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REGIONAIS: ABRH-SP inicia as atividades na região de Ribeirão Preto

Juntamente com um grupo de profissionais voluntários, a ABRH-SP está iniciando as atividades de mais uma regional do interior paulista: na região de Ribeirão Preto, atualmente formada por mais de 60 municípios e uma economia movida por diversos setores, entre eles agronegócio, calçadista, comércio, indústria e serviços.

No dia 9 de março o grupo de profissionais se reuniu com a gerente de Regionais da ABRH-SP, Roberta Nunes Barbosa, e o consultor Ismael Almeida, da Dorsey & Rocha Consultores, para estabelecer a visão e missão da unidade, além dos planos de trabalho e objetivos.

O propósito da Regional Ribeirão Preto é diminuir as distâncias entre as cidades do interior e a capital no que diz respeito às informações e ações da entidade, além da promoção de ações locais, como eventos, encontros, palestras, a versão do ABRH na Praça, entre outras que visam ao desenvolvimento do profissional de RH.

De acordo com Roberta, é uma iniciativa muito importante, pois está alinhada a um desejo antigo da ABRH-SP de se aproximar dos profissionais do interior do estado. “Daremos todo o apoio necessário para a realização do projeto e estamos otimistas com os resultados”, completa.

Já nesta quarta (18/04), serão distribuídos materiais sobre a ABRH-SP e suas ações durante a realização do evento RH Positivo, que é apoiado pela Associação e realizado pela Eventos RH, nas dependências do Hotel Dan Inn, em Ribeirão Preto.

A apresentação formal da regional, com a presença da diretoria executiva e demais representantes da ABRH-SP, acontecerá durante o GEP Brasil 2012, também em Ribeirão Preto. O evento, apoiado pela Associação, será realizado pela Cohros nos dias 10 e 11 de maio, nas dependências do Centro de Convenções Ribeirão Preto.

Mais informações: (19) 3294-3397, (16) 3878-1102 ou e-mail: regionalribeiraopreto@abrhsp.org.br

Jornal O Estado de São Paulo – 15/04/2012

INDICADORES 15/04

  • Após dois meses consecutivos de queda, o faturamento da indústria cresceu 1,5% em fevereiro frente a janeiro, de acordo com dados com ajuste sazonal. As horas trabalhadas no setor também tiveram alta no período, de 2,2%, descontados os efeitos sazonais. As informações são da pesquisa Indicadores Industriais, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

  • No segundo mês do ano, a indústria operou, em média, com 82,1% da capacidade instalada (UCI), um recuo de 0,3 ponto percentual comparativamente a janeiro, segundo dados dessazonalizados. Já o indicador de emprego se manteve estável em relação a janeiro.

  • Os salários e o rendimento médio real dos trabalhadores caíram 0,7% em fevereiro frente a janeiro, de acordo com dados sem ajuste sazonal.

  • Em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2011, o faturamento caiu 3,3%, as horas trabalhadas tiveram queda de 1,4% e a UCI ficou 1,3 ponto percentual inferior.

  • Em contrapartida, o emprego, com alta de 0,4%, os salários e o rendimento médio real dos trabalhadores aumentaram sobre fevereiro do ano passado.

Jornal O Estado de São Paulo – 15/04/2012

TEMAS EM DEBATE: Como montar equipes vencedoras

Pouca gente conhece o punhobol, um tipo de voleibol, só que disputado por cinco jogadores, ao ar livre e com a bola rebatida com o punho. Menos gente ainda sabe que o Brasil acumula 17 títulos mundiais na modalidade, praticada atualmente por 2,5 mil atletas no país.

Para contar essa história de sucesso e superação e traçar as semelhanças entre o esporte e as empresas na busca por resultados e diferenciais competitivos sustentados, o treinador da Seleção Brasileira de Punhobol e coordenador geral da Fundação Tênis, Gastão Englert, apresentou a palestra Times de Alta Performance: Trabalho e liderança, na última quinta, na ABRH-SP.

