Com todos os ingressos esgotados, a ABRH-SP realiza amanhã (11/11), das 8h às 17h, em São Paulo, a 5ª edição do CHRO Fórum. O evento que se consolida como a melhor iniciativa de qualificação de CHROs top management do mercado traz como tema central “Batidas humanas na era da IA”. Além de palestras magnas, sessões simultâneas e ativações de patrocinadores no plenário principal, o evento apresenta duas inovações: o Case Room e o CHRO Lab. Durante todo o dia, o fórum também impulsiona ações sociais e convida os participantes a realizarem doações para o Instituto Amor em Mechas e a ASMARA, tecnologia social da Gerando Falcões.
Na programação do 5º CHRO Fórum, a palestra magna de abertura, “Da cultura à inovação: RH na coreografia de transformações sustentáveis”, será ministrada por Silvio Meira, cientista-chefe da TDS Company e professor extraordinário da CESAR School.
Na parte da manhã, a Simultânea 1, “Improvisando e adaptando: O CHRO no centro do ritmo da cultura ‘change ready’”, traz Rui Brandão, cofundador do Zenklub e VP de Saúde Mental da Conexa, e Rodrigo Dib, superintendente Institucional e de Inovação do CIEE. A moderação é de Amanda Buainain, sócia da Gupy e head de People Experience e Performance.
Sob o tema “Beat das novas formas de trabalho: O CHRO à frente do movimento que transforma organizações”, a Simultânea 2 reúne Gustavo Sèngès, country manager na Hireright e mentor de carreiras globais, e Sergio Farjeman, sócio e membro do Comitê Executivo do Itaú Unibanco. A moderação será de Lia Aere, presidente da ABRH-SP.
No período da tarde, a Simultânea 1 marca o encontro de Hélio da Silva, reflorestador comunitário, e César Bresciani, diretor de Conhecimento e Governança na ABRH-SP e diretor de RH da BP Bioenergy, para debater o tema “Governança com ritmo: Como o CHRO afina talentos para a alta performance”. Participa como moderadora Lucrécia Oliveira, vice-presidente de Operações e conselheira do Grupo Benner.
A Simultânea 2, “No Groove da cultura: Orquestrando talentos para a próxima batida”, traz Natália Pamplona, talent management da Globo, e Patrick Tuchsznajder, diretor de Recursos Humanos da Globo. O debate tem a moderação de Jaime Almeida, diretor de DEI da ABRH-SP e vice-presidente e partner da FESA Group.
Para a palestra magna de encerramento, “No ritmo da humanidade: Batidas humanas que engajam e transformam na era da IA”, o convidado é o velejador, palestrante e escritor Beto Pandiani.
CHRO Lab
O CHRO Lab, que se configura como um espaço exclusivo para CHROs compartilharem experiências, discutirem tendências e ampliarem sua rede de contatos, traz duas sessões especiais ao longo do evento, com dinâmicas de cocriação e momentos únicos de networking. Para participar desta programação, a pré-inscrição o CHRO é obrigatória através do e-mail [email protected].
Uma das sessões do CHRO Lab, que começa às 11h, é “RH como maestro da transformação contínua”. Conduzida por Marco Barón e Ravi Resck (Target Teal), a discussão aborda de que maneira a área de Recursos Humanos pode equipar a organização para inovar em meio a instabilidades. O workshop convida os participantes a descobrirem como criar um ambiente que promova colaboração fluida a cada novo desafio. Também vai procurar desvendar as barreiras burocráticas que sufocam a criatividade dos colaboradores e descobrir como a sensibilidade pode identificar e proteger ideias mais ousadas, posicionando a organização para se manter relevante e um passo à frente.
A outra sessão, com início às 13h30, é “Que ocupa a primeira cadeira na orquestra do Lifelong Learning (Metodologia CliftonStrengths da Gallup)”. No encontro, Yuri Trafane (Ynner) destaca a importância do lifelong learning e de que forma a metodologia CliftonStrengths, da Gallup, a “ciência dos Talentos e Pontos Fortes”, contribui para “manter as batidas humanas vivas na era da IA”. Presente em 450 das 500 maiores empresas da Fortune, essa metodologia inspira líderes a desenvolver o melhor de si e de suas equipes. A sessão do CHRO Lab vai “mapear” DNAs de lideranças e desenvolver habilidades essenciais para construir um legado duradouro, seja consolidando uma trajetória executiva ou desbravando novos paradigmas na gestão de pessoas.
