Este artigo teve o propósito de expor aos associados da ABRH – SP uma das apresentações feitas no Grupo de Estudos “Ferramentas de autoconhecimento para líderes e RH”. O tema foi considerado relevante porque a Teoria U é um método voltado para a ampliação do autoconhecimento das lideranças. Quem estabeleceu as bases da Teoria U foi o economista alemão Otto Scharmer, que integrou uma equipe de um Instituto de Tecnologia nos Estados Unidos voltado para o desenvolvimento de lideranças.
As discussões foram iniciadas com uma frase do autor da Teoria U: “Se você precisa fazer uma transformação significativa lá fora, na sua organização, no mundo, é preciso começar a olhar para dentro de si mesmo”.
Para Sharmer, existe um mundo que está se desintegrando com as velhas estruturas e emergindo um novo mundo que está sendo desvendado. É preciso atravessar um abismo que separa esses dois mundos e buscar desenvolver o maior potencial, para alcançar este novo momento na nossa existência.
O autor usa a simbologia do Iceberg para destacar que existem várias escalas no processo de transformação social. Na parte de cima da linha do Iceberg encontram- se as ações visíveis, representadas pelo que os líderes fazem. Mas o que sustenta essas ações visíveis se encontra abaixo da linha, representado pelas estruturas sociais, cultura organizacional, sistema econômico. Em um patamar ainda mais abaixo encontram-se os paradigmas e modelos mentais, que vão dar sustentação às estruturas, que por sua vez vão dar sustentação às ações dos líderes.
Scharmer destaca ainda a existência de uma parte mais profunda, que ele denomina a “Fonte”, que significa as condições interiores da pessoa. Sua frase mais citada:” O sucesso de uma intervenção depende da condição interior do interventor”.
A apresentação do assunto foi feita em forma de discussão sobre paradigmas e modelos mentais, bem como sobre a importância da sensibilização dos líderes em torno da desconexão existente entre o homem e a natureza, entre o homem com outros homens e entre o homem consigo mesmo, pontos considerados fundamentais da Teoria U.
Scharmer afirma que não é possível moldar um líder, mas é possível ampliar seu grau de conscientização e comprometimento com o futuro do nosso planeta, através de técnicas e ferramentas adequadas. Suas ideias estão contidas em seu livro “O essencial da Teoria U” 2020, Editora Voo, apresentado como uma nova ferramenta para o profissional de RH.
Artigo escrito por Maria Enilce Teixeira Garcia, participante do grupo de estudos “Ferramentas de Autoconhecimento para Líderes e RH” da ABRH-SP
São Paulo, 30 de Janeiro de 2023.