Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Grupo de Estudos – Indicadores de RH

A área de Recursos Humanos, assim como todas as áreas de uma empresa ou organização, necessita trabalhar alinhada às estratégias dos negócios e gerar resultados financeiros e sociais. 

Cada vez mais as organizações tomam consciência de que são as pessoas que constroem e sustentam as empresas e de que há uma estreita relação entre qualidade de pessoas, qualidade de lideranças e qualidade dos resultados.

Os Indicadores de RH são uma grande ferramenta para mensurar essa relação entre pessoas e resultados dos investimentos em gestão de pessoas dentro das empresas.

Para um resultado efetivo desses indicadores é necessário que a criação dos mesmos seja feita com fontes de dados confiáveis, a sistematização seja periódica e a utilização desses dados em decisões gerenciais seja adequada, fazendo parte do planejamento estratégico da empresa. 

O objetivo dos indicadores é tornar conhecida a situação atual da empresa, colaborar para a definição de uma meta futura e avaliar os resultados em uma situação oportuna em comparação com a meta estabelecida.

A empresa que for capaz de conhecer e medir o seu próprio desempenho, comparando resultados e identificando melhorias, pode avançar no seu valor agregado.

O trabalho fundamental da área de RH é, juntamente com a equipe diretiva da empresa, descobrir a real causa do problema diagnosticado através dos indicadores, pois esses não dizem por si só o que deve ser feito para se alcançar a meta, mas norteiam as decisões a serem tomadas.

Existe uma quantidade enorme de indicadores que podem ser utilizados pela área de RH, além da possibilidade da customização de indicadores para necessidades específicas das empresas. Entre os dados mais utilizados na construção de indicadores estão: Eficácia e clima organizacional, estrutura de RH, remuneração, benefícios, absenteísmo e rotatividade, recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, saúde ocupacional, relações trabalhistas, folha de pagamento, faturamento, despesas, lucro, Balanced Scored Card e Performance Management.

 

Página ABRH-SP Campinas – 03 de novembro

{module compartilhar}

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?

WhatsApp Precisa de Ajuda? Fale Conosco!