Psicologia positiva nas organizações

Por Renata Abreu

Pessoas felizes têm melhor desempenho e potencializam resultados. Essas são evidências comprovadas por pesquisas no campo da psicologia positiva e da neurociência. Em um cenário organizacional, no qual o estresse acompanha cada vez mais as pessoas e os avanços da tecnologia aumentam a superficialidade das relações, o desafio é enorme para o RH interessado em mudar paradigmas e melhorar o bem-estar dos colaboradores.

Leia Mais

CONARH 2018: Congresso terá protagonismo de impacto

O comitê de criação do CONARH 2018 – 44º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, que vai acontecer em agosto, já começa a definir os principais temas das conferências, o direcionamento que devem ter e quem as apresentará.
Neste ano, além de seis magnas, a programação reunirá 24 simultâneas, que serão realizadas no mesmo auditório, sem qualquer isolamento acústico. A façanha só é possível com a utilização de headphones. O formato foi adotado em 2016 e teve aprovação maciça dos congressistas, que, ao escolher o tema de sua preferência, podem, no decorrer da apresentação, mudar de canal para ouvir o que os demais conferencistas estão falando.

Leia Mais

Programação de eventos começa neste final de fevereiro

Umas das principais atividades da Associação, a programação de eventos da ABRH-SP tem início agora neste final de fevereiro (veja quadro ao lado). Gratuitos para os associados, os eventos são promovidos tanto na sede como pelas sete Regionais – Baixada Santista, Bauru, Campinas, Centro-Oeste, Ribeirão Preto, Sorocaba e Vale do Paraíba – e apresentam sempre temas atuais e relevantes para os profissionais de Recursos Humanos e gestores de pessoas.

“Em 2018, nosso foco será propiciar aos nossos associados, em todos os nossos eventos (palestras, workshops, Grupos de Estudos, entre outros), o acesso a temas relevantes e da atualidade da gestão de pessoas a fim de promover reflexões e aprendizado prático para atuação cotidiana dentro das organizações”, ressalta Edna Bedani, diretora de Conhecimento e Aprendizado da ABRH-SP.  “São temas relacionados ao futuro do trabalho, à atuação do RH como um designer organizacional de forma a promover resultados efetivos em sua atuação, bem como cases práticos de empresas que estudaram, aplicaram conhecimentos e aprenderam com o dia a dia.”

Confira a programação dos próximos dias:

Fonte: O Estado de São Paulo, 18 de Fevereiro de 2018.

Clube do Livro da ABRH-Brasil

Para proporcionar conhecimento e desenvolvimento contínuos no mundo corporativo, a ABRH-Brasil se uniu à Casa Educação e criou o ABRH Clube do Livro, que reúne os principais lançamentos nacionais e internacionais de obras sobre gestão de autores consagrados, como Ram Charan, Kevin Kelly, Peter Diamandis, Jim Collins, entre outros.

Com a iniciativa, os assinantes recebem todos os meses um livro inédito, acompanhado de highlighter – publicação com 16 páginas sobre o conteúdo e o autor do livro e um marcador exclusivo. Além disso, é possível participar de grupo de discussão no Facebook e assistir a webinar com editores e especialistas no assunto abordado no mês.

Mais informações: [email protected] ou (11) 3097-8463

Fonte: O Estado de São Paulo, 18 de Fevereiro de 2018.

Site do CORHALE acompanha os desdobramentos da reforma trabalhista

A Lei nº 13.467/2017, conhecida como reforma trabalhista, continua desencadeando reações às mudanças propostas em seus artigos. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) cobrou do governo federal brasileiro a revisão sobre pontos que tratam da prevalência de negociações coletivas sobre a lei. No novo relatório do Comitê de Peritos da OIT, publicado em 7 de fevereiro, o organismo pede que o governo torne a legislação compatível com a Convenção nº 98, norma ratificada pelo Brasil que trata do direito de sindicalização e de negociação coletiva.

Um dia antes, o Tribunal Superior do Trabalho havia suspendido a sessão do Tribunal Pleno convocada para discutir propostas de revisão de súmulas e orientações jurisprudenciais em função das mudanças introduzidas pela reforma trabalhista. A suspensão foi pedida pelo ministro Walmir Oliveira da Costa para esperar o julgamento de arguição de inconstitucionalidade do artigo da CLT que estabelece o procedimento para edição e alteração da jurisprudência do Tribunal. Segundo o ministro, o artigo contraria a competência do TST para uniformizar a jurisprudência trabalhista e viola o artigo 99 da Constituição Federal, que prevê a autonomia do Poder Judiciário.

Essas e outras medidas têm sido acompanhadas de perto pelo CORHALE – Comitê RH de Apoio Legislativo, criado pela ABRH-SP e hoje braço legislativo da ABRH no Brasil. O comitê também atualiza as principais notícias e os artigos sobre a reforma no seu site, além de outros temas pertinentes às relações trabalhistas, como as mais recentes decisões da Justiça do Trabalho e as Notas Técnicas encaminhadas pelo comitê aos senadores e deputados para influenciar os projetos de leis criados por eles.

Confira no endereço www.corhale.org.br.

Fonte: O Estado de São Paulo, 18 de Fevereiro de 2018.

Contra o assédio sexual no trabalho

Além de ser crime, o assédio sexual viola normas das relações de trabalho e direitos fundamentais dos profissionais e, por esse motivo, é combatido e investigado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). E é com o objetivo de conscientizar trabalhadores e empresas a respeito dessa prática que o próprio MPT e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) se uniram para lançar uma série de vídeos.

Leia Mais

Grupos de Estudos da ABRH-SP

Estão abertas as inscrições para as turmas de 2018 dos Grupos de Estudos da ABRH-SP. Além da sede, na capital paulista, as sete regionais – Baixada Santista, Campinas, Centro-Oeste, Metropolitana Oeste, Ribeirão Preto, Sorocaba e Vale do Paraíba – estão organizando seus grupos.

Leia Mais

Vicky Bloch esclarece sobre coaching

Em função da discussão gerada nas redes sociais nos últimos dias, e com o objetivo de prestar um serviço de esclarecimento à população em geral, a ABRH-Brasil convidou Vicky Bloch, parceira da associação e uma das mais renomadas especialistas em coaching do mundo corporativo, para comentar, nesta edição do Pessoas de ValoRH, qual é o verdadeiro papel do coach:

Leia Mais

2 em 1

A ABRH-Brasil está com as inscrições abertas para a delegação brasileira que irá à SHRM 2018 – Annual Conference & Exposition, considerada o maior evento de gestão de pessoas do mundo.

Leia Mais

Brasil na presidência da federação mundial de RH

Leyla Nascimento (foto), presidente do Conselho Deliberativo da ABRH-Brasil, foi eleita presidente da World Federation of People Management Associations (WFPMA), cargo que assumirá em junho próximo. Pela segunda vez, o Brasil ocupa a presidência da principal entidade do segmento: o primeiro foi Sergio Luiz Hillesheim, em 1992.

Leia Mais

QUER OBTER CONTEÚDO DE QUALIDADE COM INFORMAÇÃO ATUAL?