Segurança Psicológica para Times de Alta Performance

O termo Segurança Psicológica (SP) não é novo. Desde 1990 é estudado e disseminado na ciência e organizações. Mas ainda existe muita dúvida sobre seu significado e, em nossa experiência, escutamos afirmações que não se correlacionam com SP. Então, queremos começar nossas reflexões sobre 4 dessas afirmações que costumamos ouvir e que não definem Segurança Psicológica:

  1. Não é sobre ter saúde mental, apesar de sabermos que nos ambientes com Segurança Psicológica, por existir mais abertura para as pessoas serem elas mesmas, todos se sentirão melhores;
  2. Não é sobre ser gentil, mas engloba se comunicar de forma apreciativa, valorizando o talento de cada um do time;
  3. Não é sobre ter comportamentos condescendentes, “passando a mão na cabeça” de quem erra – mas se existe SP é porque todos sabem lidar com o erro, os próprios e o de qualquer membro do time, de modo assertivo, não buscando culpados, mas pensando em mitigá-los no futuro, corrigir rotas, e aprender com tais erros; e,
  4. Não é sobre ter ausência de conflitos, uma vez que em ambientes com Segurança Psicológica há o entendimento que conflitos são comuns diante da diversidade de ideias; e que estas podem até ser muito positivas se soubermos escutar quem pensa diferente de nós, promovendo ambientes de criatividade e inovação.

Nesse momento você pode estar se perguntando: “Ótimo, entendi, mas então, o que é Segurança Psicológica?”.

Gostamos muito da definição citada pela Dra. Amy Edmonson, professora de Liderança na Harvard Business School: “Segurança Psicológica é a crença compartilhada pelos membros da equipe de que a equipe é um ambiente seguro para se tomar riscos interpessoais.”

Em outras palavras, é quando em um time (líder e colaboradores), sentem-se seguros para serem eles mesmos, em um ambiente onde sabem que podem expressar livremente suas ideias, pensamentos e medos sem serem julgados por isso. Se trata de um ambiente que propicia a aprendizagem, onde o time pode aprender com seus erros.

Em um time com Segurança Psicológica temos uma comunicação clara e consciente, com espaço igualitário de fala, o que quer dizer que não importa quem (se líder, se um membro de muitos anos, ou recente), todos podem partilhar suas opiniões, fazer perguntas, concordar ou discordar em igual proporção. Há escuta e respeito mútuo pela expressão de cada um de modo que todos podem e devem ser sinceros.

E esse clima de respeito mútuo acontece, pois é um ambiente altamente estimulante da sensibilidade social: todos são sensíveis para captar como os demais membros estão se sentindo ou precisando, todos estão dispostos a prestar atenção uns aos outros, se solidarizando oferecendo ajuda e dando espaço que que possam também pedir quando necessário.

Você acha tudo isso utópico? Não é utopia, é necessidade. A Segurança Psicológica, além de oferecer um ambiente seguro para o trabalho, propicia resultados para as empresas. E se você tem dúvidas, pode pesquisar sobre o Projeto Aristóteles iniciado em 2012 pelo Google. Eles pesquisaram centenas de equipes e identificaram que times com maior performance eram aqueles com maiores índices de SP. 

Gerar SP é possível e depende de todos do time. Mas vemos que equipes com Segurança Psicológica já bem enraizadas é nítido o papel de uma liderança que estimule e fortaleça esse ambiente, e que seja espelho para os times.  Em um mundo BANI como vivemos, se os times não tiverem algum fortalecimento interno que os apoie, se o líder não conseguir ser influenciador de um clima de segurança, resultados sempre serão mais difíceis. 

A Segurança Psicológica pode ser facilitadora na medida em que contribui para o aprendizado dos times, além de influenciar na:

  • Retenção dos colaboradores – uma empresa com uma cultura de Segurança Psicológica pode contribuir para o clima da equipe, culminando em um índice de maior retenção;
  • Produtividade – a Segurança Psicológica aumenta a produtividade de um time: quando os membros do time se sentem seguros eles canalizam suas energias para a resolução de problemas e atingimento de metas;
  • Inovação – Por se sentirem psicologicamente seguros, os membros de um time assumem maiores riscos nas tomadas de decisões, pois caso venham a errar, sabem que poderão aprender com os erros e fracassos, corrigindo uma ação, e isso potencializa a criatividade e inovação.

Queremos contribuir ainda mais para você trilhar o caminho da Segurança Psicológica e para isso recomendamos a leitura do livro “A Organização Sem Medo”, de autoria da Dra. Amy Edmondson. Sua leitura é um grande apoio em busca de líderes mais humanos, times mais fortalecidos e alta performance.

São Paulo, 08 de Julho de 2024.