Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

GAMIFICAÇÃO: VOCÊ PODE SER O PRÓXIMO CONVIDADO

Na técnica de desenvolvimento organizacional mais falada do momento, basta apertar o start e sua performance pode dar um salto! 

Poucos resistem a um bom jogo. Passar por obstáculos e desafios instiga o raciocínio lógico e emocional, incentiva a inovar, construir e compartilhar, a aprender regras de convivência, ética, a conseguir novas habilidades e, principalmente, a resolver problemas.

A jovem diretora de Gente e Gestão da Alelo, Soraya Bahde, nem bem chegou à empresa – está no cargo há 9 meses – e logo aprovou dois treinamentos com essa técnica. “Quando vim para cá, um dos desafios que tive foi  rever uma série de estratégias relacionadas a produtos. Havia alguns projetos, em estágio avançado de desenvolvimento, e tínhamos de fazer uma preparação das equipes para trabalhar com o portfólio atual, dentro do novo direcionamento de vendas da empresa. Tudo que a gente pensou, usando gamificação, veio no contexto: qual é a estratégia atual? O que precisa ser mudado e como preparar o time para isso?”

Para o serviço de gestão de Vale Transporte foi criado um jogo de tabuleiro. O consultor de vendasJuliano Lameirinhas relata sua experiência:O treinamento foi muito interessante, com um conceito diferente e mais interativo. A vivência com o jogo me ajudou a assimilar melhor as informações e os diferenciais do produto!”

A diretora complementa: “O pessoal da área avaliou tão bem que, em outras atividades, passou a aplicar gamification de uma forma simplificada, propondo interações lúdicas. Eles vão aprendendo e, dali pra frente, ninguém mais quer fazer o tradicional!”

Tradicional para quem? Olhe a sua equipe e avalie qual a idade dos seus colegas. A famosa geração Y, que agora alcança seus 35 anos, cresceu jogando. Para esses adultos, realidade virtual faz parte da vida, assim como uma boa conversa. As empresas é que estão, finalmente, trazendo para a linguagem interna a cultura consagrada no entretenimento.

O que funciona para o Cliente Interno funciona para o Cliente Externo

Essa máxima da nova gestão também pontua o universo da gamificação. As experiências de sucesso fazem parte do relacionamento com fornecedores e clientes. Se você está achando esse assunto meio hermético, traduzimos: sabe aquele aplicativo da Nike que você põe no tênis e ele dá várias informações, inclusive de “concorrentes” com quem você se relaciona no aplicativo? Isso é gamificação. 

Tem até quem use gamificação para inovar com a ajuda de clientes. Foi assim que, em 2011, o grupo Volkswagen convidou os consumidores da China para desenvolver as novas versões de um carro. Em dez semanas, a campanha de crowdsourcing recebeu mais de 50 mil ideias. Ao final do primeiro ano, pelo menos 33 milhões de pessoas visitaram o site e escolheram três conceitos vencedores. (Fonte: accenture.com) Inspire-se!

 

Fonte: Folha de Alphaville – 20 de março de 2015

{module compartilhar}

Comentários

    Deixe uma Resposta

    QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?