Segundo Englert, a estratégia vencedora está fundamentada em três elementos: gestão, equipe e liderança. Já para montar uma equipe vencedora é preciso buscar nas pessoas valores individuais (paixão, força interior, compromisso, concentração e superação) e valores coletivos – cooperação, solidariedade, cumplicidade e capacidade de trabalho em equipe.

Jornal O Estado de São Paulo de 15 de abril de 2012

INSTITUCIONAL: Isenção e segurança caracterizam processo eleitoral da ABRH-SP

No dia 9 de agosto, os associados da ABRH-SP vão eleger os integrantes da diretoria executiva e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Associação para o triênio 2013-2015. Os interessados em concorrer terão de 9 de junho a 9 de julho para fazerem as inscrições. Como tem acontecido nos últimos anos, as eleições ocorrerão com o acompanhamento do Comitê Eleitoral, presidido pelo conselheiro e presidente da consultoria Lens & Minarelli, José Augusto Minarelli, e cuja função é garantir a isenção do processo eleitoral.

“Este é um momento importante tanto para os associados se candidatarem quanto para escolherem os próximos dirigentes”, alerta Minarelli, que já presidiu o Conselho Deliberativo da entidade. Ele destaca mais uma vez a realização das eleições de forma eletrônica, o que dá segurança ao processo e evita problemas de comparecimento dos eleitores.

Desde 2003, a ABRH-SP adota o sistema de votação eletrônica. “O processo é extremamente simples e totalmente seguro, e, talvez por conta disso, tem sido bem-sucedido”, avalia o conselheiro Francisco Antonio Soeltl, presidente e CEO da MicroPower, empresa que presta todo o apoio necessário, sem custos, para a realização das eleições pela web. “A MicroPower prepara o sistema com os nomes dos candidatos, cadastra os associados habilitados a participar das eleições e hospeda o sistema em seu Internet Data”, explica.

As eleições funcionam da seguinte forma: os associados em dia com suas obrigações com a entidade recebem um e-mail com senha. Na data definida para sua realização, eles devem entrar no site da ABRH-SP, na opção de eleições, para confirmar suas preferências. Quem vota uma vez não consegue votar novamente, nem saber qualquer informação do processo.

Segundo Soeltl, o sistema envia e-mails aos associados que não votaram de duas em duas horas, para lembrá-los da importância de sua participação, e alerta para o prazo final. “Encerrado o prazo estabelecido, o sistema veta qualquer ação. Somente o administrador acessa o resultado, porém sem os detalhes de quem votou e suas opções, ou seja, o voto é totalmente secreto”, garante.

Diretoria e conselhos exercem funções complementares

Para participar do processo eleitoral da ABRH-SP, os associados podem constituir chapas para concorrer à diretoria executiva ou se inscrever individualmente para as posições de conselheiros.

Órgão gerencial e operacional, a diretoria executiva é responsável pela administração e gestão da entidade. Já ao Conselho Deliberativo compete zelar pelo cumprimento dos objetivos da Associação de acordo com os seus princípios e do Sistema Nacional ABRH. O Conselho Fiscal é o órgão fiscalizador das contas apresentadas pela diretoria executiva. Os conselhos acompanham de perto e avalizam o trabalho realizado pela diretoria.

Jornal o Estado de São Paulo 15/04/2012

Emprego formal recebe incentivo com desoneração na folha da indústria

A desoneração da folha de pagamento de 15 setores da indústria brasileira, que deve somar R$ 7,2 bilhões, está entre as medidas para estimular os investimentos públicos e privados, anunciadas na terça passada pelo governo federal. Para aumentar a competitividade e gerar mais empregos formais, a contribuição previdenciária patronal de 20% sobre a folha de pagamentos será eliminada.

O Tesouro vai compensar eventuais perdas de arrecadação com nova alíquota, que varia de 1% a 2,5% sobre o faturamento e não incidirá sobre as exportações.

 

Data: 08 de abril de 2012

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INDICADORES 08/04

  • A Pesquisa Impex, da consultoria Laerte Cordeiro, estimou em 600 o número de empregos oferecidos a executivos de gerência e direção em São Paulo, durante o mês de março de 2012.