Case Room
O Case Room é um espaço exclusivo para apresentações de cases transformadores na área de Recursos Humanos. As sessões de curta duração serão realizadas no decorrer do evento, com capacidade limitada a 50 participantes por vez, destacando projetos vencedores do Prêmio Ser Humano 2024 e iniciativas de parceiros selecionados.
A programação que começa às 11h traz o case da Fundação Iochpe. Com “Inovação em ação: Projetos inspiradores e lições práticas do RH”, os participantes têm a oportunidade de conhecer iniciativas que unem educação, qualificação profissional e mobilidade social por meio do voluntariado corporativo. Participações de Priscila Maeda, VP de Recrutamento do JPMorgan Chase, Flávia Freitas, líder de Responsabilidade Social Corporativa LATAM da IBM, e Jussara Santos, analista de Recursos Humanos da Mahle, com moderação de Claudio Anjos, presidente da Fundação Iochpe.
Às 11h30 é a vez do case PAPS (Programa de Apoio Pessoal Savegnago). Lançado em 2023 pelo Grupo Savegnago, o PAPS proporciona suporte abrangente aos colaboradores e seus dependentes para o enfrentamento de desafios pessoais e profissionais, com o objetivo de proporcionar qualidade de vida.
Às 13h30, o case Programa Jovens Talentos Ascenty traz a experiência de uma iniciativa criada em 2014 para oferecer oportunidades de primeiro emprego e desenvolvimento profissional a jovens de instituições sociais, reforçando o compromisso da empresa com inclusão e responsabilidade social. Com encontros mensais focados em soft skills e comportamento organizacional, o programa já transformou diversas trajetórias, com participantes efetivados e hoje atuando em posições de destaque. Com participações de Jessica Paulina Brito, analista de RH da Ascenty, e Mikaely Sousa Moraes, assistente de RH da Ascenty.
O case “TELUS Digital + ELSA: Como a IA está transformando a comunicação global e os resultados de negócio”, apresentado às 13h50, mostra como uma empresa com mais de 78 mil colaboradores em 31 países reinventou sua forma de comunicar, engajar e performar em escala global. No CHRO Fórum, a organização traz a experiência de transformar o aprendizado da língua inglesa, antes vista como uma barreira pelos colaboradores, em motor de performance e cultura. Esta história real aborda o futuro do aprendizado corporativo que une a performance humana aos recursos de IA para impulsionar pessoas e negócios.
O último case do dia, que pode ser acompanhado a partir das 14h20, é “Casa Neon Cunha: acolhendo a diversidade LGBTI+ e construindo novas narrativas sociais”. A experiência traz o projeto Colorindo em Ação, desenvolvido pela Fundação Grupo VW, área de Diversidade & Inclusão da Volkswagen do Brasil e a ONG Parceiros Voluntários com a Casa Neon Cunha, que promoveu a reestruturação organizacional e o fortalecimento da governança da instituição. A iniciativa transformou a Casa Neon Cunha em centro de acolhimento permanente para pessoas LGBTQIAP+, unindo mentoria e voluntariado em prol da inclusão e do impacto social. Participação de Guilherme do Nascimento, supervisor de Diversidade & Inclusão da Volkswagen do Brasil.
Ações sociais
Tecnologia social da Gerando Falcões, a ASMARA tem a proposta de gerar renda para mulheres da favela e de periferias a partir de itens entregues à organização. No CHRO Fórum, os participantes são estimulados a doar itens de beleza, roupas, brinquedos, entre outras peças, que vão contribuir para proporcionar autonomia e oportunidades.
O evento promovido pela ABRH-SP também reserva espaço para o Instituto Amor em Mechas. Além de colaborar com o bazar solidário, os participantes do fórum também podem fazer doações de bijuterias e mechas de cabelo com no mínimo 15 cm de comprimento, que serão utilizadas para confecção de perucas destinadas a mulheres em tratamento de câncer ou alopecia.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ABRH-SP (10, outubro de 2025)