Os desafios enfrentados pelas empresas para atrair talentos e agravados pela escassez Global da força de trabalho

A idealização e construção de uma estratégia de pessoas alinhada ao objetivo  de negócio tem a finalidade de manter a competitividade, a capacidade produtiva  e a experiência do colaborador de dentro para fora. Employer Branding é a  reputação e a experiência que uma organização apresenta como empregadora.  Employee Experience refere-se à vivência dos funcionários ao longo de sua  jornada fora e dentro da organização em seus diversos segmentos, tamanho e  nível de complexidade. 

Estratégia de Pessoas é necessária para manter o desenvolvimento econômico  de um país e de suas empresas que enfrentam uma crise Global da Força de  Trabalho até 2030 relatado pelo especialista alemão em recursos humanos  Rainer Strack. Essa realidade já reflete na força de trabalho brasileira com idade  média de 40 anos que passa por uma tendência irreversível de envelhecimento,  uma inadequação de competências que a tecnologia irá piorar pela velocidade  que elimina e cria novos postos de trabalho e o crescimento em 36% da geração  nem-nem. É importante levar essa temática de marca empregadora e  experiência do colaborador para os pequenos negócios pois no acumulado de  2022 foram responsáveis por 71,6% de novas contratações segundo o SEBRAE. 

Se o desejo em fortalecer a sua marca empregadora despertou, existem alguns  pontos que merecem atenção para desenvolver essa identidade: a cultura,  valores, crenças, qualidade do ambiente de trabalho, políticas, programas de  recompensas, benefícios, habilidades sociais, comportamentais, técnicas,  diversidade, equidade, inclusão entre outros. Employer Branding é comunicar  sua essência de fazer negócio, quanto mais forte for a sua estratégia maior será  a probabilidade de retenção de seus funcionários e mais fácil será atrair novos  talentos. Um design eficaz de Employee Experience envolve uma abordagem  de design thinking centrado no ser humano para compreender os desejos,  necessidades e preferências do funcionário. Lembrando que a definição dessa  jornada agrega valor à organização. 

Devido a toda essa realidade com a corrida global em busca por talento a  estratégia de pessoas é uma metodologia que veio trazer clareza para as  organizações construírem uma marca empregadora forte com uma jornada de  dentro para fora centrada no colaborador. 

Artigo escrito por Roseleide Silva, participante do Grupo de Estudos “Marca Empregadora e Experiência do Colaborador”  da ABRH-SP.

(São Paulo, 05 de Fevereiro de 2024)