Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

AS EMPRESAS QUEREM SABER MESMO SUA OPINIÃO?

Quantas pesquisas sobre seu trabalho na empresa já respondeu? Medir o engajamento através de questionários é uma das práticas mais usadas hoje em dia pelo mercado, principalmente em grandes empresas. Mas o que elas trazem e o que elas deixam de trazer.

 

 

Com empresas em constante transformação para acompanhar as nuances de mercado, as pesquisas internas podem ser ferramentas poderosas para alinhar comunicação, metas e cultura – você sabe explorar todo potencial que elas oferecem? O consultor Luis Felipe Cortoni, da LCZ Consultoria, alerta para a padronização excessiva da metodologia.

“Para captarmos exatamente a informação que a organização busca, muitas vezes só a pesquisa de clima por questionário não dá a profundidade de que precisamos. O próprio funcionário percebe isso quando não encontra as opções que mais caberiam na sua resposta. Em um questionário pré-moldado as perguntas são fechadas demais? Essa é uma questão importante na hora de selecionar o método. E o que se percebe é que muitos RHs optam por esse recurso por impulso. Só que o cotidiano organizacional se revelou mais complexo e mais difícil de se entender e de se viver. Dessa forma a pesquisa de opinião combinada com modalidades qualitativas pode ajudar mais o gestor quando ele necessitar de respostas rápidas, precisas e de custo baixo.”

Luis Felipe lembra que o que mais as pessoas querem é ser ouvidas, mas “querem que esse exercício seja real”. Quando estamos com uma crise de imagem, por exemplo, como muitas grandes empresas brasileiras estão sofrendo, a pesquisa termômetro levanta, mede e analisa a opinião dos empregados. E a pesquisa institucional mostra que imagem o público interno e o público externo têm da empresa. Será que é diferente? E por quê?”

Outra aplicação importante, diante de orçamentos apertados, o pré-teste de novos programas, como os de qualidade de vida, pode indicar como será a adesão dos funcionários. “Se os gestores, líderes, não apoiarem a campanha a tendência é que o programa não emplaque. Já tivemos esse resultado em um dos clientes que nos contrataram e conseguimos mapear antes do lançamento – o que reorientou as decisões”, conta o consultor.

Quando há necessidade de gerar uma integração maior, em vez do “achômetro”, “há estudos mais precisos sobre como os profissionais daquela minissociedade se comportam: expectativas, interesses, uso de mídias, leitura e aprendizagem, cross relationshop, inovação e pró-atividade são alguns dos parâmetros que surgem claramente e afinam as tomadas de decisão do board.

Para 2016, Luis Felipe acredita que muitas empresas que pensam em sobreviver com resultados ao turbilhão na economia ganharão com o hábito de dar transparência ao que as pesquisas indicaram. “Hoje o índice de felicidade no trabalho é um medidor importante e toda opinião faz diferença.” Prepare-se para expor suas ideias com consistência.

 

 Fonte: Folha de Alphaville – 23/10/2015

 

 

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!