 

  • O total de ofertas no mês é superior aos números de fevereiro e igual aos números de janeiro de 2012. Para efeito de comparação, a média mensal de ofertas de empregos para executivos em 2011 foi de 791 posições por mês.

 

  • Destaque para os executivos da área geral de Marketing/Vendas, de longe os mais procurados, com 52% das ofertas em março. A seguir vieram os executivos das áreas de Produção/Técnica (20%), Serviços Internos (TI, RH e Jurídico), com 13%, Finanças/ Controle (10%) e Gerência Geral (5%).

 

  • Por cargo, as maiores ofertas foram para diretores/gerentes de Vendas, Comerciais, de Produção, de Supply Chain/Logística, Administrativos e de Gerência Geral. Já os segmentos empresariais que mais recrutaram executivos no terceiro mês do ano foram: Produtos de Consumo de Massa, Petróleo e Petroquímica, Máquinas e Equipamentos, Hotéis e Comércio de Varejo.

 

  • Entre os setores, a indústria foi a maior recrutadora, com 50% da oferta total.  Os serviços ficaram com 38% e o comércio com 12%.  Os Bancos não aparecem.

 

Data: 08 de abril de 2012

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TEMAS EM DEBATE: Saiba como formar times de alta performance

Como afirmam os especialistas, qualquer equipe deve ser formada por pessoas diferentes com objetivos comuns e conhecimentos complementares. Mas como os gestores podem transformar essa equipe em times de trabalho mais eficazes e produtivos?

Na palestra Times de Alta Performance: Trabalho e liderança, programada para esta quinta, das 14 às 16h30, na sede da ABRH-SP, o treinador da Seleção Brasileira de Punhobol, Gastão Englert, que também é coordenador geral da Fundação Tênis, vai falar sobre a formação e o desempenho de equipes.

Em busca de resultados mais significativos, Englert desenvolveu um planejamento englobando competências-chave, que, alinhadas à gestão de pessoas, permitem uma interação maior entre os envolvidos e resulta em todos ou na maioria dos objetivos atingidos.

Inscrições: (11) 5505-0545 ou eventos@abrhsp.org.br

Reserve um lugar na sua agenda para os próximos eventos na ABRH-SP:

 

 

Data: 08 de abril de 2012

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CONVERSA COM RH: Compromisso com a integração

Graduada em Publicidade e Propaganda e pós-graduada em Engenharia de Produção, ambas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, a carioca Luciana Côrtes Carvas se interessou pela área de RH quando começou a trabalhar na área de comunicação interna das Lojas Americanas. A partir daí, construiu sua carreira focada em gestão de Recursos Humanos, atuando em empresas como Ernst & Young, Abbott Laboratories e Mars Incorporated. Atualmente, Luciana é diretora corporativa de Recursos Humanos da Hypermarcas, uma das maiores companhias de bens de consumo com capital de origem brasileira e que tem como estratégia a combinação de crescimento orgânico com aquisições. Veja, na entrevista a seguir, concedida ao jornal Gestão de Pessoas, a trajetória de Luciana e como o RH da Hypermarcas lida com esse processo constante de integração:

GP – Você se formou em Publicidade. Que caminhos a conduziram até a área de RH?

LCC – Meu primeiro emprego foi na comunicação interna das Lojas Americanas. Lá desenvolvi trabalhos de comunicação, em conjunto com Recursos Humanos, que me levaram a conhecer todos os seus subsistemas. Acabei gostando da área, me envolvendo e crescendo nela.

GP – Já como RH você atuou em empresas de segmentos distintos como Ernst & Young, Abbott Laboratories e Mars Incorporated. Como essa experiência tem contribuído para seu trabalho?

LCC – Para a minha carreira, tem sido fantástico, pois tenho maior flexibilidade, jogo de cintura, conhecimento de diferentes business e diversas abordagens. Até em termos de valor de mercado e empregabilidade é importante, porque tenho uma exposição maior, além da oportunidade de sempre testar meus limites. Para as empresas também é vantajoso, já que posso levar diferentes visões de como executar as atividades e questionar o modo como as coisas são feitas.

