Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

2016: quais as profissões que se destacarão

Mesmo com o mercado instável há profissões que serão mais procuradas nos próximos meses. ABRH-SP foi buscar essa informação para você.

 

Muita gente está pensando em como ampliar a área de atuação para se encaixar melhor nas oportunidades que podem surgir ano que vem. Não é mesmo tão simples: “Visualizar e encontrar as profissões mais promissoras ficou bem difícil. Como o mercado está instável e ainda não sabemos ao certo o que irá acontecer é complicado afirmar com 100% de certeza”, diz Claudia Monari, diretora de Assessment & Outplacement da Career Center.

Segundo Claudia, profissionais com expertise em redução de custos e processos, assim como os que prestam serviço em áreas que podem ser terceirizadas, serão destaque. “Vários executivos têm saído do regime CLT e criado suas empresas de consultoria. Esse novo formato tem agradado empresas que reduziram o quadro de funcionários, mas precisam de um especialista em determinada área. O ex-funcionário desempenha externamente a função e tem chance de expandir a atuação com liberdade para novos negócios.”

Entre as profissões que irão de destacar:

Analista Contábil

Com a complexa matriz tributária existente no país, analistas contábeis são sempre bem requisitados no mercado nacional. Como a expectativa do cenário econômico do ano que vem é de ligeira piora, este profissional tende a ser ainda mais requisitado por empresas. Isso porque excelência no planejamento tributário e na gestão de recursos financeiros é mais que prioridade.

Advogado Trabalhista


Redução de salários e jornadas de trabalho são alguns dos artifícios a que empresas têm recorrido para evitar demissões, mas acordos raramente são simples. O advogado trabalhista será fundamental para atuar na resolução de conflitos ligados às relações trabalhistas.

Profissional de mídias sociais


A comunicação mudou e com ela as competências das áreas que lidam com público interno e externo. Saber como encadear prioridades da empresa com as trocas de mensagens em tempo real, 24 horas, nas linguagens adequadas a cada rede social é uma habilidade que terá espaço.

 

 

Cuidadores

Na área da saúde e bem-estar, Cláudia ressalta os profissionais que lidam com terceira idade, como cuidadores. “O Brasil ainda não sabe cuidar dos mais idosos, mesmo com a população vivendo mais. Antes o foco eram as crianças, agora precisamos olhar para o idoso.”

RH com experiência em fusões

Opção única para sobreviver ou opção para potencializar mercado, a união de forças por fusão e aquisição tem sido razoavelmente frequente no cenário brasileiro. Ter experiência com essa integração, independentemente da formação, é um potencial de destaque para um candidato.

 

Fonte: Folha de Alphaville – 11 de dezembro de 2015

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!