Obsolescência tecnológica desafia a gestão responsável sobre impactos ambientais

O avanço tecnológico tem impulsionado transformações significativas no mundo do trabalho e na sociedade. No entanto, traz, simultaneamente, um importante desafio para as empresas: a gestão responsável do impacto ambiental. “A rápida obsolescência de equipamentos e o descarte inadequado de eletrônicos são reflexos de um modelo que precisa evoluir”, afirma Frederico Lacerda (ABRH-SP Tech/Pin People).

Equipamentos eletrônicos, dispositivos e sistemas de TI vêm perdendo rapidamente utilidade e valor diante de avanços tecnológicos e mudanças no mercado. Esta realidade, que caracteriza a chamada “obsolescência tecnológica”, tem reflexos diretos nos custos de atualização tanto para as empresas quanto os profissionais e interfere no desempenho operacional.

Para Frederico Lacerda, é importante que haja nas organizações um planejamento cuidadoso sobre essa questão, com o envolvimento de lideranças e funcionários, que têm a opção de colocar em prática iniciativas para minimizar o problema. “Uma das ações é escolher fornecedores com práticas sustentáveis”, enumera. Prolongar a vida útil dos equipamentos também é desejável. Ainda há a possibilidade de realizar doações, e mesmo fazer a reciclagem dos equipamentos quando não forem mais necessários à empresa.

“Essas ações não são apenas éticas, mas estratégicas para construir um futuro mais sustentável e alinhado aos princípios ESG”, conclui Frederico Lacerda.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ABRH-SP (09, de dezembro de 2024)