Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O FUTURO É AGORA

COMO SE PREPARAR E QUAIS AS PROFISSÕES DE DESTAQUE NOS PRÓXIMOS ANOS?

“É preciso ter coragem para o novo.” Essa é uma das dicas que o CEO Luis Rasquilha, da Inova Consulting e da Inova Business School, passa para quem pergunta como se preparar para o futuro.

Na palestra do CONARH, ele vai falar sobre as “Profissões do Futuro”.

“Não pense que essa preocupação tem que estar só na cabeça dos jovens. Os profissionais de gerações anteriores, mesmo bem colocados e que acreditam estar estabilizados, também devem perder uns minutos de sono para pensar sobre o redirecionamento da carreira diante dos desafios que o mercado de trabalho apresenta”, explica Luis. “Claro que quem estuda está, teoricamente, mais aberto ao novo. Mas quem está na ativa precisa se adaptar e se preparar para essa mudança.”

Para Luis, as pessoas precisam assimilar 5 palavras de ordem: criatividade, produtividade, foco, diferenciação e inovação. “A mudança que vivemos não tem paralelo na história da humanidade: econômica, política, social e tecnológica. Sobreviverá e terá sucesso aquele que conseguir enxergar as oportunidades e for rápido para criar vantagem competitiva para si mesmo e para a empresa onde trabalha”, analisa o consultor. 

Quando falamos em profissões do futuro, levamos em conta 2020, como lógica de curto prazo, e 2050 de longo prazo. O que você estará fazendo lá? Seus filhos? Netos?

Uma pesquisa feita em 2014 pela Inova Consulting, FIA, Michael Page, Sparks E Honey, Talenses e Revista Exame, deu origem a uma relação das 50 profissões que deverão ter mais destaque no período de 2016 a 2050. No topo: GESTOR DE ECORRELAÇÕES, uma excelente oportunidade para quem reúne conhecimento técnico ambiental e legislação sobre o tema, já que se busca sustentabilidade em todas as área e setores.

São boas as chances também para engenheiro civil, de petróleo e gás, hospitalar. No setor de saúde ainda há o gestor de qualidade de vida. Ele mapeia os riscos que os colaboradores podem desenvolver no ambiente de trabalho.

Como a educação continuada será rotina para o profissional do futuro, outra função de destaque deve ser a de coordenador para desenvolvimento e conhecimento. Seja qual for a profissão escolhida, o caminho passa por uma preparação de excelência. “A atualização permanente de conhecimentos com uma visão mais abrangente, multitarefa e orientada ao futuro, através de leitura, formação formal, alargamento da rede de contatos e troca de experiências, ajuda nessa preparação. É preciso alargar o mapa de conhecimento e preparar as competências para o novo, além do que dominam”, finaliza.

 A palestra de Luis Rasquilha no CONARH é dia 16/8, às 10h00. O CONARH acontecerá semana que vem, de 15 a 18, no Transamerica Expo Center.Mais informações: www.conarh.com.br

 

Fonte: Folha de Alphaville – 12 de agosto de 2016

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!