GP – Qual é o principal desafio de trabalhar em uma empresa como a Hypermarcas, que tem boa parte de seu crescimento baseado em aquisições?

LCC – É um grande desafio. Temos um forte compromisso com a continuidade e procuramos rapidamente integrar as novas estruturas que chegam à cultura da Hypermarcas. É um processo de integração muito robusto com foco em todos os subsistemas da companhia. Quando adquiridas, as empresas passam a ser parte dos departamentos da Hypermarcas. Nosso foco, então, é fazer com que esses departamentos recebam bem os novos funcionários e facilitem a sua inserção na engrenagem, e com que esses novos funcionários trabalhem tão bem quanto trabalhavam anteriormente.

GP – E todo esse processo é feito pela área de RH?

LCC – Sim. É tudo preparado pelo RH. Temos de lembrar que esse processo envolve medo, incerteza e insegurança das pessoas. Então, é preciso acolhê-las e mostrar muito rapidamente como a empresa funciona, o plano de carreira que elas têm disponível, enfim, tudo o que elas precisam saber.

GP – Qual é a estrutura atual da área?

LCC – São mais de 200 profissionais de RH espalhados pelo Brasil – no total, a Hypermarcas conta com 13 mil funcionários no país. Uma parte da área de RH cuida das atividades funcionais, como Recrutamento & Seleção, Remuneração e Comunicação Interna, e outra, só da integração dos novos funcionários. É importante dizer que o nosso RH ainda está em formação. É um trabalho duro, mas que apresenta muitas oportunidades, porque a Hypermarcas é uma empresa diferenciada, com um processo de construção muito rápido. Por isso mesmo, há muito a ser feito. Também vale destacar que existe muita maturidade da organização sobre a importância de RH participar de todo esse processo.

GP – Você é associada da ABRH-SP. Qual é a importância para um profissional de fazer parte do movimento associativo?

LCC – Acho fundamental. RH sempre precisa discutir o papel que exerce nas organizações, ter oportunidades de trocas para fortalecer a visão estratégica da área, debater o seu papel no business. Não pode ser um RH que só vivencia o ambiente da empresa onde está, é preciso ter diferentes visões. O dia a dia nos absorve demais, por isso temos de encontrar um lugar para nos abastecer e não esgotar nossos recursos. A ABRH-SP é um exemplo de entidade que facilita trocas e contatos, sem contar as oportunidades de desenvolvimento profissional que oferece.

 

 

Data: 08 de abril de 2012

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Conselho se reuniu na última quarta

Conselho se reuniu na última quarta

01.04.2012

A apresentação do balanço patrimonial e dos resultados da auditoria feita pela Deloitte sobre o exercício de 2011 foram alguns dos itens da pauta da reunião do Conselho Deliberativo, realizada na quarta passada. Os conselheiros também aprovaram algumas propostas da diretoria executiva, como o novo site (leia mais) e o sistema integrado de gestão, que vai automatizar os controles, processos e registros da Associação. Outro tema da reunião foram as eleições para a diretoria executiva e os conselhos Deliberativo e Fiscal que acontecem neste ano.

Fênix Editora afunila disputa do Top of Mind Estadão de RH

ESPAÇO DA FÊNIX: Fênix Editora afunila disputa do Top of Mind Estadão de RH

01.04.2012

O Top of Mind Estadão de RH completa 15 anos em 2012 e terá muitas novidades para os profissionais de Recursos Humanos. Uma delas é o Guia Oficial Top 5, que trará a relação dos concorrentes de cada categoria, com informações essenciais de cada um.

Chamado de “165 – Os Eleitos”, o guia tem como objetivo dar condições ao Colégio Eleitoral para uma escolha criteriosa e justa. A publicação será distribuída para o Colégio Eleitoral e no estande do Estadão no CONARH ABRH 2012. Seu lançamento ocorrerá na festa de comemoração do Top 5, no dia 28 de junho, no Espaço Alves Guimarães, na capital paulista. Como circulará para um público altamente qualificado e decisor do voto, será também uma excelente mídia para as empresas finalistas.

