abril, 2025

Novo empréstimo consignado: mudança de procedimentos

No meio de uma onda de endividamento, com 75 milhões de inadimplentes segundo o Serasa [1] e inflação em alta, com fevereiro tendo a maior em 22 anos, [2] o governo lança por medida provisória um novo empréstimo consignado. É a MP 1292/2025. Vamos de novas dívidas.
abril, 2025

Aniversário de 49 anos do PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador

O Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT, criado pela Lei 6.321 de 1976, percorreu 13 mandatos de Presidentes da República, completando 49 anos no dia 14/04/2025. Hoje o PAT beneficia cerca de 23 milhões de trabalhadores, com restaurantes internos, cestas de alimentos e cartões refeição/alimentação.
março, 2025

Os Perigos Ocultos do Crédito Consignado

Os juros altos no cenário econômico atual são uma resposta das autoridades monetárias para conter a inflação, mas eles também encarecem o crédito tradicional, restringindo o acesso a financiamentos para muitas pessoas e pequenas empresas. Em dezembro de 2024, 76,7% das famílias brasileiras estavam endividadas, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
julho, 2024

Em Brasília, ABRH Brasil e CORHALE participam de audiência pública para debater educação e trabalho

ABRH Brasil e CORHALE (Comitê RH de Apoio Legislativo) participaram de audiência pública na Câmara dos Deputados promovida pela Comissão de Educação.
julho, 2024

Em Brasília, ABRH Brasil e CORHALE participam de audiência pública para debater educação e trabalho

ABRH Brasil e CORHALE (Comitê RH de Apoio Legislativo) participaram de audiência pública na Câmara dos Deputados promovida pela Comissão de Educação. Com a liderança da deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP), o encontro realizado no dia 20 de junho debateu a integração inteligente entre o mercado de trabalho e a expansão da educação superior e técnica.
maio, 2024

Além da sombra da discriminação: A jornada de Labória rumo à igualdade salarial

Era uma vez um reino chamado Labória, conhecido por sua prosperidade e diversidade, uma questão preocupava profundamente seu povo: a notável diferença de salários entre gêneros, raças, etnias, origens e idades, em especial entre homens e mulheres.
maio, 2024

Projeto de Lei no Senado Federal propõe a criação de centrais sindicais patronais

A figura das centrais sindicais existe formalmente no Brasil a partir da Lei nº 11.648, de 31 de março de 2008. Anteriormente, tais entidades existiam somente no plano institucional.
abril, 2024

Alerta Importante:  Novas Exigências de Cadastramento Eletrônico para Pessoas Jurídicas

Chamamos a atenção para duas importantes exigências para pessoas jurídicas no Brasil: o Domicílio Judicial Eletrônico e o Domicílio Eletrônico Trabalhista. Esses dois cadastros mudam completamente a interação entre empresa e poder judiciário e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
março, 2024

Desigualdade salarial na Suíça

A desigualdade salarial entre homens e mulheres na Suíça, apesar de sua reputação de prosperidade e igualdade, permanece uma realidade surpreendente e complexa, que desafia percepções simplistas
março, 2024

Perspectivas latino-americanas e europeias no combate à discriminação salarial

Recentemente o Professor Helio Zylberstajn, em primoroso artigo sobre a questão da discriminação salarial[i], fez a seguinte observação: “A Lei 14.611 pretende combater a discriminação contra a mulher (e também contra pretos e pardos, minorias incluídas durante a tramitação no Congresso Nacional), mas seus dispositivos se aplicam apenas aos empregados celetistas do setor privado que trabalham em empresas com 100 ou mais empregados.”
março, 2024

Workshop sobre Igualdade Salarial

O Workshop reuniu diversos especialistas e representantes de empresas de setores variados para discutir com a auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)a implementação da nova Lei de Igualdade Salarial.
março, 2024

Isonomia salarial: mulheres e homens

Caiu no esquecimento o Art. 121, a, da Constituição promulgada em 16/7/1934, que determinava a “proibição de diferença de salário para um mesmo trabalho, por motivo de idade, sexo, nacionalidade ou estado civil”.