A HR Tech é uma empresa ou startup que possui o objetivo de solucionar problemas e automatizar serviços e processos de RH.
Há benefícios para o RH, como agilidade, aumento da produtividade, melhoria dos processos, análise de dados, sobrando mais tempo para planejamento, treinamento e interação com os colaboradores.
Qual a importância de uma HR Tech para o RH?
HR Tech é disruptiva, traz uma nova mentalidade para a empresa, possibilitando diversas inovações para o RH, como por exemplo:
Automatização de processos
Uma das funções mais comuns – e a mais procurada que a tecnologia pode oferecer – é a automatização dos processos do RH. A partir disso é possível ter acesso às avaliações de desempenho, pesquisas de clima e demais dados reunidos em relatórios de acordo com as informações que a empresa precisa.
Controle de registros
As informações do departamento pessoal podem ser disponibilizadas de forma automática, fácil e rápida, reunidas num único local, como folha de ponto, pagamentos, controle de frequência e férias, por exemplo.
Mapeamento de perfil comportamental
HR Techs oferecerem testes de mapeamento de perfil para os colaboradores da empresa, reunindo informações importantes sobre comportamento e tendências.
Dessa forma, a gestão de pessoas pode ser feita de maneira mais precisa e menos intuitiva a partir das informações obtidas nesses testes, melhorando a produtividade, o desenvolvimento e a realização de tarefas, permitindo aos gestores da empresa a tomada de decisões baseadas em dados.
Exemplos de HR Techs
Uma das empresas referência e com bastante inovação é a GUPY , que adquiriu recentemente sua concorrente KENOBY, que oferece uma plataforma para digitalizar todo o processo de recrutamento e seleção.
Com uso de inteligência artificial e machine learning (aprendizado de máquina), os processos passam a “compreender” cada vez mais o padrão de contratação das empresas, aumentando a chance de acerto e reduzindo o tempo de todo o processo.
A Gupy nasceu da experiência de uma dos sócios, que trabalhou como funcionária de uma gigante de bebidas e viveu na pele os desafios de gerenciar um grande volume de candidatos para as vagas oferecidas pela empresa.
Desde o princípio, a ideia era utilizar a inteligência artificial para identificar os melhores candidatos para as vagas – o que os softwares de recrutamento não ofereciam até então. Hoje, a startup atende principalmente empresas de grande porte e recebeu diversos aportes de capital para expansão.
Artigo escrito por Carlos Serrato e Bárbara Lespinasse, respectivamente participante e facilitadora do grupo de estudos “Transformação digital e analytics” da ABRH-SP.
(São Paulo, 20 de março de 2023).