Por falar em Top 5, as votações foram encerradas na última sexta, dia 30. É nessa fase que são escolhidos os cinco finalistas em cada categoria, presentes no topo da lembrança dos eleitores. A divulgação do resultado acontecerá a partir da segunda quinzena de maio. Aguarde!

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INDICADORES 01/04

Indicadores da Semana

 01.04.2012

  • Segundo pesquisa realizada pela Boucinhas&Campos com executivos de 400 empresas do comércio, indústria e serviços, sobre a expectativa do mercado brasileiro, 48% esperam crescimento em seus resultados já no primeiro trimestre deste ano.

  • A sondagem indicou que a maioria dos executivos acredita que os preços dos insumos e mão de obra deverão permanecer estáveis (57%), porém 38% esperam aumento nos valores para os próximos meses. Quanto à variação cambial (Real frente ao Dólar), 43% acham que a taxa de cambio média deve girar entre 1,81 e 2,00 reais neste primeiro trimestre.

  • Também o mercado de consultorias foi avaliado pela pesquisa. Das empresas ouvidas, 43% contrataram algum serviço de consultoria em 2011, já 16% pretendem contratar serviços de consultoria para 2012, porém 49% informaram não poder confirmar com certeza.

  • Quanto ao recrutamento e seleção terceirizada, 19% das companhias pretendem contratar mão de obra em 2012, mas 46% informaram não poder confirmar. Dos entrevistados que informaram ter a intenção de contratar mão de obra, 77% pretendem terceirizar vagas operacionais e 26% para cargos gerenciais e temporários. Quanto a serviços de auditoria, 14% pretendem contratar com certeza e 16% pretendem, porém precisam analisar essa estratégia.

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ABRH-SP moderniza site e lança rede social para a comunidade de RH

INSTITUCIONAL: ABRH-SP moderniza site e lança rede social para a comunidade de RH

01.04.2012

Nesta semana, entra no ar o novo site da ABRH-SP. Mais moderno e com novo design, o site amplia a divulgação das principais atividades da associação, facilita a comunicação entre todos os públicos e oferece maior visibilidade a patrocinadores e apoiadores de gestão da entidade.

“Queremos que o novo site seja uma referência para a comunidade de Recursos Humanos e também uma maneira de se aproximar da população mais jovem”, resume a diretora da ABRH-SP responsável pelo novo projeto de comunicação da entidade, Eliane Aere, que destaca outra característica do site: a simplicidade que o visitante encontra para navegar e se associar à ABRH-SP, se for o caso.

Paralelamente à modernização do site, foi criada uma rede social própria, cujo objetivo é integrar a comunidade de RH. Batizada de People – O RH Conectado, a rede é destinada, inicialmente, aos associados pagantes. Seus principais objetivos são: modernizar a comunicação, atrair o público jovem, ampliar os debates através de fóruns de discussão, propiciar a integração entre os grupos de estudos e associados, e integrar as regionais às ações realizadas pela sede, além de disponibilizar o acesso a conteúdos a quem está distante da capital paulista.

Na rede social, haverá espaço para a criação de comunidades e o compartilhamento de fotos e vídeos. Também será formatada uma rede específica para que os integrantes dos conselhos Deliberativo e Fiscal possam trocar informações. “A rede social vai trazer uma dinâmica muito importante para a comunidade de RH”, avalia Eliane. Já para o presidente da ABRH-SP, Wagner Brunini, o objetivo de todas essas inovações é “gerar atratividade de conexão”.

Página no Estadão

Como o leitor pode observar, a página da ABRH-SP no Estadão da mesma forma passou por mudanças. Para tornar a publicação mais leve e dinâmica, foram feitas leves alterações no layout. Outra inovação importante é a troca de nome da página, que agora passa a se chamar simplesmente Gestão de Pessoas, para atingir um público mais abrangente, e não mais Recursos Humanos & Gestão de Pessoas.

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