A idealização e construção de uma estratégia de pessoas alinhada ao objetivo de negócio tem a finalidade de manter a competitividade, a capacidade produtiva e a experiência do colaborador de dentro para fora. Employer Branding é a reputação e a experiência que uma organização apresenta como empregadora. Employee Experience refere-se à vivência dos funcionários ao longo de sua jornada fora e dentro da organização em seus diversos segmentos, tamanho e nível de complexidade.
Estratégia de Pessoas é necessária para manter o desenvolvimento econômico de um país e de suas empresas que enfrentam uma crise Global da Força de Trabalho até 2030 relatado pelo especialista alemão em recursos humanos Rainer Strack. Essa realidade já reflete na força de trabalho brasileira com idade média de 40 anos que passa por uma tendência irreversível de envelhecimento, uma inadequação de competências que a tecnologia irá piorar pela velocidade que elimina e cria novos postos de trabalho e o crescimento em 36% da geração nem-nem. É importante levar essa temática de marca empregadora e experiência do colaborador para os pequenos negócios pois no acumulado de 2022 foram responsáveis por 71,6% de novas contratações segundo o SEBRAE.
Se o desejo em fortalecer a sua marca empregadora despertou, existem alguns pontos que merecem atenção para desenvolver essa identidade: a cultura, valores, crenças, qualidade do ambiente de trabalho, políticas, programas de recompensas, benefícios, habilidades sociais, comportamentais, técnicas, diversidade, equidade, inclusão entre outros. Employer Branding é comunicar sua essência de fazer negócio, quanto mais forte for a sua estratégia maior será a probabilidade de retenção de seus funcionários e mais fácil será atrair novos talentos. Um design eficaz de Employee Experience envolve uma abordagem de design thinking centrado no ser humano para compreender os desejos, necessidades e preferências do funcionário. Lembrando que a definição dessa jornada agrega valor à organização.
Devido a toda essa realidade com a corrida global em busca por talento a estratégia de pessoas é uma metodologia que veio trazer clareza para as organizações construírem uma marca empregadora forte com uma jornada de dentro para fora centrada no colaborador.
Artigo escrito por Roseleide Silva, participante do Grupo de Estudos “Marca Empregadora e Experiência do Colaborador” da ABRH-SP.
(São Paulo, 05 de Fevereiro de 2024)