Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Salários e negociações coletivas

Com o objetivo de oferecer informações relevantes sobre o mercado de trabalho para empresas, profissionais de Recursos Humanos, sindicatos e trabalhadores, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) lançou oficialmente no último dia 12 o site www.salarios.org.br. A página reúne em um único lugar informações sobre três aspectos do mercado de trabalho: acompanhamento das negociações coletivas, observação dos salários iniciais nas empresas e evolução da folha de salários do Brasil.

 

Em relação ao acompanhamento das negociações coletivas, a ideia surgiu a partir da constatação de que existem poucos dados disponíveis para que os negociadores sindicais e empresariais possam se preparar para as negociações. Para suprir tal insuficiência, a Fipe passou a utilizar o banco de acordos e convenções coletivas armazenados no sistema Mediador, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no qual são depositados todos os acordos coletivos e convenções coletivas negociados no país.

Como destaca o professor da FEA-USP e pesquisador da Fipe Hélio Zylberstajn, o acompanhamento das negociações já apresenta informações importantes e surpreendentes, como a descoberta de que alguns acordos, além de ajustar salários pela inflação acumulada dos 12 meses anteriores à data-base, estabelecem uma vinculação com a inflação futura, como acontecia com o chamado gatilho salarial, nos tempos da superinflação das décadas de 1980 e 1990.

A coleção completa do sistema Mediador, que começou a ser formada em 2007, é composta na atualidade de aproximadamente 270 mil acordos e convenções. Este conjunto foi totalmente lido pelos programas da Fipe e conferido pelos seus pesquisadores. O www.salarios.org.br possui ferramentas para ler eletronicamente os documentos, organizar os dados e convertê-los em indicadores e gráficos para melhor visualização e leitura. A cada dia, o sistema recebe aproximadamente 200 novos documentos, que são tabulados na Fipe e incluídos na base de dados. Os resultados da tabulação serão atualizados mensalmente. “A tecnologia utilizada na leitura dos dados foi desenvolvida durante dois anos e isso agora nos permite ter os resultados com detalhes, credibilidade e agilidade”, afirma Zylberstajn.

Salários

Outro recurso apresentado no www.salarios.org.br, bastante útil para os profissionais de Recursos Humanos, é uma ferramenta que permite pesquisar o salário médio de admissão dos últimos seis meses nas empresas brasileiras, a partir de dados extraídos do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do MTE. A consulta ao Salariômetro pode ser feita com filtros de acordo com características pessoais dos trabalhadores, como gênero, escolaridade, faixa etária, raça/cor, e também para cada uma das unidades da federação.

A nova página criou mais um indicador – a Folha de Salários do Brasil –, que informa a evolução da folha de salários do conjunto das empresas brasileiras, a partir de informações sobre o recolhimento do FGTS, que a Fipe acessa junto à Caixa Econômica Federal. Com base nos valores depositados nas contas vinculadas do FGTS, a Fipe reconstituirá o volume de salários pagos aos trabalhadores brasileiros. Os internautas cadastrados poderão consultar e baixar arquivos atualizados mensalmente com dados nacionais e também desagregados por Estados.

Fonte: O Estado de São Paulo – 23 de novembro de 2014

{module compartilhar}

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!