CNV na Diversidade e Inclusão

É fundamental iniciar contextualizando o tema deste artigo. A Comunicação Não Violenta (CNV) é uma importante ferramenta que possibilita aos indivíduos a superação de desafios de comunicação em diversas áreas da vida. No contexto corporativo, sua aplicação pode ser o que determina o sucesso ou o fracasso na resolução de problemas interpessoais e, em situações delicadas, pode mudar o desfecho de um problema.

O termo “Diversidade” refere-se à representação demográfica de diferentes tipos de pessoas, nesse caso profissionais, geralmente associado a grupos sub-representados. Essa Diversidade é intrinsecamente ligada à Inclusão, pois esta garante oportunidades para a convivência e desenvolvimento desses grupos dentro dos ambientes profissionais. 

Sabe-se que as empresas estão pouco a pouco sendo mais pressionadas, não apenas por seus colaboradores, mas também pela sociedade, a promover essa Diversidade e Inclusão. Contudo, muitas vezes, esse esforço ocorre sem um trabalho de letramento para preparar aqueles que já estão inseridos no dia a dia das organizações. Nesse cenário, a CNV desempenha um papel crucial, possibilitando a abordagem educativa do tema e contribuindo para a eliminação de rejeições, preconceitos e microagressões que podem estar enraizados na cultura empresarial e em cada um dos colaboradores. CNV, Diversidade e Inclusão são assuntos interligados que ajudando a dar relevância aos movimentos que moldam o clima e a cultura dentro das corporações.

Conforme destaca um estudo da McKinsey & Company sobre o estado da diversidade corporativa, a diversidade traz felicidade.  É senso comum que colaboradores felizes são mais produtivos, seguros e contribuem para melhores resultados nas companhias, alcançando alta performance. Em termos quantitativos, citando o mesmo estudo, uma empresa que promove a diversidade pode ter até 59% mais probabilidade de superar a performance financeira de seus pares

Entendendo, portanto, que a Diversidade e Inclusão são caminhos fundamentais para garantir o bom desempenho das corporações e a retenção de talentos, a incorporação da CNV visa criar um ambiente organizacional mais saudável, não apenas para os membros de grupos sub-representados, mas para todos os colaboradores. Sendo uma ferramenta direcionadora para todos os níveis hierárquicos, seu papel é garantir que o comportamento inclusivo se torne um movimento cultural dentro da corporação, começando nas lideranças e chegando a todos os níveis.

A partir de uma comunicação de confiança, as organizações podem garantir um ambiente seguro. Nesse contexto, a CNV pode reverter padrões sociais equivocados já pré-estabelecidos em relação aos grupos sub-representados e propor mudança comportamental, principalmente em falas preconceituosas e enviesadas. São sugeridas outras formas de verbalização para arraigar o conceito de respeito e inclusão, o que provoca questionamentos constantes sobre atitudes e falas ultrapassados. É pelo exemplo que se modificam comportamentos: um ambiente que promove respeito gera segurança, o que permite que indivíduos, por meio da CNV, passem também a reverberar inclusão, respeito e letramento constante

Logo, o emprego da Comunicação Não Violenta para promover a Diversidade e Inclusão é uma oportunidade que as corporações têm de influenciarem diferentes esferas da sociedade: desde os núcleos pessoais dos colaboradores até o mercado e as proximidades geográficas. Esses conceitos tornam-se veículos para disseminar a equidade, cumprindo um importante papel social, o qual está sendo cada vez mais cobrado e avaliado por consumidores, clientes, colaboradores e todos os indivíduos que possam ter alguma relação com essas empresas ou seus produtos e/ou serviços. 

Compreendendo que a Diversidade deve ser uma parte fundamental da cultura empresarial, a oportunidade real é conduzir um trabalho amplo e eficiente de dentro para fora. Isso evita possíveis falhas em comunicações externas que possam gerar a percepção de que a empresa não está em conformidade com o esperado pelo público, considerando que isso é mais difícil de reverter e pode gerar grande impacto nos negócios.

A partir dessa reflexão, fica explicito que trazer Diversidade e Inclusão para o ambiente empresarial pode e vai influenciar diretamente na performance dos colaboradores e consequentemente no desempenho da empresa.

Artigo escrito por Marina C Moura Lima participante do Grupo de Estudos “Comunicação Consciente” da ABRH-SP.

(São Paulo, 29 de Abril de 2024)