Webinar promovido pelo CORHALE debate a atuação estratégica do RH na reforma tributária

A reforma tributária, que entra em vigor a partir do próximo ano, deve ser plenamente implantada até 2033, substituindo uma série de tributos atuais por dois grandes impostos: o federal IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e o estadual CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços). O regime de transição, que afeta a sociedade como um todo, exige adaptações por parte das empresas. Para discutir o papel estratégico da área de Recursos Humanos nesse processo, o Comitê RH de Apoio Legislativo (CORHALE), braço legislativo do sistema ABRH em todo o Brasil, promove no dia 21 de outubro, a partir de 8h30, um webinar que vai reunir estrategistas de Recursos Humanos e do setor tributário. As inscrições gratuitas estão abertas.

A substituição de tributos como PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS pelos novos IBS e CBS segue o modelo de Imposto sobre Valor Agregado (IVA) em vigor em diversos países. Com a perspectiva de promover maior segurança jurídica, previsibilidade e eficiência econômica, a implantação plena da reforma tributária vai demandar atualizações complexas.

“Embora o RH não seja o principal responsável pela gestão de tributos, seu papel é muito estratégico na adaptação à reforma tributária, no que diz respeito ao aproveitamento de créditos nos impostos IBS e CBS e benefícios aos colaboradores”, observa Inês Restier, diretora da MICR, membro do CORHALE e diretora financeira da ABRH-SP.

Com o propósito de abordar os reflexos da reforma tributária, o CORHALE traz no webinar “Os impactos da reforma tributária sobre benefícios ao trabalhador” um debate abrangente sobre os principais pontos de atenção para empresas e profissionais de RH, englobando riscos, oportunidades e estratégias para uma gestão mais eficiente e alinhada à nova legislação.

“Vamos conversar sobre vários aspectos, incluindo a necessidade de atuação do Recursos Humanos em mapear despesas que geram crédito, como energia elétrica, serviços de contabilidade, materiais de limpeza e manutenção, treinamentos corporativos, consultorias, entre outros. O RH também terá que se ajustar a novos processos internos e buscar integração aos sistemas fiscais da organização”, elenca.

Além de Inês Restier, a programação do webinar tem a participação de Carlos Silva, diretor jurídico da ABRH-SP e coordenador do CORHALE, e Rogério Donizete, head of Payroll & Benefits no Mercado Livre.

Como convidada, Jucélia Ferreira, advogada especialista em Direito Tributário pelo Ibmec DF, traz o tema “Panorama da reforma tributária (CBS e IBS). Na sequência, Edson Kondo, sócio do Consultivo Tributário do Hondatar Advogados, discorre sobre “Incidência dos tributos sobre benefícios”.

O webinar conta ainda com uma roda de conversa presidida por Emerson Casali, diretor de Relações Institucionais na CBPI e sócio na GRTS Digital. No centro das discussões, estão os desafios de gestores de RH e RT a partir da reforma tributária.

“É muito importante que o Recursos Humanos participe dessa transição entre os regimes. Porque entre 2026 e 2032 vai haver uma convivência entre o sistema antigo, que abrange PIS, Cofins, IP, ICMS e ISS, e os novos IBS e CBS”, ressalta Inês Restier.

Novo site
O CORHALE conta com um novo site para disponibilizar aos associados da ABRH-SP e demais interessados informações atualizadas sobre propostas e projetos relacionados à legislação trabalhista, bem como análises a respeito de questões que permeiam as relações de trabalho no Brasil.

Na seção “Em pauta”, o site do CORHALE reúne temas importantes que tramitam nas esferas legislativas nacionais e destaca sua agenda de webinars, workshops e masterclasses.

A área “Projetos de lei” oferece uma curadoria sobre proposições que alteram as normas trabalhistas. No novo site, os interessados também podem consultar as seções “Destaques” e “Justiça do trabalho”. Em “Artigos” estão reunidas contribuições assinadas por especialistas das mais diversas áreas do trabalho.

Conheça o novo site do CORHALE: corhale.org.br

Informações e inscrições para a webinar CORHALE: Saiba mais

Fonte: Assessoria de Comunicação da ABRH-SP (13, outubro de 2025)