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Entrevista da semana – Fernando Tourinho – Diretor de RH da Robert Bosch

1 – Sua empresa já preparou o Planejamento Estratégico para 2014, e qual a importância do PE para a empresa?

            Sim. Nosso planejamento estratégico é de médio e longo prazo. Revisado anualmente, ele contém informações detalhadas para um período futuro de dois anos. O PE é de extrema importância na gestão dos nossos negócios, por exemplo, por compreender passos concretos que necessitamos rumo à nossa Visão. Ele direciona as principais ações da empresa, sendo, portanto, base para definição e desdobramento de metas, avaliações e remuneração variável de todos os nossos colaboradores. 

2 – Como é a participação do RH na confecção e implementação dá estratégia dos negócios?

            O RH participa em duas frentes distintas. Na primeira, como as demais áreas da empresa, planeja pessoas da área, recursos necessários, que entrarão na formação do Budget da empresa. É numa segunda frente que o RH desempenha o seu principal papel. Com uma contribuição ímpar, o RH desenha as necessidades futuras de pessoas a partir do cenário de negócios da empresa: onde, quando e com que competências e habilidades precisamos de novas pessoas.  Por outro lado, gestores fazem anualmente avaliações individuais de desempenho, atingimento de metas e mapeamento de potenciais com os seus colaboradores, que, reunidas, permitem uma compreensão de pessoas que deixarão suas posições atuais (por ex: aposentadoria planejada), serão desenvolvidos em outras áreas, bem como de potencias que poderão ocupar posições existentes ou novas da organização. Entre outras funções, o RH também é o provedor de diferentes informações necessárias à confecção e à aplicação da estratégia, tais como o desenvolvimento dos custos de pessoal, além disso, participa na análise e na condução do processo de aquisição de um novo negócio, de uma nova empresa ou do estabelecimento de uma nova fábrica.  

3 – Como engajar os colaboradores para colocar em prática o planejamento estratégico na empresa? 

            Dentre outras formas de motivação, talvez a mais eficaz seja o envolvimento deles na estratégia da empresa. Cada colaborador deve entender claramente a estratégia da empresa e o que ela significa para ele em suas atividades. Mais que isso, em que aspecto da estratégia a contribuição dele é única à organização. Por outro lado, a empresa deve proporcionar recursos apropriados e juntos, empresa e colaborador, devem garantir medidas de desenvolvimento necessárias ao cumprimento da estratégia e ao alcance das metas envolvidas. O colaborador deve participar ativamente e ser informado frequentemente sobre onde estamos bem e, também, onde precisamos melhorar no desenvolvimento da estratégia. Por fim, o reconhecimento dos sucessos deve ser compartilhado de maneira eficaz, através, por exemplo, de feedbacks e um programa de remuneração atrelado a resultados.

 

Página ABRH-SP Campinas – 02 de fevereiro

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