Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

2015 COM HORÁRIO FLEXÍVEL

Equilibrar melhor a vida fora do trabalho, sem perder o foco da carreira – se você acha que essa ainda é uma promessa para o ano novo está atrasado.

  

Quantas pessoas você conhece que procuram um emprego em que possam conciliar melhor a equação casa-trabalho? Essa demanda está redesenhando processos empresariais para que esse desafio saia, definitivamente, do papel e vire rotina em corporações de todos os portes. A ABRH-SP Metropolitana Oeste destaca um caso de sucesso…  

A Hewlett-Packard Company – HP – é uma das pioneiras na implantação dos horários flexíveis, uma das medidas para a conquista do que o mercado chama de Work-Life Balance.  

Essa mudança não é só bondade. Organizações que adotaram horário flexível perceberam aumento da produtividade individual, redução do número de faltas e atrasos, aumento da capacidade de concentração e diminuição dos acidentes de trabalho.  

“A flexibilidade virou um fator competitivo”, esclarece Claudio Dantas, gerente de Recursos Humanos da HP. “O índice de engajamento e satisfação com a companhia é elevado! E essa política implica a retenção de talentos, porque as pessoas acabam se adaptando e permanecem por mais tempo na empresa.” 

A prática de horário flexível para o time gerencial da HP no Brasil começou em 1998, facilitada pelas mudanças que aconteceram com as tecnologias na comunicação.Hoje, mais de 50% dos funcionários têm acesso e fazem uso de algum tipo de flexibilidade de jornada ou de trabalho remoto. 

Há várias modalidades de flexibilização: horário fixo variável, no qual o empregado escolhe um entre diversos horários alternativos propostos pelo empregador; horário variável, no qual o trabalhador determina seus horários de entrada e saída; horário livre, em que não há rotina; “short friday”, em que os turnos são mais longos de segunda à quinta-feira e mais curtos às sextas-feiras; jornada parcial; e o trabalho totalmente remoto. 

O horário padrão da HP é das 8h às 17h, mas quem prefere entrar mais cedo, pode sair mais cedo. Lá, foi preestabelecido que os funcionários podem chegar entre 7h e 10h e adequar o horário de saída com o de entrada, entre 16h e 19h. 

Dantas ressalta que a prática remonta aos valores corporativos de confiança e respeito às pessoas, de acreditar que todos farão um bom trabalho, se tiverem condições para isso: “queremos uma relação ganha-ganha entre a companhia e o funcionário!” 

Para quem ficou empolgado com esse respiro, vale lembrar que não são todas as atividades que permitem essa abertura. E se esse é um valor importante para você é bom redirecionar a carreira. Quem trabalha em centrais de atendimento e fábricas ou em outras funções com regime de turnos tem mais dificuldade em fazer horários diferentes do resto da equipe. Por isso, prepare seu currículo para equilibrar o seu trabalho com o estilo de vida que deseja, a longo prazo, para você.

 

Fonte: Folha de Alphaville – 16 de janeiro de 2015

{module compartilhar}

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!