Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Principais componentes para a implantação de uma Universidade Corporativa

Uma verdadeira aula sobre a implantação de Universidades Corporativas. Foi o que os profissionais de Recursos Humanos presentes na sede da ABRH-SP, na última quarta, tiveram na palestra apresentada pela diretora geral da Overlap Brasil Cristina González.

Com base na sua ampla vivência profissional sobre o tema em organizações de diversos segmentos no Brasil e na América Latina, Cristina elencou os diversos motivos que levam as empresas a investirem em Universidades Corporativas, como a busca por alinhamento cultural, a criação de valor, o desenvolvimento de negócios por meio de uma área de pesquisa e desenvolvimento potente e a gestão do conhecimento ou da mudança.

“Cada empresa tem seu motivo, o que importa é que a implantação tenha uma essência, um caminho, um propósito”, frisou Cristina, que entende a Universidade Corporativa como uma alavanca de desenvolvimento da empresa. “É uma iniciativa interna desenhada para melhorar o desempenho das pessoas e da organização, assegurando que a aprendizagem e o conhecimento impulsionem a estratégia e os objetivos de negócio”, conceitou.

Ela ainda analisou os 15 componentes mais importantes para a implantação de uma Universidade Corporativa e destacou três deles: Learning Strategy, que é a definição do estilo de aprendizado próprio da organização e que responde ao plano estratégico da empresa; o Papel do Manager, ou seja, o líder comprometido e empenhado para garantir o sucesso da implantação; e o uso de indicadores estratégicos que possibilitem mensurar o impacto da aprendizagem no negócio. “A Universidade Corporativa não precisa ser um custo, um peso para a organização. Ela pode, inclusive, se tornar uma unidade de negócio, passando a vender o conhecimento para fora”, disse Cristina.

 

 

 

Fonte: O Estado de São Paulo, 12 de Março de 2017

Comentários

    Deixe uma Resposta

    QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?