MANIFESTO DEI ABRH-SP
As Conquistas da Pauta de Diversidade Não Podem Parar!
A partir da repercussão de decisões corporativas nos Estados Unidos relacionadas às pautas de Diversidade, Equidade e Inclusão, observamos que existe uma discussão sobre o risco de despriorização e retrocesso nesta agenda global. Diante desse fato, a Associação Brasileira de Recursos Humanos/Seccional São Paulo (ABRH-SP) se posiciona de maneira contundente sobre a importância de manter os avanços e conquistas que o tema proporciona às organizações e à sociedade como um todo. Reconhecemos que mudanças são complexas, sejam elas individuais ou corporativas e nem sempre são lineares e ascendentes. Da mesma forma, reconhecemos que os resultados levam tempo e requerem persistência e resiliência corporativa.
Apesar de ainda estarmos longe de atingir o ideal, o mundo corporativo nunca foi tão diverso quanto hoje. Por isso, as dificuldades que se interpõem entre desafios e conquistas não podem e não devem refrear os esforços por um mundo mais igualitário e justo.
É com o propósito de nunca medir esses esforços que a ABRH-SP, maior comunidade de Recursos Humanos do Brasil, orienta suas ações de maneira a contribuir para uma cultura organizacional ainda apreciadora das diferentes formas de existir e de pensar que valorizem o que cada pessoa, em toda sua singularidade, traz como inovação e contribuição para o desenvolvimento e transformação dos negócios e da sociedade.
O conceito de diversidade, preconizado pela Universidade de Berkeley, faz referência a todas as formas pelas quais as pessoas diferem, como idade, nacionalidade, religião, deficiência, orientação sexual, raça e etnia, identidade de gênero, status socioeconômico, educação, estado civil, idioma e aparência física. No entanto, reconhecemos que alguns grupos não são apenas sub-representados, mas impactados por menor inserção de direitos e oportunidades no mundo corporativo.
A Diversidade agrega inúmeras formas de existir, que evidenciam particularidades, entendimentos, crenças, valores, vivências, maneiras de agir e de pensar. Ao lançar luz sobre pessoas, causas e pilares fundamentais de inclusão e paridade em nossa sociedade, dizemos, com base em resultados palpáveis, que times diversos são os agentes mais afeitos à inovação.
Um ambiente diverso tem a atmosfera para o surgimento das melhores ideias e soluções de problemas, pelos quais as corporações são constantemente desafiadas em tempos cada vez mais complexos, incertos e ambíguos.
Um estudo realizado pelo Instituto de Identidades do Brasil (IDBR) evidencia os impactos da diversidade no mercado de trabalho. Para cada 10% de aumento na diversidade étnico-racial, ocorre um salto de quase 4% na produtividade das empresas. Em cada 10% de elevação da diversidade de gênero, o acréscimo produtivo é de aproximadamente 5%.
Na avaliação por setores econômicos, a cada 1% no incremento da diversidade étnico-racial das empresas de serviços, a produtividade aumenta em média, 0,19%. No comércio o crescimento chega a 0,16%; na indústria, 0,15%.
As empresas brasileiras exercem um protagonismo e são exemplos em todo o mundo na pauta da Diversidade, Equidade e Inclusão e vêm se empenhando em torná-las, cada vez mais estratégicas, incorporando práticas e rituais em suas culturas e, com isso, ajudam na necessária transformação de toda a sociedade.
Mas, da mesma forma que estas organizações, a ABRH-SP, como entidade representativa, ressalta que Diversidade, Equidade e Inclusão precisam, necessariamente, estar imbuídas de ações e intencionalidades que agreguem grupos minorizados e sub-representados, impactados pela falta de oportunidades e várias formas de opressão.
Nesse sentido, procurando também ser exemplo, a ABRH-SP faz letramentos em DEI para seus associados, diretoria e colaboradores, realiza há mais de 10 anos fóruns de Inclusão da Diversidade, promove grupos de estudo e realizou recentemente um censo de diversidade.
A cultura de inclusão valoriza as diferenças individuais, mitiga preconceitos, dá oportunidades de promoção a todos, prioriza a justiça e a imparcialidade dos procedimentos e processos, bem como a distribuição de recursos, e o combate às desigualdades sistêmicas.
A ABRH-SP defende que Diversidade, Equidade e Inclusão devem fazer parte dos princípios de cada negócio. O engajamento com esses valores define um legado e reflete a inabalável reputação da organização.
Diversidade, Equidade e Inclusão são instrumentais para construir uma realidade alicerçada em respeito, com visões abrangentes que congreguem uma sociedade mais humana.
Se você reconhece a importância de continuar avançando nessa pauta para transformar dignamente a sociedade, compartilhe este conteúdo com o maior número de pessoas possível.
A ABRH-SP te convida a debater e dar visibilidade a este tema tão fundamental que necessita continuar avançando.
Junte-se a nós!