uma diminuição nas taxas de absenteísmo, doenças relacionadas ao stress ou ao sistema muscoesquelético e um consequente aumento da produtividade.

Uma empresa de bens de consumo, por exemplo, aplicou no Brasil um programa de saúde e bem-estar global que incentiva a prática de atividades físicas, possui acompanhamento da saúde mental e observa aspectos emocionais e de propósito de seus funcionários. Dessa maneira, diminuiu em 50% o risco de doenças cardíacas, sofreu uma redução de 8% para 5% nos índices de colesterol e, hoje, cerca de 64% dos colaboradores passaram a praticar algum tipo de atividade física.

Empresas são únicas, basta olhar com atenção para cada realidade, entender suas particularidades, aspirações, problemas a serem superados e traçar metas reais para resolvê-los. Mudar é possível. É preciso. O mundo não é mais o mesmo, nem a lógica de mercado de que apenas um bom salário é o suficiente. Chegou a hora de escutar mais e, finalmente, agir sobre isso.

 

*Country manager da Gympass no Brasil

 

 

Fonte: O Estado de São Paulo, 07 de Setembro de 2017

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