Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

RH 15 minutos levará práticas de relevância com objetividade

Todos os anos, o CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas traz inovações para os participantes. Em 2013, na 39ª edição, que acontece neste mês, na capital paulista, uma das novidades é o RH 15 Minutos. Duas sessões – uma no dia 20 e outra no dia 21 –, cada qual com três apresentações de 15 minutos, vão tratar de assuntos relevantes no dia a dia dos profissionais da área.

 

“Esse formato permite cobrir temas relevantes com rapidez e poder de síntese”, diz Luiz Edmundo Prestes Rosa, diretor de Educação da ABRH-Nacional, que, junto com o consultor Luiz Augusto Costa Leite, coordena o RH 15 Minutos.

 

“Os novos formatos de comunicação são enxutos. A mídia eletrônica trouxe esse hábito. Estamos, portanto, incorporando tal linguagem ao CONARH. O objetivo é obter o máximo de informação útil no mínimo de tempo. Eu diria que são quase ‘pílulas’ de práticas vencedoras”, completa Costa Leite.

 

Na estreia da atividade no CONARH, os congressistas têm um encontro marcado com:

 

  • Paulo Miri, vice-presidente de RH, Comunicação Corporativa e Business Process Excellence da Whirlpool Latin America – Um novo olhar sobre a saúde corporativa

FOTO Prestes Rosa antecipa: “A saúde dos colaboradores é o segundo maior orçamento de RH; só perde para a folha de pagamento. Entretanto, muitas empresas ainda estão presas ao modelo de saúde corporativa no qual só são oferecidos planos médicos. É preciso fazer bem mais do que isso, promovendo uma cultura de valorização da saúde de forma a contribuir para o bem-estar das pessoas e, consequentemente, reduzir os custos com planos médicos”. É essa visão moderna da Whirlpool que vai levar a empresa ao CONARH.

 

  • Lívia Sant’Anna, diretora de RH da Mendes Jr. – Gestão de RH

“Historicamente, RH oferece muitos serviços massificados, mas as pessoas têm necessidades diferentes. O novo consumidor fez com que o marketing de massa cedesse lugar ao marketing one by one e o desafio de RH é fazer a mesma mudança. A Lívia vai apresentar como a Mendes Jr. vem desenvolvendo uma visão personalizada de RH”, justifica Prestes Rosa.

 

  • Juliana Bonomo, diretora de RH da L’Oréal – Gestão de talentos

Inovação é sinônimo de competitividade. E essa questão está diretamente ligada à gestão de talentos. “Não basta contratar os melhores profissionais, é preciso saber gerenciá-los. A L’Oréal é um exemplo de companhia que trabalha a gestão de seus talentos para estar em permanente inovação. Com isso, destaca-se em seu segmento e se torna referência para outras empresas”, diz o coordenador.

 

  • Jacques Métadier, diretor de Desenvolvimento de RH e da Académie Accor AmLat – Quando a Universidade Corporativa faz a diferença

FOTO A Universidade Corporativa (UC) viabiliza a contratação de profissionais de potencial, até mesmo sem a qualificação suficiente. “Isso é uma grande vantagem competitiva ao permitir formar em casa equipes de qualidade, integradas à cultura da empresa e engajadas em servir clientes”, argumenta Prestes Rosa, fundamentando a presença de Métadier no RH 15 Minutos.

 

  • Cida Reed, consultora em Transformação Humana e Organizacional da Marcondes Consultoria – Seleção por valores

Os processos de seleção não são mais restritos a encontrar o profissional certo para o lugar certo. É preciso ter pessoas que, além de experiência e conhecimento técnico, se guiem por valores que “casam” com a cultura da empresa. “RH tem que estar atento a essa questão”, alerta Prestes Rosa. Cida Reed sabe disso: antes de ser consultora, atuou por 25 anos como executiva de RH em empresas como Abril, BankBoston, McDonald’s, Merck Sharp & Dohme e Avon.

 

  • José Eduardo Dias de Camargo, diretor do Geac – Grupo de Empresários e Cidadãos Amigos da Criança de Campinas Rede colaborativa para ação social sustentável

Juntos, empresas e funcionários podem ampliar suas iniciativas de responsabilidade social aproveitando os incentivos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Esse é outro tema do RH 15 Minutos. “Camargo vai compartilhar como é possível por meio de uma rede colaborativa alcançar resultados significativos para o bem. Esse é um trabalho articulado por RH, que poucas empresas realizam por desconhecer o incentivo fiscal”, detalha Prestes Rosa.

 

A agenda do RH 15 Minutos pode ser conferida juntamente com a programação completa do CONARH 2013 pelo site: www.conarh.com.br

{module compartilhar}

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!