Trilhas de Aprendizagem por Competências

Você já parou para refletir que, diante da realidade de equipes multigeracionais que compõem muitas organizações, da necessidade de uma prática na gestão de pessoas mais assertiva e até mesmo diante de orçamentos mais enxutos para Planos de Capacitação, é momento de pensar e repensar muitas práticas de T&D e Educação Corporativa?

Uma das melhores formas para isso é incorporar a importância das Trilhas de Aprendizagem. Este enfoque para programas de desenvolvimento de equipes, em todos os níveis hierárquicos, poderá ser traçado no tempo e conveniência da empresa, otimizando os investimentos em capacitação e tornando o processo de aprendizagem e desenvolvimento realmente efetivo e sustentável.

As Trilhas de Aprendizagem por Competências evidenciam um contraponto às grades tradicionais de treinamento e desenvolvimento, oferecendo uma variedade maior de recursos de aprendizagem. São compostas de caminhos flexíveis para propiciar o desenvolvimento das pessoas. A flexibilidade está relacionada a efetivas abordagens metodológicas, compostas por novas formas de aprendizagem, as quais facilitam o processo de gestão do conhecimento.

Por serem um processo integrado e sistemático de ações de desenvolvimento, as trilhas recorrem a formas múltiplas de aprendizagem para o desenvolvimento de determinadas competências requeridas para o desempenho dos diferentes níveis e espaços ocupacionais. Com as trilhas de aprendizagem, o caminho do desenvolvimento fica mais diversificado.

A partir desse contexto, o foco da Educação Corporativa passa a ser outro: em vez de cursos e programas isolados, o objetivo é desenvolver profissionais de uma maneira sistêmica e alinhada às necessidades de desempenho profissional, às estratégias do negócio e às consequentes entregas esperadas pela empresa.

Premissas das Trilhas de Aprendizagem por Competências:

  • Visão clara das competências necessárias.
  • Nivelamentos dos conhecimentos necessários.
  • Ambiência de aprendizagem contínua.
  • Potencialização do processo de aprendizagem.
  • Diferentes estímulos para aprendizagem.
  • Estímulo constante ao desenvolvimento profissional.

Os resultados na aplicação das Trilhas de Aprendizagem por Competências representam uma estratégia de desenvolvimento de maneira integrada, inovadora e eficaz, que propicia ao profissional o aprendizado contínuo através de múltiplas formas de aperfeiçoamento.

As soluções educacionais vinculadas em uma trilha estão alinhadas aos objetivos de aprendizagem que variam em função das melhores estratégias para o alcance dos objetivos propostos e poderão constituir importante alicerce para a retenção de talentos, para o planejamento de carreira e planos de sucessão na organização.

Por Jacqueline Cerqueira,

facilitadora do Grupo de Estudos de Educação Corporativa,

de São Paulo (SP)

 

 

 

Fonte: O Estado de São Paulo, 07 de Janeiro de 2018.

Comentários

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?