O Google, empresa famosa mundialmente por ser uma referência na área de tecnologia, conduziu um estudo intensivo, com duração de quatro anos, chamado projeto Aristóteles, com o objetivo de descobrir o que diferenciava equipes que prosperavam das demais.
Os resultados, publicados em 2016, mostraram que a forma como as pessoas trabalhavam em conjunto é que fazia a diferença. Equipes brilhantes trabalham bem quando há segurança psicológica entre seus membros. Isto se sobrepõe a: ter pessoas inteligentes, perfis adequados à empresa, ou mesmo talentos individuais.
Naquele ambiente de trabalho do Google, os resultados entre as diferentes equipes foram divergentes. Existiam equipes com um alto senso de segurança entre as pessoas, e isto demonstrava que elas sentiam que podiam falar sobre suas opiniões, seus erros, dividir suas dúvidas e seus problemas. Além disso, os membros do time percebiam que todos tinham espaço de fala de forma igualitária. Esses atributos ampliam a segurança entre os membros e fazem com que o time prospere. Por outro lado, para aqueles times que não produziam o esperado, tais componentes de segurança psicológica não estavam presentes.
O papel do líder na Segurança Psicológica
Os líderes devem estar dispostos a assumir o trabalho de acabar com o medo de se expor que existe em muitas organizações, para criar condições para o aprendizado, a inovação, a troca e o crescimento. Ainda hoje acontecem problemas decorrentes do medo de se expor no ambiente de trabalho, então é hora de perceber que ele é muito prejudicial ao bom andamento dos negócios e impacta nos resultados, além de não contribuir com o bem-estar no trabalho.
Pode-se dizer que tudo o que o líder faz perante a equipe pode resultar na promoção ou na perturbação da segurança psicológica. Por isso, é importante que os líderes estejam preparados para cuidar tanto de si mesmos (mantendo sua saúde e equilíbrio no trabalho), como também de seus liderados.
É fundamental a conscientização de que um ambiente inseguro propicia dificuldades de comunicação, de relacionamento interpessoal, de abertura para falar ou pedir ajuda. Valorizar opiniões, ideias, trocas, expressão de dificuldades ou conhecimentos pode influenciar no sucesso dos times. Além disso, equipes com segurança psicológica se mantêm saudáveis no decorrer do tempo, diminuindo índices de absenteísmo e adoecimento de uma forma geral.
Artigo escrito por Roberta Carminati, participante do grupo de estudos “Comunicação Não Violenta na Humanização da Gestão de Pessoas” da ABRH-SP
São Paulo, 06 de Fevereiro de 2023.