Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

DICAS PARA OS PRIMEIROS DIAS NO EMPREGO NOVO

 

A primeiraSem Título-3 impressão é a que conta? Muitas vezes, sim. Então, muita cautela com os primeiros dias em um emprego novo. Eles podem ser fundamentais para estabelecer relacionamentos saudáveis com o chefe e os colegas. Separamos umas dicas.

“Se pegarmos os pilares que geram confiança, temos: autenticidade, intenção, competência e experiência. Autenticidade e intenção se destacam. Quanto mais verdadeiro você for melhor”, explica Eduardo Seidenthal, fundador e membro da Rede Ubuntu de EUpreendedorismo.

Respire fundo e haja como um explorador: com curiosidade e cautela na medida certa. Lembre-se: ter uma certa dose de medo é natural e até prudente em um ambiente novo, mas isso não impede que se dê um passo de cada vez. Pense antes de fazer a pergunta, mas faça. Eduardo explica o foco: “É preciso que ele conquiste a credibilidade de sua equipe. A competência e a experiência podem ser adquiridas com o tempo”.

Outro destaque, segundo ele, é para a pró-atividade e para o espírito colaborativo:  “Precisamos mais que inteligência para enfrentar desafios. Praticar a colaboração desde o início é um diferencial importante e que constrói ótima reputação”.  Mas, novamente, antes de sair oferecendo ajuda, estruture a maneira como se propõe a ajudar. Uma coisa é ajudar, outra é invadir o espaço do outro.

Você é a novidade no ambiente. E, em geral, três situações acontecem: ou você fica muito em evidência e todos querem saber tudo sobre você (mais comum em empresa de menor porte) ou as pessoas estão tão ocupadas com suas agendas que não dão nenhuma atenção. No primeiro cenário: cuidado para não abrir demais sua vida. Não é hora de entrar em detalhes da sua vida pessoal.

Situação mais comum hoje em dia: designam um colega para apresentá-lo às suas tarefas e guiá-lo na adaptação. Orientação de especialista? Saiba separar o que é o ponto de vista pessoal dele sobre os processos e relacionamentos do que é informação relevante. Deixe espaço para suas próprias conclusões.

Finalmente, caderno pode ser um objeto old school, mas as pessoas percebem quando as outras fazem anotações e veem nesse hábito sinal de interesse. Você pode usar o recurso para anotar o nome das pessoas e suas funções, dúvidas e até seus insights. Olhar fresco sobre problemas pode gerar inovação.

 

 

 

Comentários

    Deixe uma Resposta

    QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?